O acesso à educação proporciona muitas possibilidades, mas para que isso aconteça é necessário o envolvimento de indivíduos para aprender e ensinar, podendo os sujeitos estarem em ambas posições simultaneamente. Para o Irmão Jader Henz, diretor do Colégio Marista São Francisco, a educação se constrói na relação entre família e escola. “O professor é um importante intermediário nesse processo. É perto dele que os estudantes, as famílias mais estão", comenta.
Pensando nisso, na primeira quinzena do mês de outubro, o Marista Graças realizou duas atividades afins de homenagear a sua equipe de educadores. Mesmo distantes, o Colégio trouxe surpresas que tocaram os professores, mantendo acesa a chama da evangelização pela educação. Confira as propostas organizadas!
Encontros e surpresas
A realização de uma confraternização presencial, neste momento, torna-se inviável. Mas acreditamos que, frente ao cenário que o ano de 2020 nos vem proporcionando, homenagear nossos professores é algo primordial. Sendo assim, à tardinha no dia 7/10, convidamos a equipe que ensina, da Educação Infantil ao Ensino Médio, para uma reunião via Microsoft Teams.
Na oportunidade, foram apresentados diversos depoimentos de estudantes, famílias e membros da comunidade escolar, estendendo a valorização àqueles que buscam a evangelização pela educação. O ponto alto do encontro foi a participação de Diego Dias, acordeonista da banda Vera Loca, abrilhantando a homenagem tocando Beatles na gaita.
Mesmo distantes, seguimos em família
A quarta-feira já foi repleta de emoções, mas foi apenas o início das surpresas para os educadores. No dia 9 de outubro, durante o dia, a equipe foi convidada a comparecer ao estacionamento do Colégio para buscarem uma surpresa: um kit, contendo a mais recente obra do Ir. Alfredo Crestani, intitulada “A gestão educacional e seus processos: gerir com liderança e práticas humanizantes"; uma placa com a foto de equipe, feita em fevereiro de 2020, e uma camiseta, homenageando a todos pelo excelente trabalho desenvolvido dia após dia.
Nosso Fundador, São Marcelino Champagnat, iniciou um trabalho dirigido a crianças e jovens por meio da educação, com uma pedagogia muito prática, focada na presença, na solidariedade e no aprender fazendo. A partir disso, e preocupados com iniciativas que respondam às demandas atuais da realidade, a busca pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar do Marista Graças. Seja em Jornadas Pedagógicas ou em encontros formativos realizados ao longo de todo o ano, as propostas visam ampliar saberes promovendo momentos de estudo, capacitação e integração da equipe. Além, é claro, de valorizar e reconhecer os esforços de todos. Conheça nossos diferenciais clicando aqui.