Navegar para Cima

Notícias

Você conhece a importância das Jornadas Pedagógico-Pastorais?

21/02/2022
Formação
Jornadas são um dos pilares do processo de formação continuada dos educadores maristas

A capacitação permanente dos nossos educadores é um diferencial da educação marista. A qualificação do corpo docente reforça o nosso compromisso de proporcionar uma formação integral aos estudantes.

Nas Jornadas, são proporcionados momentos de estudos e planejamento, imersão em documentos pedagógicos e aprofundamento de temas que envolvem os diferentes níveis de ensino que impactam no fazer pedagógico e contribuem para a excelência dos projetos e ações a serem desenvolvidos no decorrer do ano letivo, entre outras abordagens que enriquecem o desenvolvimento de competências e habilidades. Além disso, os educadores são incentivados a participar de cursos externos, seminários e congressos com foco na educação. 

No Marista Graças, a Jornada Pedagógico-Pastoral de 2022 trouxe a temática da navegação para novos rumos. Acontecendo nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, os educadores foram convidados a refletirem na abertura sobre a Gestão de Ética em Rede, com Lisiane Monteiro, seguidos de uma palestra sobre o Pacto Global de educação, com Luiz Carlos Selbach. Nos demais dias os educadores da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio puderam planejar o seguimento das atividades deste ano.

 

Educadores reuniram-se de 16 a 18 de fevereiro para momentos de formação​

Para Ana Cristina Xavier, bibliotecária do Colégio, a realização da Jornada Pedagógico-Pastoral atrela os valores de Rede e a união em equipe. “Achei interessante e relevante o que vivenciamos nestes três dias de atividades, pois serviu para relembrar os valores e propostas de Rede", comenta Ana. Para a educadora, o programa agrega todas as equipes em práticas de união. “Nem sempre a rotina permite que possamos refletir acerca das temáticas desenvolvidas. Ter um momento específico de parada e olhar para nós, enquanto equipe, é fundamental", conclui.

As Jornadas são realizadas no início e no meio do ano. Nos demais períodos letivos, há desdobramentos em outras iniciativas como, por exemplo, reuniões semanais, que visam ao cumprimento de todos os objetivos da proposta pedagógica prevista.​