Navegar para Cima

Notícias

Qual a matemática por trás da música?

13/08/2020
Nosso jeito de educar
6º ano aprende elementos matemáticos através da música

E se fosse possível aprender matemática estudando formatos musicais?

Essa foi a inquietação provocada entre as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Através de um projeto de investigação e construção de instrumento musical, alunos dos Anos Finais estudaram formatos de musicalidade e seus padrões. 

Por meio de atividades na linha da teoria, contendo foco no entendimento de como as músicas se formam através de análises matemáticas e conteúdos conexos, os estudantes puderam compreender como que a música pode conter matemática. Não apenas a composição de números, mas também elementos conexos à temática, como figuras de ritmo, gêneros musicais em alta em 2020, entre outros.


Estudantes puderam entender, em números, quais gêneros são mais consumidos no Brasil e no mundo

Confira algumas das temáticas desenvolvidas junto com os estudantes! 

  • História da música e a conexão com a matemática;
  • Batidas e intervalos de tempo;
  • Exercício de batidas e intervalos de tempo;
  • Explicação teoria sobre como as notas musicais se dividem;
  • Figuras rítmicas;
  • Porcentagem na música.​

Anos Finais: Aprendendo através de desafios!

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro.

Por meio de iniciativas como os hábitos de estudos, é permitido que os estudantes criem suas próprias rotinas de aprendizagem. São desenvolvidas metodologias de organização coletiva e individual, sistematizando a importância da administração do tempo de estudos e pesquisas. O trabalho é complementado com palestras de especialistas, solução de dúvidas em sala de aula, rodas de estudo com monitores e workshops com temáticas específicas. Conheça nossa proposta de ensino para estudantes do 6º ao 9º ano clicando aqui

Mesmo distantes, seguimos em família!