Navegar para Cima

Infraestrutura

Nossos Espaços

Nossa proposta pedagógica considera os espaços como aliados do aprendizado, pois neles contém significados, conteúdos e culturas.  ​

​​​​​​​​​​​Nossa proposta pedagógica considera os espaços como aliados do aprendizado, pois neles contém significados, conteúdos e culturas.

​​

O Colégio Marista Maria Imaculada está instalado no centro de Canela, em uma área com mais de 13 mil metros quadrados. Com uma reconhecida trajetória na educação, construída desde 1957, ano de sua fundação, e atualizada permanentemente, a escola conta com infraestrutura completa e adequada a cada nível de ensino.​


Nossos espaços​

Considerados parte essencial da proposta curricular, os nossos ambientes são planejados a cada projeto desenvolvido e transformados em espaços de múltiplas vivências e produção de saberes. As iniciativas contemplam desde a reorganização do mobiliário em sala de aula até o contato com brinquedos e materiais variados que despertam a curiosidade para novas aprendizagens.


Espaços adaptados ​​por segme​​nto

Contamos com salas de aulas adaptadas para cada um dos segmentos de ensino, favorecendo desenvolvimento integral dos estudantes:​​


Educação ​​Infant​​​il 

Na Educação Infantil nossos ambientes são planejados de acordo com a intencionalidade pedagógica. Eles convidam as crianças a serem protagonistas de suas aprendizagens, configurando-se como espaços versáteis de liberdade de expressão, criatividade e autonomia. Na ala da Educação Infantil, dispomos de ambientes de uso exclusivo das crianças como: Parquinho e refeitório.


Ensino Fundamen​tal e Ensino M​​édio

No Ensino Fundamental nossas salas de aula são organizadas de modo que os estudantes construam o conhecimento de forma coletiva, por meio da investigação e da troca de ideias sobre diversos temas do cotidiano. Nelas, estão disponíveis recursos multimídias como projetor, sistema de som e conexão wi-fi.

Gradualmente, as lousas interativas estão sendo substituídas por películas que cobre a parede frontal com maior espaço para exibições audiovisuais e anotações. 

Já para o Ensino Médio, além dos recursos componentes do Ensino Fundamental, nossas salas de aula são equipadas com outras tecnologias, como Apple TVs para sincronização com o Ipad dos professores, qualificando o processo de ensino e aprendizagem.​

 


​Ambientes de apoio p​​​edagó​​​​gico
  • Campo de grama e Ginásio poliesportivo para prática de atividades físicas, contemplando desde a disciplina de Educação Física, até as atividades extraclasses como futsal, handball, basquete e vôlei.

  • A biblioteca oferece tanto um espaço lúdico voltado para a contação de histórias, como também um acervo especializado por área do conhecimento e obras literárias clássicas e contemporâneas. Para os segmentos de Educação Infantil e Anos Iniciais, as turmas contam com horários semanais de visita, leitura em sala de aula e da hora do conto. Já para as Turmas de 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, contamos com obras que dão subsídio tanto para complementar os estudos, bem como para realizar a pesquisa bibliográfica para projetos de Iniciação Científica.

  • Na Capela, o estudante é incentivado a refletir sobre seu papel no mundo, por meio de momentos de formação em que crianças, adolescentes e jovens aprofundam temas como a avaliação de projetos de vida e pessoais. Além disso, alicerçamos nosso fazer pedagógico nos valores maristas, tendo em vista a vivencia da promoção das relações humanas, valorização da vida e transformação social.

  • Nosso Laboratório de Multiaprendizagens funciona como um recurso de apoio para as práticas pedagógicas da sala de aula, atendendo os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Neste espaço o objetivo é proporcionar a construção do conhecimento por meio da vivência da experimentação. O ambiente contempla recursos para o desenvolvimento de atividades que vão desde Robótica – com seus kits Lego; Arduino Mega e estruturais Atto – até instrumentos dos tradicionais Laboratórios de Ciências, como destilador e estufa; microscópios e balança.

  • Um dos recentes investimentos foi a instalação da Sala de aula estendida, localizada no corredor do terceiro pavimento, e que complementa a prática pedagógica ao oferecer possibilidades diferenciadas de agrupamentos e realização de atividades variadas.​

​​​Ambientes de ci​rcula​ção​ geral​

  • Área Coberta com espaço de interação e cantina disponível para a compra de lanches e almoço.

  • Pátio interno amplo para realização de atividades pedagógicas e recreativas.

  • ​Sala Multiuso para a execução de eventos, vivências e atividades; palestras e reuniões.​

​Esp​​aços Virtuais​

Embora ao falar de espaços pedagógicos temos a tendência de nos referirmos ao espaço físico, é importante ressaltar que o Marista Imaculada também possui ambientes virtuais que completam o fazer o pedagógico diário. Para isso, todos os estudantes possuem acesso ao: