Navegar para Cima

Agenda

2ª Semana de Mediação e Incentivo à Leitura

Descrição


​​​​​​    programacao semana mediacao a leitura - card.jpg​​

Oficina de Slam (14/8):

Poetry slam, ou simplesmente slam, é uma competição de poesia falada, um espaço de livre expressão poética. A competição existe há mais de 25 anos, criada em Chicago, chegando em São Paulo em 2007 e, em Porto Alegre, em 2017. Hoje existem diversos slams em todo o Brasil. Qualquer coletivo de pessoas pode organizar um slam; porém, existem regras para que os poetas possam participar do circuito regional e nacional, já que existe uma final brasileira uma vez por ano, em São Paulo, e uma mundial, na França. Mais do que isso, no Brasil, o slam se tornou um movimento de resistência, de escuta e de poéticas que ocupa as ruas, um espetáculo em que a diversidade, a escuta e a liberdade de expressão são sagrados. Em Porto Alegre e Região Metropolitana, o slam se espalhou rapidamente durante 2017 e 2018, de forma que diversos coletivos organizam competições mensais. Em 2017, o Rio Grande do Sul mandou, pela primeira vez, dois representantes para a Final Nacional em São Paulo.

Nati Gaspa - É poeta e slammer. Compete nos slams de Porto Alegre e competiu na Final Regional de Slam - Seletiva Sul. Participa dos coletivos Slam Peleia (um dos precursores do Estado) e Slam do Trago, que organizam competições na Cidade Baixa, em Porto Alegre.​

Oficina de Fanzine (16/8):

​Fanzine é uma espécie de jornal produzido por qualquer pessoa que tenha interesse em divulgar determinado assunto. É uma maneira alternativa e divertida de explicar e até levar conhecimento de forma lúdica para quem não tem acesso.

A palavra fanzine vem de fanatic magazine, que na tradução para a língua portuguesa, significa revista de fãs. É uma revista feita por um fã de qualquer assunto. Pode ser escrito em forma de poesia, conto, documentário, entrevista, só imagens, entre outras opções.

A oficina tem como objetivo instigar a leitura e produção de materiais de leitura, desenvolver a criatividade por meio de desenhos e colagem de imagens e exercitar a escrita através da produção de textos, além de promover o debate e o trabalho em equipe. 

Regina Luísa Rodrigues Orio - Educadora social, bacharela em Biblioteconomia e artesã. 


 

Peça "Ícaro" (17/8)

ÍCARO é um monólogo teatral formado por depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes, construído a partir da visão, experiências e percepções sobre a deficiência do autor e ator Luciano Mallmann, que também se tornou um lesado medular ao sofrer um acidente.  

ÍCARO segue a linha teatro documental, misturando realidade e ficção, a partir de temáticas universais como relacionamentos interpessoais, abandono, maternidade e preconceito.  

Mallmann desdobra-se em 6 histórias, sendo cada uma delas um depoimento de um personagem que sofreu um determinado tipo lesão medular.​

Horário


14/08/2018 07:30
17/08/2018 18:00
DATA:
HORÁRIO: