No dia 5/11, mais de 500 estudantes dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista estiveram reunidos virtualmente para a Mostra Marista de Iniciação Científica. Voltado para alunos do 6º ano EF ao Ensino Médio, o evento tem o objetivo de propor momentos de partilhas de aprendizagens sobre Investigação Científica, promovendo espaços para a apresentação de trabalhos científicos produzidos pelos alunos. Além de contribuir para a formação de estudantes, potencializar a pesquisa e o uso de metodologias científicas nas quatro áreas do conhecimento – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias –, a Mostra também oportuniza trocas entre estudante e educador orientador.
A Mostra Marista de Iniciação Científica é promovida desde 2016, e tradicionalmente ocorre na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Devido à pandemia de Covid-19, a edição deste ano foi realizada via plataforma Microsoft Teams, com os trabalhos sendo apresentados em salas de videoconferência. Estudantes, orientadores e mediadores também tiveram acesso a um canal online que reuniu todas as informações relativas ao encontro, como submissão dos trabalhos, materiais de apoio e cronograma. Para Patrícia Saldanha, supervisora de bibliotecas dos Colégios da Rede Marista e integrante da comissão organizadora do evento, a experiência foi muito rica. “Obviamente as atividades presenciais constituem dinâmicas diferentes, mas a participação dos estudantes e professores, bem como as sistematizações das apresentações, foram muito efetivas", conta.
A importância da iniciação científica
O incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de habilidades importantes para as atividades acadêmicas é uma das premissas do nosso jeito de educar. Desde cedo, os estudantes são motivados a visualizar a teoria na prática, preparando-se para o universo acadêmico através da participação em eventos e publicações de trabalho. Os projetos promovem a expansão do pensamento crítico, a reflexão e a criatividade dos alunos a partir da formulação de questionamentos, coleta de dados, argumentação e do aprofundamento de informações.
A Mostra Marista de Iniciação Científica é a consolidação dessa prática. O evento viabiliza projetos e pesquisas que já ocorrem nas unidades, materializando o olhar da nossa instituição para a iniciação científica na Educação Básica. “Outro ponto que destaco é a nossa potência enquanto Rede, pois propormos espaços de trocas e partilhas que permitem que estudantes e educadores conheçam diferentes experiências, contextos e realidades", pontua Patrícia. Vanessa Mari Leal, educadora do segmento de química e integrante da equipe de mediação das Ciências da Natureza, comenta o quanto a Mostra retrata a diversidade de estudantes e temáticas propostas. “Eram dois grupos de Porto Alegre e dois de Brasília. Locais distintos, mas que permite a análise do empenho dos participantes, com os trabalhos todos bem estruturados. Trabalhos com temas únicos, mas com temas diferentes!", comenta Vanessa, que reforça a criatividade como base da Iniciação Científica. “O estudante pode pesquisar sobre o que deseja! E isso é muito positivo para o aprendizado. Ao término tudo se conecta", conclui a educadora.
Conheça os trabalhos apresentados na Mostra e desenvolvidos por nossos estudantes!
Ciências da Natureza
Nome do trabalho: Como ressuscitar os animais através do DNA deles "desextinção" das espécies
Produzido por Valentina Silveira da Silva, Valentina Afonso Lorenzi, Heloíse Buck Pereira Nível de ensino: 6º ano EF
Orientador: Telmo Castaman
Nome do trabalho: O que aconteceria com os seres vivos se o sol desaparecesse
Produzido por Augusto Silveira Mottola, Henrique Lussana Mossmann e Felipe Osmarini Cardoso
Nível de ensino: 7º ano EF
Orientadora: Isis Gonçalves
Nome do trabalho: O vício dos adolescentes no álcool
Produzido por Lívia Costa de Fraga e Juliani Costa Cardoso Nível de ensino: 1º ano EM
Orientadora: Vanessa Leal
Matemática
Nome do trabalho: Investimentos e aposentadoria: a importância do planejamento financeiro na adolescência
Produzido por Erik Vieira Suris, Felipe Torres Veloso e Luiz Eduardo Becker Vendruscolo Nível de ensino: 2º ano EM
Orientadora: Marcia Berlikowski
Ciências Humanas
Nome do trabalho: As Mulheres E A Falta Da Igualdade De Gênero
Produzido por Isabela Pacheco Bueno, Maria Luiza De Azevedo Bidel e Laura Lehmann Giacoboni
Nível de ensino: 7º ano EF
Orientadora: Luana Bittencourt