25ª Gincana Champagnat promove conexão entre a comunidade escolar

15/06/2021
Nosso jeito de educar
Evento on-line aconteceu de 8 a 12 de junho

​​​Já imaginou participar de uma gincana de forma on-line, sem aglomeração, mas com descontração e alegria?

Este foi o principal desafio da GINCHAMP – Gincana Champagnat, promovida entre os dias 8 a 12 de junho de 2021. Neste ano, que se comemora os 60 anos do Colégio Marista Graças, o evento teve suas práticas acontecendo pelas ferramentas que o Office 365 oferece, evitando aglomerações e permitindo segurança aos estudantes e famílias. Confira o desdobramento das atividades realizadas abaixo!

Propostas brincantes

Para as turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais, as atividades realizadas contemplaram proposições que trabalhassem a ludicidade e descontração aos estudantes. Por isso, atividades que estimulassem o espírito de equipe foram realizadas junto dos alunos, como os “gritos de paz”, onde os participantes deveriam elencar uma mensagem que os identificasse. Além desta proposição, produções artísticas foram desenvolvidas, mantendo a sintonia das turmas com as festividades do sexagésimo aniversário do Colégio. As famílias tiveram participação nas iniciativas, compartilhando registros de momentos anteriores que passaram no Graças.

​​ Texto auxiliar da imagem

Atividades artísticas e com participação das famílias marcaram a GINCHAMP da Ed. Infantil e Anos Iniciais

​60 anos educando com amor

As atividades para os Anos Finais e Ensino Médio contemplaram blocos que conectassem as equipes à história do Colégio. Através do livro Instituto de Educação Marista Nossa Senhora das Graças, desenvolvido pelo Ir. Nadir Bonini e que conta os primeiros 50 anos da escola, os capitães das equipes deveriam responder perguntas acerca da história da unidade. Além desta modalidade de atividade, os participantes foram incentivados a mostrarem seus talentos, apresentando suas habilidades na dança, música, poesia, entre outras.

Destaca-se que, por meio das atividades solidárias, nas quais as equipes deveriam arrecadar mantimentos com destino a entidades sociais, houve um notável resultado. Cerca de uma tonelada de rações foram arrecadadas, além de 34 cestas básicas, ajudando aqueles que necessitam de auxílio.

​​ Texto auxiliar da imagem

Bloco de atividades arrecadatória ​transformou doações em pontos para as equipes

No turno da manhã, as equipes das turmas 161 e 231 obtiveram o 1º lugar em seus segmentos, enquanto que a segunda colocação ficou para os grupos da 181 e 221. Parabenizamos a todos pelo empenho! As demais pontuações podem ser acessadas no Marista Virtual 3.0, pelo tópico “GINCHAMP”.

A Gincana Champagnat 2021 teve patrocínio da Associação de Pais e Mestres (APAMEG), Grêmio Estudantil (GEMG), Yázigi Viamão e Colégio Marista Graças. Confira aqui o fechamento da Gincana anterior, realizada em​ 2019.​