Laboratório em casa

28/07/2021
Nosso jeito de educar
1º ano do Ensino Médio realiza experimentos científicos à distância

Com os objetivos de permitir que os estudantes conhecessem as ferramentas e possibilidades que o microscópio oferece, bem como estabelecer formas de desenvolvimento de análises biológicas com itens que se tem em casa, as turmas do 1º ano dos Anos Iniciais praticaram atividades de laboratório à distância. Por meio de dinâmicas via Microsoft Teams, as turmas puderam vivenciar iniciativas das ciências da natureza, atrelando teoria e prática.

Através da extração de pigmentos de repolho, limão, sabão e magnésio, as turmas puderam se sensibilizar sobre a importância e funções de elementos vegetais presentes no cotidiano. Para isso, por meio da separação de misturas (cromatografia), os estudantes foram estimulados a observar as reações que os orgânicos manifestavam a partir de seu manuseio. “Muitos estudantes comentavam que eu sou um cientista!", relata Ângela Rocha, educadora de Biologia.

Ângela menciona sobre a importância de realizar este tipo de prática. “Além da Biologia, os segmentos de Química e Física desenvolvem a proposição conteúdo e experiência. Nem sempre todas as atividades conseguem ser efetuadas, então através desse tipo de iniciativa podemos ter a prática, se aproximando do conteúdo", relata a professora, que sinaliza que através deste tipo de iniciativa há a oportunidade de aproximação com formatos e adaptações semelhantes aos trabalhos de graduação.

​​ Texto auxiliar da imagem

Estudantes foram estimulados a analisarem elementos biológicos com itens que possuem em suas casas​

A estudante Nicolly Larissa comenta sobre a atividade com entusiasmo, valorizando as  práticas de laboratório: “São de extrema importância para que nós estudantes possamos ampliar nossos horizontes na ciência, assim como por meio da microscopia, que vimos como funciona um microscópio!", menciona a estudante, que destaca o preparo de tecidos e células de vegetais para a visualização, permitindo a visualização dos alimentos no microscópio. “Eu acredito que estas práticas nos auxiliam e ajudam tanto no âmbito escolar quanto no dia a dia, eu amo esses experimentos que fazemos, as descobertas e os professores incentivam cada vez mais a nossa curiosidade na ciência!", conclui.

Já Eduardo Charão vê nas práticas de laboratório uma possibilidade e tanto para desenvolvimento dos alunos. “Em minha experiência pude enxergar as aplicações dos nossos estudos na vida prática, e ainda assim não percebo diferença entre a forma on-line e virtual, mas sim admiro a adaptação e dedicação dos professores para termos uma boa prática e aula no geral. Pude obter o entendimento na prática sobre os estudos que recebi como informação na sala de aula!", relata Charão.​