Navegar para Cima

Sobre

Sobre o Colégio

O Colégio Marista Maria Imaculada está localizado em Canela e oferece uma proposta pedagógica completa para a formação integral dos estudantes

​​​​​​​​​​​​O Colégio Marista Maria Imaculada ocupa uma área com mais de 13 mil metros quadrados, no coração de Canela (RS)​. Com uma reconhecida trajetória na educação, construída desde 1957, ano de sua fundação, e atualizada permanentemente, a escola conta com infraestrutura completa e adequada a cada nível de ensino. Atualmente, possui cerca de 925 estudantes, nos quatro níveis de ensino, e conta com o trabalho de aproximadamente 100 educadores, que atuam diariamente na missão de construir conhecimentos e formar para valores humanos, marcas do jeito marista de educar para toda a vida.​

Marista​​​s no Brasil

​Colégio Marista Maria Imaculada​ integra o Marista Brasilrede de 98 escolas e colégios distribuídos em 20 estados do nosso país e no Distrito Federal. Partilhamos os mesmos valores, projeto pedagógico e a missão educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens a partir do carisma Marista, em uma jornada de conhecimento que os transforma em protagonistas da própria história.​ ​​​​​​​​​​​

Marista​​​s no Mundo

Ao longo de seus 206 anos, o Instituto Marista espalhou-se pelo mundo com a missão de formar cidadãos com base em valores humanos e cristãos para a transformação da sociedade. Fundado sob a égide do humanismo cristão, o Instituto posiciona-se na vanguarda da defesa e da promoção dos direitos das infâncias e juventudes.

Miss​​​ão: Proporcionar uma educação de qualidade, por meio de processos inovadores, com vistas a formar cidadãos comprometidos com a vivência do carisma marista.

Vis​ão: Seremos reconhecidos em nossa região pela excelência na educação integral, por meio de iniciativas que promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento humano e social.

Valo​res:

​Amor ao Trab​​alho  

Buscamos trabalhar com vitalidade e dedicação de quem serv​e porque ama e se identifica com os princípios, com as causas e com a identidade institucional. Compreendemos o trabalho na perspectiva do serviço e como meio de contribuir para a concretização e perpetuidade da missão. 

Audá​​cia 

Somos empreendedores, agimos com coragem e responsabilidade, atentos ao contexto no qual estamos inseridos e discernimos com ousadia as decisões que tomamos em prol da nossa missão. Exploramos possibilidades que a realidade nos apresenta, com inovação, para contribuir na promoção da vida. 

Espírito de Fam​ília 

Vivenciamos o espírito de família, proporcionando um ambiente de aconchego e proximidade. Acolhemos a pluralidade e a diversidade, aceitando-nos diferentes e complementares e colocando os interesses comuns acima dos pessoais. 

Espiritualida​​de 

A espiritualidade marista é mariana e apostólica. Ela é a força propulsora que dá sentido e harmonia às nossas vidas, ilumina a nossa compreensão do mundo e orienta o nosso relacionamento com Deus, conosco, com as pessoas e com a natureza. Procuramos viver de acordo com o Evangelho, no seguimento a Jesus, tendo Maria e Champagnat como inspiradores do nosso jeito de ser e agir. 

Presenç​a 

Somos presença significativa, acolhedora, atenta e disponível na relação com as pessoas nos diversos espaços. Educamos pelo exemplo, pela abertura, reciprocidade, compromisso, cultivando uma relação de confiança, respeito e cuidado. 

Simplicida​​​de 

Adotamos um estilo de vida simples em nível pessoal e institucional. Procuramos ser autênticos e humildes, reconhecendo nossas potencialidades e limitações. Tratamos a todos com respeito, suscitando o que há de melhor em seus corações. 

Solidarie​dade 

Somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum, na promoção e defesa dos direitos. Atuamos, preferencialmente, a serviço dos pobres e excluídos que vivem em situações de fronteira, criando laços de responsabilidade recíproca e equânime na construção da paz e da justiça, sendo sinal de esperança no mundo.​