Colégio estimula participação em olimpíadas do conhecimento

05/12/2019
Nosso jeito de educar
Desafios acadêmicos contribuem para o desenvolvimento de habilidades.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Com o objetivo de efetivar a participação dos alunos em competições acadêmicas, o Marista Ipanema vem, cada vez mais, incentivando a inscrição dos estudantes em olimpíadas do conhecimento. Enquanto os testes e trabalhos do Colégio avaliam o desempenho individual do estudante, estas competições oferecem instrumentos de avaliação global, que permitem o comparativo externo; sendo assim, a participação em olimpíadas do conhecimento dentro e fora do colégio contribui​ para o desenvolvimento de habilidades, bem como serve de estímulo para ​os estudantes.

Olimpíada de Matemática (Obmep)

Promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, a olimpíada é um convite às turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio para exercitarem e testarem seus conhecimentos em matemática.

DSC_0290.JPG

Mais de 100 estudantes aceitaram o desafio e se inscreveram para a 1ª fase, sendo que 12​ deles foram selecionados para 2ª etapa da olimpíada:

Nível 1 (6º e 7º ano EF)
Filipe Borges Rodrigues | turma 171
Isabela Mesquita de Lima | turma 161
Isabelli Thiesen Berta | turma 161
Nícolas Michels​ | turma 172

Nível 2 (8º e 9º ano EF)
Gabriele Leite Romero | turma 183
Júlia Fabrício Giacobbe | turma 182

Nível 3 (Ensino Médio)​
Ana Kalise Böttcher da Silveira | turma 222
André Gomes Paschoal | turma 212
Fernando Barcelos Rosito | turma 232
Guilherme Soveral Sidou | turma 232
Luiz Felipe Carvalho Dania | turma 211
Paulo Elias Fragoso Aspis​ | turma 221

​As provas da 2ª fase da Obmep foram realizadas no dia 28 de setembro. Os estudantes participantes foram acompanhados por professores do componente curricular de Matemática, Leticia Sorio Saraiva e Roger Rodrigues da Silva:

28 Saída para Obmep.jpeg

Depois da segunda fase, quatro estudantes do Marista Ipanema foram reconhecidos pelo seu desempenho na avaliação. Receberam Menção Honrosa da Obmep: Filipe Borges Rodrigues, Gabriele Leite Romero e Nícolas Michels.

A estudante Isabelli Thiesen Berta, do 6º ano do Ensino Fundamental, conquistou a medalha de bronze, um grande reconhecimento.​

Ao todo, na Obmep 2019, foram mais de 18 milhões de candidatos inscritos na primeira fase e cerca de 950 mil realizaram as provas da segunda fase. Após os resultados, 675 estudantes de escolas particulares, em todo o Brasil, foram reconhecidos com a medalha de bronze, sendo 11 estudantes de Porto​ Alegre.

selecionados_obmep.jpeg

Olimpíada de Biologia

Promovida pelo Instituto Butantan, a XV Olimpíada Brasileira de Biologia​ é um convite aos estudantes do Ensino Médio para exercitarem e testarem seus conhecimentos em biologia. Mais de 40 estudantes aceitaram o desafio e se inscreveram para a 1ª fase, que aconteceu no dia 22 de março.​​

​O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Gustavo Zahorcsak Matias Silvano, da turma 232, foi classificado para participar da segunda fase da Olimpíada, que ocorrue no dia 28/4. Os alunos classificados para a terceira fase são capacitados e avaliados nas atividades práticas por uma equipe composta por pesquisadores e educadores do Instituto Butantan.

A professora Camila Poli, do componente curricular de Biologia, destacou o crescimento significativo na área, devido ao interesse dos alunos pela aprendizagem dos conteúdos de Biologia e, consequentemente, pela sua maior participação nas olimpíadas dessa área.