Navegar para Cima

Nossos Diferenciais

Formação para educadores

​​​​​Nosso Fundador, São Marcelino Champagnat, iniciou um trabalho dirigido a crianças e jovens por meio da educação, com uma pedagogia muito prática, focada na presença, na solidariedade e no aprender fazendo. A partir disso, e preocupados com iniciativas que respondam às demandas atuais da realidade, a busca pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar do Marista Rosário. Seja em Jornadas Pedagógicas ou em encontros formativos realizados ao longo de todo o ano, as propostas visam ampliar saberes promovendo momentos de estudo, capacitação e integração da equipe.​

​Confira algumas das atividades formativas de 2020:


Educadores vivenciam significativas experiências na Jornada Pedagógica Após o recesso escolar do meio do ano, o retorno dos educadores foi marcado por momentos de aprendizado e partilhas durante a 2ª Jornada Pedagógica de 2019. Ao longo da semana, professores de todos os segmentos participaram de formações com foco, entre outros temas, na inovação.


Programa desenvolve lideranças dos Colégios e Unidades Sociais ​- ​A formação continuada é uma das premissas da atuação dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. É nesse sentido que o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Maristas (PDLM) promove, desde 2018, uma série de encontros e atividades para fortalecer competências dos gestores do empreendimento. O objetivo é desenvolver a capacidade de inspirar, influenciar e gerir pessoas por meio de uma prática de liderança orientada pelo carisma e valores maristas. 


Educadoras participam de encontro formativo sobre Infâncias ​- No sábado, 16/3, educadoras do nosso Colégio participaram do Encontro Formativo para educadores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, na PUCRS, em Porto Alegre, promovido pelos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Cerca de 540 profissionais que atuam em 21 unidades maristas participaram de um dia inteiro de atividades voltadas à formação continuada de suas respectivas áreas.


Retiro para educadores fortalece nossa missão"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar. " (Lc. 4,16). Esse foi o tema do retiro que reuniu educadores maristas, no sábado, dia 9/2, na Chácara Pequi.  Promovido pela equipe de Pastoral Escolar, o momento teve como objetivo levar a reflexão por meio da oração, do silêncio e de uma aproximação íntima com Deus.​


Inovação é tema da Jornada Pedagógica 2019Farol e ponte para a inovação é a temática que vem conduzindo as atividades da Jornada Pedagógica 2019, quando os educadores retornam ao Colégio e vivenciam momentos de aprendizado, planejamento e organização para mais um ano letivo. O início da jornada foi marcado pelo reencontro. Na segunda-feira, 28/1, os educadores foram recepcionados com um café da manhã especial. Em seguida, no Salão de Atos, a música e a descontração conduziram as primeiras atividades da abertura.