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Situações diplomáticas no Ensino Médio

29/10/2020
Projetos
Debate permitiu o aprendizado em história

​​​​As turmas de segundo e terceiro ano do Ensino Médio do Marista Graças aprenderam história de uma forma diferenciada. Através de simulações e debates políticos, os estudantes puderam vivenciar dois enredos da humanidade: O Brasil Imperial, de 1850; e a Guerra Fria, em 1975.

Separados em grupos, os estudantes estudam as nações e seus contextos, para que através de uma assembleia possam encontrar a mediação e pacificação em seus conflitos. Para isso, há a mediação do professor, que no papel de júri realizará a mediação diplomática. 

A realização das situações diplomáticas é oriunda do que é realizado pelo CRISD – Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas, onde os estudantes aprendem conteúdos na temática da história por meio de debates. A pedagogia do engajamento, atrelada às práticas que simulam jogos, bem como exercício da oratória e adaptação à temática proposta são alguns dos objetivos que a atividade (e o Clube) propõem.


​​ Texto auxiliar da imagem

Debates diplomáticos surgiram através do CRISD

​Estímulo à argumentação

Essa atividade, em vários pontos, permite uma interação maior com os estudantes, compartilha Ralph Schibelbein, educador de História e responsável pelo CRISD. “Muitos estudantes dizem que a realização deste tipo de dinâmica estimula ao pensamento sobre o futuro e suas profissões, bem como o entrosamento e relacionamento com a turma", compartilha o professor, que vê nas situações diplomáticas uma possibilidade de exercitar a empatia e questões éticas. “Os alunos se sentem pertencentes aos personagens da nossa história, e através dos debates veem a necessidade de reflexão sobre qual argumento se encaixa dentro do contexto em que estão inseridos. Para isso, é necessário estar com o estudo e conhecimento em dia!", conclui Ralph.

Contemplando um currículo interdisciplinar, os estudantes do Ensino Médio desenvolvem trabalhos relacionando saberes das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática). A avaliação também é realizada por Área do Conhecimento, auxiliando na preparação para o ENEM, através de metodologias ativas, desenvolvendo a teoria na prática. Conheça o segmento clicando aqui​. ​