​​​​​​​Sobre a Biblioteca​

Foto7_CaleidoscópioEdInf.JPG

A Biblioteca do Colégio Marista Maria Imaculada durante muitos anos foi coordenada pelo Irmão Antônio de David, mais conhecido como Irmão Capitão. Por um longo tempo foi ele quem tomou a frente deste setor e, após a sua transferência para outra escola, professores foram encarregados em dar continuidade ao trabalho.

Em 1999 foi realizada uma votação para escolher um nome para a biblioteca, com ideias vindas dos próprios estudantes da época. O nome eleito foi Biblioteca Irmão Antonio de David, uma forma de homenagear o carinho e dedicação do querido Irmão Capitão.

A Biblioteca é um espaço de conhecimento, cultura e lazer para seus usuários pois, ao desenvolver a imaginação, prepara-os para o exercício da cidadania e torna-os detentores do conhecimento. Conta com acervo de livros didáticos, paradidáticos, literaturas em geral, jornais e revistas. O espaço infantil é a aconchegante e convidativo para o desenvolvimento da leitura, interpretação e convivência.

De acordo com Manifesto da UNESCO Biblioteca Escolara biblioteca escolar no ensino e aprendizagem para todos, de 2002, "a biblioteca escolar propicia informação e ideias que são fundamentais para o sucesso de seu funcionamento na sociedade atual, cada vez mais baseada na informação e no conhecimento. Habilita os alunos para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve sua imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis".

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:

• ​Manhã: 7h30 às 12h
  • ​Tarde: 13h às 17h15​

Responsável pelo setor: Milena Bandeira Guimarães

Contato: [email protected]

Usuários: podem utilizar a biblioteca estudantes matriculados, pais (ou responsáveis educacional/ financeiro) e educadores. Devido aos protocolos de prevenção contra o novo coronavírus, não está permitida a entrada de familiares.

Orientações:

• Os livros podem ser retirados somente no nome de quem fizer a solicitação;
  • Podem ser retirados até quatro livros por vez. Usuários da categoria infantil (turmas de Educação Infantil ao 5º EF) somente um livro por vez.
  • Os títulos emprestados podem ser renovados até que haja outra reserva para a obra.
  • O prazo de devolução é de sete dias; durante este período o usuário é responsável pela conservação do acervo. A partir do 6º ano EF, ultrapassando a data prevista para devolução, será cobrada multa por dia e por obra. Usuários da Educação Infantil até o 5º do EF são isentos da multa.
  • ​Em caso de extravio ou dano, o responsável pelo material deverá entrar em contato com a responsável pelo setor.

Clique aqui e confira o nosso acervo

Projetos

A Biblioteca Ir. Antonio de David possui projeto​ de incentivo à leitura, à cultura e aos cuidados com o bem comum:

Hospital dos Livros

Intervenção educativa que visa sensibilizar os estudantes para os cuidados necessários ao utilizar o acervo da escola. Livros danificados são expostos na biblioteca infantil e, durante os momentos de Hora do Conto e entrega e retirada de obras, as crianças são convidadas a observar os "machucados" dos livros. Uma atividade lúdica que os leva a refletir sobre os sentimentos dos livros e o que seria necessário para deixá-los com boa saúde novament​e.