Pizza divertida

30/07/2020
Nosso jeito de educar
Atividade propõe à Educação Infantil alternativa de aprendizagens, através de brincadeiras

​​​​​​​E se as crianças pudessem aprender, através das brincadeiras e interações, a fazer uma pizza? Ainda que à distância?

Por mais inesperada que essa ideia possa parecer, foi exatamente essa a atividade que duas turmas da Educação Infantil realizaram. Após assistir um programa televisivo sobre o preparo de pizzas com ingredientes acessíveis, a professora Ana Claudia Bagesteiro, regente da 020, pensou: “Por que não levar isso para a sala de aula?”. Além da facilidade de produção, a oportunidade de tornar este processo um caminho facilitador no desenvolvimento da coordenação motora das crianças motivou a educadora. Além do reforço sobre cuidados com a alimentação, e a importância do uso de ingredientes saudáveis.

Ao iniciarem o processo, professora, alunos e famílias viram uma oportunidade divertida de aprender algo diferente. As crianças, através da habitual l​ive da turma, fizeram a festa! Desde a produção da massa, passando pela criação de sorrisos com vegetais, até o fechamento do processo, com seus pais levando o resultado para cozinhar.

Conexão entre estudantes

Além da turma 020, o nível 3 da Educação Infantil também se interessou em aprender brincando. À convite da professora Marister, a educadora Ana Claudia visitou a turma 025, que demonstra alegria em visitas. No mesmo espírito de descontração, os participantes deste encontro tiveram a oportunidade de aprender por meio de processos brincantes e de interação.

Para Ana Claudia, a realização desta proposta torna-se relevante, no sentido de desenvolver diversas potencialidades. “A iniciativa permite que vários campos de experiência sejam explorados. Mas, acima de tudo, o fator principal dessa dinâmica é de tornar esses momentos entre família, estudantes e escola leve, prazeroso e tranquilo!”, co​menta a professora. Para ela, este tipo de atividade torna o tempo de liv​e em um momento de brincadeira e interação. “O elemento surpresa, como a participação de outra professora, faz com que se crie uma expectativa entre os alunos”, conclui Ana.

Já Marister vê na surpresa e no “suspense” da novidade uma oportunidade de envolvimento entre os alunos. “O retorno das famílias do quanto os alunos gostam desse tipo de ação facilita a observação, e só enriquece o aprendizado das crianças. A participação dos pais também torna este momento uma forma que faz toda a diferença. O​ prazer da criança em participar é uma coisa notável. A educadora menciona, também, que através desta proposta é possível desenvolver diversas áreas, como a matemática, coordenação motora, medidas, entre outras.