Navegar para Cima

Projetos

Sustentabilidade

Projeto C.A.S.A. (Consciência Ambiental, Sustentabilidade e Ação) já efetivou diversas ações no Colégio.

​​​​​​​O Projeto C.A.S.A. (Consciência Ambiental, Sustentabilidade e Ação) tem como principal objetivo desenvolver responsabilidade socioambiental através de vivências sustentáveis na comunidade do Colégio Marista Ipanema.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que, desde a extração de matérias-primas para a sua produção, passando pelo seu processo de confecção até o seu descarte incorreto no ambiente, o impacto ambiental do plástico tem um custo de, pelo menos, 255 bilhões de reais por ano. Por se tratar de um grave problema global, é comum nos colocarmos como fracos ou impotentes para contribuir na sua resolução, mas estudos de caso têm revelado que a educação é uma forte aliada para mudar este panorama. Diante disso, iniciou-se uma série de ações envolvendo o tema.

O tema sustentabilidade faz parte do planejamento estratégico do Marista Ipanema e, desde 2018, foi resgatado por meio de diversas ações que envolvem  estudantes e educadores, em um movimento de protagonismo e de expansão. 

Veja algumas das ações já realizadas pelo Colégio: 

Redução de copos plásticos

A aquisição e entrega de copos reutilizáveis, todos os estudantes de Educação Infantil, Anos Iniciais, estudantes novos e educadores receberam copos reutilizáveis. As recepções e bebedouros para o público externo foram equipadas com canecas reutilizáveis, sendo adequada a rotina da equipe de higienização para ter sempre materiais limpos. Desta forma, os copos plásticos descartáveis foram retirados de circulação.

Redução de canudos plásticos

A Cantina do Marista Ipanema não oferece mais canudos plásticos, tendo em vista o impacto negativo que o plástico pode causar nos oceanos e na vida marinha. Desde abril de 2018, quando a cantina deixou de oferecer os canudos, já foi evitada a distribuição de cerca de 1500 unidade de canudos plásticos por mês. 

Redução de papel

Para diminuir o consumo e, consequentemente, o descarte de materiais de papel, o guia escolar, documento que traz orientações às famílias, bem como o calendário escolar, foi disponibilizado exclusivamente no formato digital, evitando a impressão livretos. Os comunicados direcionados aos responsáveis – antes impressos e enviados pelos estudantes – começaram a ser enviados por e-mail e aplicativo.

Separação do lixo

Para ajudar a compreensão da comunidade escolar em relação à separação do lixo, foram adicionadas lixeiras para separação de lixo seco e orgânico, colocadas nas salas de aula e demais ambientes do Colégio.

Consumo consciente e sustentável

Unir hábitos alimentares saudáveis e consciência ambiental. Essa é a nossa proposta com a Feira Orgânica do Marista Ipanema. Os alimentos orgânicos têm ganhado espaço pelas vantagens que proporcionam à saúde. O que muitas vezes não percebemos é que, além de contribuirmos para a saúde das nossas famílias, quando frequentamos feiras orgânicas também incentivamos o consumo sustentável.  Com o objetivo de proporcionar atividades educativas para os estudantes e famílias, em 2019 iniciou, semanalmente, a oferta de uma feira de produtos orgânicos no espaço do Colégio. A feira, organizada por uma associação de produtores orgânicos certificados, ocorre todas as quintas-feiras à tardinha, dia em que estão concentrados na escola maior número de atividades e, portanto, maior número de famílias, estudantes e educadores.