Novo componente curricular: Formação Humana

02/04/2019
Nosso jeito de educar
Projeto é implementado pela escola em 2019

​​​A educação integral, amplamente abordada pela Rede Marista, contempla a visão da pessoa em suas dimensões e, portanto, promove o desenvolvimento em diversos aspectos. Pensando nisso, o Marista Graças desenvolveu um projeto que visa qualificar o processo formativo, ampliando possibilidades e introduzindo um novo componente curricular: a Formação Humana

Implementado na escola no final de março, tendo à frente o Serviço de Orientação Educacional (SOE) e o Serviço de Pastoral Escolar (SPE), o componente ocorre em um período semanal com a participação dos professores Felipe Ramos e Simone Conceição, sendo ofertado, inicialmente, para o 6º e o 7º ano do Ensino Fundamental.

A inclusão do novo componente ocorreu como forma de atender ao aprimoramento de processos formativos, percebido como necessário pela escola através das várias formas de acompanhamento que já ocorrem e da escuta dos próprios estudantes. O projeto conta com um cronograma específico que visa desenvolver aspectos importantes para o desenvolvimento do Projeto de Vida, potencializando estes itinerários.

A primeira semana da Formação Humana contou com uma oficina de Rugby para as turmas contempladas. Cada turma de 6º e 7º ano teve a oportunidade de conhecer e experimentar a modalidade esportiva, com o objetivo de desdobrar a vivência em reflexões e aprendizados sobre a importância do relacionamento em grupo. Comunicação não violenta, empatia, metacognição e gestão de tempo são assuntos que serão abordados nas próximas semanas.

​​​​​