Nota de falecimento - Ir. Salvador

03/08/2020
O religioso faleceu nesta segunda-feira, 3/8, em Porto Alegre

Com pesar, comunicamos o falecimento do Irmão Salvador Durante, ocorrido hoje, 3/8, às 13h30, em Porto Alegre. O Irmão tinha 93 anos de idade e 73 de Vida Religiosa Marista.

Em função da pandemia Covid-19, não será realizado velório nem missa de corpo presente. Em memória do Irmão, amanhã, 4 de agosto, às 11h, será transmitida, neste link a Oração do Terço; e, tão logo as autoridades permitam, será feita uma cerimônia na Vila Marista, em Viamão - RS.  Para assistir a transmissão, clique no link acima, e na sequência em "assistir na web". Por fim, entre na live de forma anônima.

Trajetória e missão

Natural de Antônio Prado (RS), o Irmão Salvador ingressou no Juvenato na sua cidade natal em 1937. Fez a Primeira Profissão em Veranópolis (RS), em 1948, e os Votos Perpétuos em janeiro de 1953, em Curitiba (PR).

Era Bacharel em Filosofia, pela PUCRS e Mestre em Psicologia, pela Pontificia Università Gregoriana, de Roma, na Itália. Especializou-se em Psicologia, pela PUCRS; em Orientação Educacional, pela Faculdade Imaculada Conceição, de Santa Maria; em Pedagogia, pela Pontificia Università Salesiana, de Roma; e em Grafologia, pela Pontifícia Facoltà Teologica S. Bonaventurae, de Roma. Fez, ainda, o curso de Espiritualidade, pelo Pontificio Istituto di Spiritualità del Teresianum, Roma.

Exerceu seu apostolado em diferentes escolas maristas atuando na área educativa, administrativa e na gestão escolar. Foi secretário e professor no Colégio Marista São Pedro (1950 a 1955) e, na sequência, atuou como docente na PUCRS durante um ano. Na Comunidade Marista Santa Maria trabalhou como professor durante seis anos e depois seguiu para Joaçaba, em Santa Catarina, onde era secretário. Ainda sobre o apostolado em escolas de educação básica, foi diretor no Colégio Marista Conceição, em Passo Fundo, e no Colégio Marista Sant’Ana, em Uruguaiana.

O Ir Salvador também se dedicou a formações de novos religiosos maristas no Brasil e no exterior. Atuou como vice-mestre de Noviços e diretor no Noviciado Marista, em Passo Fundo e na França, foi sub-mestre do 2º Noviciado em Saint-Paul-Trois-Châteaux. Sua paixão pela escrita e pelas traduções também oportunizaram vivências como secretário do superior-geral  do Instituto Marista e tradutor para Língua Portuguesa na Casa Geral, em Roma, durante cinco anos, além de atuar como tradutor e revisor na Sede Marista durante sete anos.

O Irmão também foi Secretário de Língua Portuguesa do XVIII Capítulo Geral (1985); recebeu, em 1990, o título de Cidadão Cruzeirense, em Cruzeiro do Sul - AC; foi membro correspondente, desde Roma, do Instituto Cultural Caririense, de Juazeiro do Norte - CE; e era Sócio da Associação São-Luizense de Autores (ASAS), de São Luiz Gonzaga - RS, e da Sociedade de Cultura Latina de Santa Catarina. Desde 2017 o Ir. Salvador estava na Comunidade Marista Graças, em Viamão, realizando tratamento de saúde auxiliando nos trabalhos de revisão e tradução dos documentos históricos institucionais.

Os relatos sobre a trajetória de vida religiosa do Ir. Salvador Durante estão registrados no projeto Memórias Maristas: histórias de amor e vida. Sua prosa e seus versos estarão guardados para sempre nos corações de todos que o conheceram. ​