Navegar para Cima

Sobre

História

Inicialmente, nosso Colégio era um lugar para a formação de Irmãos Maristas. Fundado em 17 de maio de 1920, o Instituto Champagnat era a sede da Administração Provincial, mas também tinha como finalidade oferecer todas as etapas pelas...

​​​​​Inicialmente, o nosso Colégio era um lugar para a formação de Irmãos Maristas. Fundado em 17 de maio de 1920 e denominado Instituto Champagnat, nossa escola era a sede da Administração Provincial, mas também tinha como finalidade oferecer todas as etapas pelas quais os jovens passavam para chegarem a serem Irmãos Maristas (Juvenato, Postulado, Noviciado e o Escolasticado).

Em 26 de fevereiro de 1946, foi deferida pelo Presidente da República e pelo Ministério da Educação a autorização para instituir o Curso Ginasial no Instituto e passamos a ser chamados Colégio Champagnat. Os cursos Científico e Clássico eram frequentados por jovens Irmãos e por Juvenistas, candidatos a Irmãos Maristas.

Apenas 10 anos depois, em 1956, a nossa escola recebeu alunos externos da comunidade local. No ano em que abrimos as portas para toda a população estudantil, 1961, iniciamos uma parceria que até hoje gera muitos frutos e contribuições para o avanço do ensino. Devido à necessidade de espaço, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), iniciou a construção da Cidade Universitária nos terrenos do Instituto Champagnat.​​

Atualmente, com cerca de 1,3 mil estudantes e mais de 200 educadores, acreditamos que fazer escola como São Marcelino Champagnat sonhou, é acreditar no ensino como transformação social e educar por meio da evangelização, de maneira que seus valores sejam intrínsecos na vida de cada pessoa que passa pelo nosso Colégio.​

Educação marista

Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​