Reciclar e recriar: trabalhando a sustentabilidade de forma lúdica

22/10/2018
SUSTENTABILIDADE
Estudantes constroem brinquedos com materiais reciclados.

​​​​Você já parou para pensar o quanto de lixo produzimos? Segundo dados do IBGE, só no Brasil, são produzidas mais de 220 mil toneladas por dia. Agora, imagine se, ao invés de jogarmos fora, nós reaproveitássemos recursos como caixas de papelão e garrafas PET. Foi isso que os estudantes de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental fizeram: uniram jogos e sustentabilidade e criaram seus próprios brinquedos, dando um novo sentido aos materiais.

Cada turma pode escolher dois brinquedos para confeccionar, utilizando materiais recolhidos em casa. Em aula, os estudantes realizaram a montagem dos brinquedos e os personalizaram, e tiveram momentos para se divertir com suas próprias confecções. Caixas de papelão tornaram-se jogos de pebolim – futebol de mesa – com a ajuda de palitos e prendedores de roupa, assim como garrafas PET foram transformadas em vai-vem.

A atividade, coordenada pela professora de educação física , Daniele Mesquita, proporcionou o desenvolvimento do conhecimento de forma lúdica, ao mesmo tempo que trabalhou o respeito à natureza. “Podemos contribuir com a natureza não apenas a preservando, mas também reciclando materiais descartáveis ou objetos já em desuso, e podemos fazer melhor ensinando nossos alunos a cuidar do meio ambiente", afirma Daniele. Além disso, a professora destaca o incentivo ao desenvolvimento da criatividade: “ao construir seu próprio brinquedo, a criança aprende a dar outras funcionalidades aos objetos".