Navegar para Cima

Notícias

Reflexões sobre a consciência negra

03/12/2020
Representações
Semana da Consciência Negra aconteceu de 16 à 25 de novembro

No Colégio, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Dessa forma, incentivamos o debate e a reflexão frente às realidades com as quais nos encontramos diariamente, de forma que o estudante possa assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Assim, os jovens se tornam aptos e preparados para planejarem seu futuro.

Sendo assim, nas semanas entre os dias 16 à 25 de novembro aconteceu mais uma edição da Semana da Consciência Negra. A iniciativa, que busca reconhecer a valorização da cultura afro-brasileira, na constituição e construção da sociedade brasileira, trouxe aos estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio diversas atividades educativas. Mesmo distantes, seguimos em família!

Foram recebidas as convidadas Luciene Marcelino Ernesto (mais conhecida como Lu Ain-Zaila), falando sobre afrofuturismo e ponderações sobre ficção científica para 8º ano dos Anos Finais ao 3º ano do Ensino Médio; Luciana Dornelles e a explanação à respeito do projeto Empoderadas e formas de educação antirracista; além de falas sobre ciência, tecnologia e inovação afrodescendente, ministradas pela bibliotecária do Colégio, Ana Cristina Xavier.

Enxergar os jovens como interlocutores diretos e não apenas como expectadores, é um dos nossos compromissos. Incentivamos a participação das juventudes e a sua capacidade de planejar e executar ações educativas, estimulando o seu protagonismo perante atividades culturais. Visando à integração e à formação de vínculos entre seus diferentes públicos, o Colégio mantém Grupos Representativos, organizados para atender necessidades diversas, como a promoção da solidariedade, do protagonismo, bem como a representatividade de pais e educadores. Conheça nossa representatividade clicando aqui. ​