Na Educação Infantil, nossa ação é conduzida por objetivos de aprendizagem que se relacionam aos campos de experiências, permeados por múltiplas linguagens. Com base nisso, as Narrativas do Cotidiano, destinadas aos estudantes da EI, foram também ressignificadas. Ou seja, o que antes era uma construção feita em sala de aula, hoje foi produzida de acordo com o que as crianças realizam em casa durante o período de suspensão das atividades presenciais.
Com o objetivo de acompanhar as atividades desenvolvidas no primeiro semestre, o material construído pelos educadores traz elementos da rotina dos estudantes, com embasamento em documentos, como as diretrizes da Educação Infantil. Mesmo em casa, as crianças continuam sendo protagonistas de todos os processos e também das descobertas e objetivos alcançados.
O acompanhamento é registrado e acompanhado com olhar atento dos educadores. Em casa, os estudantes participaram das mais diversas atividades, muitas delas, ressignificando práticas e iniciativas que ocorreriam presencialmente. Festa Junina, pesquisas, investigações, observações e jogos dinâmicos são alguns exemplos, incluindo a participação ativa dos familiares para a realização das tarefas propostas. “Vou imprimir para recordar”, “torcendo para essas vivências voltarem logo”, foram alguns dos comentários recebidos após o envio do material.
Confira abaixo as Narrativas do Cotidiano 2020/1:
Narrativas do Cotidiano N1
Narrativas do Cotidiano N2
Narrativas do Cotidiano N3A
Narrativas do Cotidiano N3B
Siga também nossos outros canais: