Navegar para Cima

Notícias

Do Ensino Médio ao Ensino Superior

14/03/2022
Educação
Nossos terceiranistas 2021 são aprovados no vestibular

​​Uma nova etapa na vida acadêmica se inicia para alguns de nossos estudantes do terceirão 2021: o ensino superior.

No Marista Ipanema, encorajamos os jovens terceiranistas a se dedicarem ao seu projeto de vida e buscar aquilo que almejam para o seu futuro. Por isso, nosso plano de ensino propõe o desenvolvimento de habilidades e competências, incluindo ações preparatórias para ingresso no ensino superior, palestras, simulados e orientação profissional.

Entre aqueles que optaram por seguir os estudos em uma faculdade está Bernardo Fagundes, que agora se alegra diante da classificação para o bacharelado de Engenharia Civil na UFRGS. “É uma sensação maravilhosa, de missão cumprida. Toda dedicação e esforço de anos valeu a pena e fez a diferença. Em contrapartida, fica aquele gostinho de saudade que o colégio deixa, da rotina com os colegas, professores e todos que lá estavam", conta o estudante.

bernardo.png

Diana Mesquita compartilha deste misto de sentimentos de animação para o ensino superior e saudades do colégio. A nova “BIXO UFRGS", com a aprovação em 4º lugar para bacharelado em Teatro pelo vestibular e aprovação em licenciatura em Teatro pelo Sisu, ainda foi aceita para cursar Produção Audiovisual em outras três universidades: PUCRS em 1º lugar, Unisinos e UniRitter. “É tudo muito diferente, a universidade traz uma sensação de independência maior e ter esse baque antes dos 18 anos pode ser difícil, mas me sinto animada em ter a oportunidade de já estar no ensino superior", comenta.

A estudante já iniciou seus estudos em Produção Audiovisual e aguarda ansiosa as aulas de Teatro, que iniciarão apenas na metade deste ano. Diana conta que o Marista Ipanema fez toda a diferença para alcançar essas conquistas, principalmente pelo suporte da professora paraninfa e do quadro de professores de linguagens. “Ter o apoio deles para todos os momentos foi essencial, até por que o Marista não é só uma escola, é uma rede de apoio segura", ressalta.

diana2.jpg

Para Bernardo, o Colégio também foi uma das principais bases para garantir sua vaga. “O Colégio Marista Ipanema não só me deu todo direcionamento e conhecimento para conquistar a aprovação em uma faculdade federal, como também me formou um estudante capaz de ir além, sonhar e sucessivamente alcançar meus objetivos", destaca.

Os dois estudantes concordam que o acompanhamento dos professores e o currículo dos 3 anos de Ensino Médio Marista foram a base necessária para passar nos vestibulares, no entanto, compartilham dicas especificas de estudos para os próximos vestibulandos.

“Criar um planejamento de estudo, ter um cronograma e, principalmente, ter conhecimento do modelo de prova que você quer fazer, seja ela ENEM ou UFRGS", é a indicação de Bernardo. Já para Diana, o segredo é revisar os conteúdos antigos mais do que focar em matérias recentes, mas enfatiza outro aspecto: “a dica mais importante não é de estudo, e sim ter apoio de pessoas próximas para botar teus pés no chão e reafirmar que tu é capaz".

Confira aqui a lista completa de concluintes de 2021 aprovados no vestibular!