A pandemia intensificou a necessidade de realização das atividades domiciliares, dessa forma, a plataforma Microsoft Teams se tornou um importante aliado dos educadores e estudantes. Com ela é possível reunir conversas, atividades e conteúdos em um único aplicativo. Essa ferramenta contribui para que educadores criem aulas criativas e interativas, e os alunos conectem-se aos seus colegas a partir de salas de aulas colaborativas e grupos de estudos.
O Office 365 é a versão online dos aplicativos da Microsoft Office, proporcionando a facilidade do acesso remoto em diferentes dispositivos. Disponibilizamos até 15 licenças por usuário: 5 para desktop/notebook, cinco para tablets e cinco para smartphones. Desse modo, as informações podem ser visualizadas a qualquer momento. Outra vantagem é o armazenamento: são 50GB de espaço no Outlook e 1TB no OneDrive.
O Teams é uma dessas plataformas. Por ser fruto da parceria com a Microsoft e estar sob nossa tutela, ele garante benefícios somados que não teríamos em outra aplicação, tais como: segurança, interatividade, acessibilidade, portabilidade, salas colaborativas, compartilhamento, grupo de estudos e criatividades nas salas.
Como o Teams é monitorado e controlado por nossa rede interna, é muito difícil que ocorram ataques, intrusos na chamadas, vazamento de dados e outros tipos de ameaças a nossos estudantes e educadores.
Dúvidas frequentes sobre o Teams:
A seguir, reunimos algumas perguntas que surgem sobre o uso da plataforma.
Como ele ajuda nas aulas a distância?
O Teams permite aulas síncronas e assíncronas, além de interatividade em tempo real, criatividade dos professores e que videochamadas sejam gravadas e disponibilizadas posteriormente.
O Teams pode apresentar algumas instabilidades?
Pode. Assim como qualquer outra plataforma nos tempos em que vivemos. Com o uso mais frequente e massivo de videochamadas, é normal que os canais apresentem erros, possibilidades de melhoria ou que passem por comparações.
Por que o Teams "tranca" algumas vezes?
Há alguns fatores que podem fazê-lo não funcionar corretamente, tais como: conexão local, aparelhos eletrônicos defasados, versões antigas do app instaladas ou atualizações de rotina da própria Microsoft para aprimorar seus sistemas.