Navegar para Cima

Notícias

Conheça os diferenciais do Ensino Médio Marista

23/02/2021
Educação
A educação nos Colégios da Rede Marista prima por uma formação integral, que combina a excelência acadêmica aos valores humanos.

​​O Ensino Médio  é um período de muitas descobertas. O estudante inicia a última etapa da Educação Básica e temas como a futura vida profissional, mercado de trabalho, áreas em que se destaca, Enem e vestibular passam a ser questões recorrentes de debate no cotidiano.

Pensando nisso, a educação nos Colégios da Rede Marista prima por uma formação integral, que combina a excelência acadêmica aos valores humanos. A nossa proposta pedagógica oportuniza que nossos estudantes desenvolvam o au toconhecimento, reflitam sobre seus projetos de vida e se tornem cidadãos solidários. Ensinamos para além das salas de aula.

A seguir, selecionamos oito tópicos que tornam o nosso ensino único.

1) Jeito marista de ensinar e aprender

Nossa proposta pedagógica e nossos ambientes educativos aliam a tradição marista com a inovação. Por meio da colaboração e da coletividade, nossas metodologias buscam a aprendizagem significativa acerca dos desafios contemporâneos. A ênfase no protagonismo juvenil contribui para a promoção de práticas que privilegiam a investigação, a contextualização, a linguagem científica e a intervenção no que se refere aos aspectos sociais, produtivos, ambientais e culturais.

 

2) Uso de tecnologias e plataformas virtuais

Contamos com diferentes tecnologias em nosso dia a dia, como as plataformas e os ambientes virtuais de aprendizagem que auxiliam estudantes e responsáveis no acompanhamento das atividades escolares cotidianas, com praticidade, conectividade, colaboração e sustentabilidade. Entre elas, estão:

  • Aplicativo Marista Virtual: permite aos pais acompanharem a rotina escolar de seus filhos. Entre os diferenciais da plataforma estão o registro de entrada e saída do Colégio, possibilidade de realizar matrículas e rematrículas, consulta e compartilhamento de link de boleto para efetuar pagamento da mensalidade, divulgação de comunicados e circulares etc.

  • Marista Virtual 3.0: criado a partir da plataforma Moodlerooms, é um ambiente virtual de estudos que complementa as atividades que são desenvolvidas nas salas de aula virtuais e presenciais, propiciando a partilha dos conteúdos entre estudantes e educadores. Nele é possível entregar trabalhos, realizar provas, testes, disponibilizar materiais vistos em aula, complementares ao estudo, entre outras funcionalidades. 

  • Licença Microsoft Office 365: enquanto estiverem matriculados no Colégio, os estudantes possuem acesso ilimitado e gratuito ao pacote da Microsoft Office, em sua versão online e baixada. O Office 365 engloba Word, Excel, Power Point, Teams, Outlook, entre outros. São disponibilizadas até 15 licenças por usuário: 5 para desktop/notebook/IOS, 5 para tablets e 5 para smartphones.

3) Parceria com a PUCRS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)  também faz parte da Rede Marista! Assim, há uma grande aproximação da universidade com estudantes maristas, tanto em relação a espaços físicos (com viagens e eventos realizados pelos Colégios da Rede Marista na universidade) quanto em benefícios para cursos, vestibular, graduação e pós-graduação.

  • Isenção no vestibular da PUCRS e Crédito educativo: como benefícios educativos, todo o estudante do 3º ano EM que tenha realizado o Ensino Médio completo em Colégios da Rede Marista tem isenção na inscrição para o vestibular. Além disso, contará com o Crédito Educativo Marista, que possibilita a graduação com o pagamento de 40% da mensalidade e o restante parcelado em até uma vez e meia do tempo de utilização.

  • Vantagens aos pais e responsáveis: a PUCRS também oferece vantagens para os responsáveis educacionais e financeiros de estudantes maristas, como desconto de 10% em cursos de idiomas, de extensão e pós-graduação (MBA e especialização). 

4) Materiais didáticos exclusivos

O Sistema Marista de Educação (SME) é uma proposta educacional voltada ao Ensino Médio, com conteúdos e materiais didáticos exclusivos e alinhados às Matrizes Curriculares Maristas em consonância com as Diretrizes Nacionais (nosso planejamento de ensino que envolve todos os níveis de ensino e disciplinas). É uma proposta inovadora, realizada em parceria com a FTD Educação, editora que também faz parte do Instituto Marista.

