Física através das cores!

13/08/2020
Nosso jeito de educar
9º ano estuda ondas eletromagnéticas através de novas perspectivas

Os estudantes do 9º ano dos Anos Finais desenvolveram na aula de Física uma forma de aprendizagem sobre ondas eletromagnéticas: a construção de um Disco de Newton. Semelhante ao estudo realizado pelo físico Isaac Newton, em 1666, os alunos foram estimulados a compreender os espectros das ondas eletromagnéticas​.

Para isso, a proposta inicial foi de entender, de forma teórica, o que é a luz visível, frequência, cores primárias e secundárias. A partir disso, os estudantes foram convidados a construírem individualmente um disco, com auxílio de compasso e materiais simples, contendo as cores azul, amarelo, verde, laranja, vermelho, roxo e rosa. Através da ação de girar este material, verificaram que a soma de todas as cores resultou no branco, ao contrário das sugestões das turmas, onde os alunos cogitavam que se tornaria qualquer tonalidade – menos a mais clara. A conclusão dos estudantes é que quando o material se encontra parado, a separação das cores é nítida. Contudo, ao colocarmos o disco para girar, as cores misturam-se, e o disco parece ficar branco.

Para a professora Ana Carina, o aprendizado com a prática torna o ensino mais completo. “Mesmo que à distância, os alunos podem se inteirar de todo o processo, além de só na teoria. Torna o princípio da educação mais rico, pois entendemos que os estudantes não são apenas um simples participante das aulas, mas sim protagonistas de todo o processo", comenta Ana. Para a educadora, a realização de atividades práticas, ainda que num contexto de isolamento social, torna seus alunos ativos na educação. “Eles não só recebem informações, mas desenvolvem, constroem e consolidam o processo de aprendizagem", conclui.

Os desafios se acentuam nos Anos Finais. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro. Clique aqui e conheça alguns diferenciais deste segmento.

Mesmo distantes, seguimos em família.​