Navegar para Cima

Notícias

Tempo de ser presença solidária

12/08/2020
Comunidade
Confira dicas para vivenciar a solidariedade durante o período de isolamento social

​“A solidariedade é como um laço ou ligação mútua entre pessoas, dependentes umas das outras. É uma maneira de nos compreendermos como membros de uma mesma comunidade humana, como uma autêntica vivência de amor. Exige um compromisso com a superação das situações de exclusão e das dificuldades existenciais em que as pessoas se encontram" (Posicionamento Solidariedade da Rede Marista).

O tema da solidariedade está presente em nosso fazer diário desde as origens do Instituto Marista, há mais de 200 anos. Isso significa dizer que, mais do que uma virtude, para nós ela é vocação, modo de ser, viver, de fazer pulsar a missão – isso está expresso em nossos documentos institucionais e em nossas práticas cotidianas. 

Nós, maristas, como reza nosso valor institucional, somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos. Atuamos, preferencialmente, a serviço dos pobres e excluídos que vivem em situações de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz e da justiça sendo sinal de esperança no mundo. 

Outro documento que temos, chamado Caminho de Solidariedade nas Américas, nos indica que “nosso coração marista se move ao ritmo do “coração de Champagnat", para quem nenhum esforço resultava impossível quando se tratava dos pobres e postergados. Como ele, acreditamos em nossa capacidade de transcender e transformar a realidade, tendo como objetivo o esforço consciente e tenaz de “comprometer-nos a olhar o mundo com os olhos das crianças pobres, para assim mudar nossos corações e atitudes como fez Maria". É o espírito que tem levado os maristas inequivocamente a aprofundar o valor da solidariedade". 

Nesse período de isolamento social, diversas iniciativas foram realizadas nos nossos Colégios e Unidades Sociais. Entre elas, temos mobilizações de educadores e estudantes para arrecadar máscaras e equipamentos para auxiliar alunos da rede pública que tinham acesso dificultado à educação (como celulares, tablets e computadores), além da campanha Ação Comunidades, que reúne doações para famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, no Graças, o Grupo de Voluntariado realiza ações que vão de encontro com a proposta de sermos pres​ença solidária em tempos de distanciamento. Fale com a Pastoral Escolar e saiba mais!

Dicas para ser presença solidária durante o isolamento social

Além das ações promovidas nas nossas unidades, é possível viver a solidariedade de casa, compartilhando carinho e afeto com todos os cuidados que o momento atual nos demanda. Confira abaixo algumas dicas:

- Auxiliar vizinhos idosos – sobretudo para evitar que tenham necessidade de se deslocar a mercados e farmácias, por exemplo;

- Ficar atento a situações de vulnerabilidade social no entorno da sua casa (moradores de rua, pessoas com dificuldade de acesso à alimentação, passando frio); 

- Criar correntes do bem, incentivando a doação de sangue, por exemplo;

- Doar o seu talento/seu tempo; 

- Ser presença significativa para escutar e dialogar com familiares, amigos e colegas nesse momento tão atípico. Lembre de indicar a locais e profissionais especializados se for necessário um maior suporte no ponto de vista da saúde mental;

- Participar e apoiar as iniciativas já realizadas em no Colégio