Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o acompanhamento do processo de desenvolvimento das crianças. Nessa fase, todo cotidiano escolar é intencionalmente planejado para contribuir no progresso da socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade dos nossos estudantes. São ofertadas propostas que contemplam conhecimentos da Robótica e da Educação Ambiental, tendo como objetivo a ampliação do repertório dos estudantes a partir do desenvolvimento do pensamento computacional e do conhecimento científico. Todas as atividades são conectadas com o que é vivenciado nas diferentes áreas do conhecimento, proporcionando uma ação reflexiva e criativa na aprendizagem dos estudantes.
Pensando nisso, dando continuidade à sequência didática de Ciências da Natureza, as turmas do 1º ano dos Anos Iniciais foram desafiadas a se tornarem repórteres, do Telejornal Graças Consciente. Na proposta, os estudantes foram incentivos a realizarem pesquisas sobre o descarte correto (ou não) do lixo, produzindo vídeos curtos junto de seus familiares e contando sobre seus aprendizados.
O que acontece com o lixo que produzimos?
A ideia surgiu a partir de outra atividade, sobre animais. Os alunos fizeram a apreciação da obra O Mundo Nunca Dorme, de Natalie Rompella, onde a proposta consistiu em analisar algum personagem do livro, resultando na pesquisa e apresentação do mesmo em vídeo para a turma.
Observando o empenho dos estudantes, os professores Ana Lúcia Castilhos, Mateus Pavani e Viviane Kolling propuseram a atividade do Telejornal. Para isso, os estudantes participantes deveriam entrevistar e/ou observar como o lixo pode armazenado das formas certas e erradas, além de buscarem espaços ou pessoas que faziam o descarte correto (ou não).
Para o educador ambiental, Mateus Pavani, o objetivo foi cumprido – ainda que à distância. “Às vezes, há dúvida se o estudante absorveu as situações-problema... Ter a participação da família consolidou um resultado positivo!", comenta Pavani, que vê em atividades nesta perspectiva a oportunidade de estímulo do autoconhecimento dos estudantes, além do fomento à comunicação e transmissão de aprendizados para a sociedade.
As professoras das turmas, Ana Lúcia e Viviane, veem nessa atividade uma nova proposta de ensino. “Durante a avaliação do Telejornal com os alunos muitos trouxeram que passaram a analisar suas posturas e formatos de expressão. Além, é claro, de permitir o entrosamento das famílias com seus filhos, estimulando a união de todos!", comenta Viviane. Ana Lúcia compartilha que seus alunos gostaram da atividade o suficiente para fazer uma nova versão. “Além de manter a sintonia entre família, estudantes e escola, houve o estímulo à criatividade", comenta a educadora.