Atividades Complementares

Artes e Cultura

​​​Dança: uma linguagem corporal

A dança caracteriza-se como a arte do movimento do corpo. Nessa essência, está diretamente ligada ao processo de ensino e aprendizagem que explora a capacidade de expressão da linguagem corporal, a qual está  para além de um simples ato motor, é uma das vias que o indivíduo tem para expressar seus sentimentos e expressividade das emoções. Dessa forma, o corpo humano como um conjunto de dimensões física, afetiva, histórica e social assume papel fundamental no processo de constituição do sujeito.

Ligação entre corpo e mente

A dança, a partir da perspectiva educacional, não revela-se exclusivamente pelo ato motor do corpo, mas sim assume um papel que conecta as habilidades básicas de movimentação do corpo e o desenvolvimento das relações com o mundo.

As atividades elaboradas despertam o prazer pela dança e estimula a prática corporal por meio do movimento e do gesto, bem como permite a criação coletiva e individual. Desenvolvem a concentração, a memorização, a organização espacial, a sociabilidade, a autoestima e a consciência crítica. A prática possibilita, ainda, a aquisição dos requisitos mínimos exigidos na modalidade, respeitando as particularidades de cada faixa etária. Tradicionalmente, ao final do ano, é realizada uma apresentação para a comunidade escolar, com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos a partir da consciência corporal.

Teatr​​o

Desenvolve a cooperação, o companheirismo, a espontaneidade, a imaginação e o respeito. Por meio de técnicas teatrais, estimula os estudantes a fortalecerem suas capacidades individuais e coletivas. Ao longo do ano, são propostas algumas apresentações à comunidade escolar.

Música​

A música desenvolve a aprendizagem de instrumentos por meio do ensino coletivo, a percepção rítmica, melódica e harmônica do estudante, a leitura e escrita musical, a sociabilidade, a criatividade, a cap​acidade de tocar em conjunto, a possibilidade de improvisar e de aprender a tocar com acompanhamento. No fim do ano, é realizado o Mistura Cultural, um evento de apresentações das atividades extraclasses para que os estudantes possam demonstrar as habilidades adquiridas.

Mostra Marista de Arte

​​​​Realizada pela primeira vez em 2018, a Mostra Marista de Arte​ nasceu com a intencionalidade de valorizar a criação artística desenvolvida pelos nossos estudantes e educandos. Trata-se de uma iniciativa que visa reconhecer as múltiplas manifestações culturais, promovendo um espaço de expressão e celebração da arte, a partir do nosso jeito de educar e aprender.

"Nosso objetivo é formar cidadãos que entendam a arte como um campo de apreciação, de construção de si e entendimento do outro; um espaço de fruição e reflexões, um meio de questionar a vida; uma possibilidade de extravasar, aprender novas técnicas e experienciar e, principalmente, um terreno altamente possível para a autoestima e inclusão genuína dos sujeitos", ressalta Ana Cristina Alves, assessora da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias dos Colégios da Rede Marista.

Foram inscritos 370 projetos, dos quais 137 foram selecionados para compor a edição in​augural da Mostra, além de apresentações de música, canto, teatro e dança. A programação trouxe, ainda, oficinas de desenho e pintura, oferecidas em parceria com a empresa de materiais escolares Tris, através do projeto Escola Criativa.