Matemática é essencial na vida dos estudantes, afinal ela
contribui para o raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e está
presente em outras áreas do conhecimento. Compreendendo a importância da
disciplina e buscando formas interativas e tecnológicas para as aulas,
utilizamos a plataforma Matific, uma ferramenta com atividades
diferenciadas que permite o acompanhamento do progresso de cada estudante.
Por meio de atividades baseadas em exemplos reais e
centrada no estudante, a plataforma possibilita maior interação e compreensão
de conceitos. O ambiente virtual permite o aprendizado através de tentativas,
alcançando, dessa forma, aprendizagens no seu tempo. Assim, representa uma
forma de realizar atividades desafiadoras e interessantes e participar de
competições saudáveis com os seus colegas. A Matific pode ser utilizada
em diferentes dispositivos – computador, tablet, smartphone, notebook etc. –
através do login previamente disponibilizado pelo educador da turma.
A ferramenta atende, majoritariamente, estudantes do 1º
ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para os educadores, a Matific
complementa o ensino com atividades diversas, proporciona conexão entre
conceitos novos com habilidades já aprendidas e, principalmente, uma visão do
progresso de cada estudante. Durante o período de pandemia, o seu uso foi
ampliado, oportunizando aos professores acrescentar as tarefas da Matific
em seus planejamentos, garantindo, assim, a intencionalidade pedagógica e o
desenvolvimento de competências de Matemática.
Matemática
virtual na prática
No 4º ano
dos Anos Iniciais a plataforma acontece de forma dinâmica, tanto para os
professores quanto para os estudantes. É o que comenta Sinara Goulart,
educadora da turma 142: “Os jogos, além de desenvolverem habilidades previstas
para o nível de ensino, desafiam a dedução das crianças. Eu, particularmente,
gosto muito da Matific, já que ela é uma aliada à compreensão matemática. Os
estudantes aprendem e se divertem ao mesmo tempo!”, comenta a professora. Goulart
reforça que, em momentos, há o desafio para os professores, uma vez que a
plataforma oferece diversas possibilidades. “É preciso que se jogue antes do
aluno, para reconhecer o quanto se pode explorar, capacitando-os para a
resolução de diferentes situações-problemas”, conclui.