O Sistema conta com aceleradores de Resultados, tais como propostas semanais de Redação alinhada ao Enem, quatro simulados anuais Enem/FTD para o Ensino Médio, periódicos nas quatro áreas do conhecimento com temáticas contemporâneas e atuais para os professores trabalharem em sala de aula; plataforma de aprendizagem Iônica, que permite o uso online do material didático e qualifica processos de ensino e aprendizagem. Materiais diferenciados, como os cadernos Todo Enem, com questões dos exames anteriores em cada área do conhecimento, e o exemplar Enem Comentados, com as questões comentadas por professores, estão entre os diferenciais entregue aos estudantes terceiranistas. 


5) Preparação para Enem e Vestibulares

O currículo da Educação Básica Marista desenvolve e aprofunda conceitos que são consolidados no Ensino Médio em alinhamento à Matriz de Referência do Enem e aos diversos processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior (vestibulares públicos e privados). A abordagem interdisciplinar da Matriz Marista dialoga com o cenário contemporâneo e com um mundo em constante transformação por meio do SME e de ações intencionais – como propostas semanais de redação, aulões temáticos, práticas de laboratório, aulas complementares no contraturno, aceleradores de resultados, metodologias que privilegiam a resolução de situações-problemas, avaliações por área do conhecimento e os próprios simulados e plataformas online. Todas essas experiências de aprendizagem potencializam a excelência acadêmica, a autonomia intelectual, a ampliação de repertório e a leitura de mundo, contribuindo para o sucesso dos estudantes nas avaliações externas.

Como atividade complementar ao Ensino Médio, foi elaborado em 2020 o Projeto Marista Mais+. Com o objetivo de abordar conteúdos preparatórios para o Exame Educacional do Ensino Médio e incentivar a autonomia dos estudantes, a proposta, que acontece de forma totalmente online, contribui para a preparação de vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

6) Professores qualificados

Os profissionais da Rede Marista buscam o constante aprimoramento e a formação continuada. Grande parte dos nossos profissionais possuem Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) e seguem em constante desenvolvimento acadêmico. Os Colégios da Rede Marista realizam reuniões pedagógicas sistemáticas (semanais ou quinzenas), Jornadas Pedagógicas de estudos anuais, cursos de extensão, programas de desenvolvimento profissional, seminários e participação em congressos de educação nacionais e internacionais.

 

7) Formação para a vida

Além da preparação escolar, para o Ensino Superior e o mercado de trabalho, buscamos também contribuir para que nossos estudantes se tornem cidadãos éticos, protagonistas, conscientes, solidários e engajados socialmente. Dessa forma, contamos com um currículo evangelizador que privilegia a formação integral e que amplia a oferta complementar de participação em grupos representativos. Algumas frentes estudantis que evidenciam e complementam essa formação são:

Pastoral Juvenil Marista (PJM):  grupo de vivências e espiritualidade que promove reflexões, autoconsciência e ações junto à comunidade.

Grupos de Voluntariado: jovens que se reúnem e promovem ações de cunho social em suas comunidades, a partir de doações, solidariedade, iniciativas, entre outros.

Conselho de líderes maristas (Clima): grupo de jovens representantes que lideram e representam o protagonismo de nossos estudantes, viabilizando projetos, levantamento de recursos e ideias junto à comunidade escolar.

 

8) Incentivo ao esporte

A prática esportiva é desenvolvida visando a aprendizagem de valores, o espírito de equipe, a liderança, a convivência e a amizade. Os estudantes têm contato com diferentes modalidades em aulas de Educação Física, atividades complementares e nas próprias equipes que representam os Colégios em competições. Também contamos com eventos esportivos que envolvem todos os nossos Colégios Maristas como o Maristão - Esporte e Integração, um campeonato esportivo tradicional que ocorre anualmente na PUCRS e reúne cerca de 3 mil participantes.

Quer saber mais sobre o nosso Ensino Médio e outros níveis de ensino? Acesse aqui ​ e saiba mais.