​​​​​​Sobre a Biblioteca

Foto7_CaleidoscópioEdInf.JPG

A Biblioteca do Colégio Marista Maria Imaculada durante muitos anos foi coordenada pelo Irmão Antônio de David, mais conhecido como Irmão Capitão. Por um longo tempo foi ele quem tomou a frente deste setor e, após a sua transferência para outra escola, professores foram encarregados em dar continuidade ao trabalho.

Em 1999 foi realizada uma votação para escolher um nome para a biblioteca, com ideias vindas dos próprios estudantes da época. O nome eleito foi Biblioteca Irmão Antonio de David, uma forma de homenagear o carinho e dedicação do querido Irmão Capitão.

A Biblioteca é um espaço de conhecimento, cultura e lazer para seus usuários pois, ao desenvolver a imaginação, prepara-os para o exercício da cidadania e torna-os detentores do conhecimento. Conta com acervo de livros didáticos, paradidáticos, literaturas em geral, jornais e revistas. O espaço infantil é a aconchegante e convidativo para o desenvolvimento da leitura, interpretação e convivência.

De acordo com Manifesto da UNESCO Biblioteca Escolara biblioteca escolar no ensino e aprendizagem para todos, de 2002, "a biblioteca escolar propicia informação e ideias que são fundamentais para o sucesso de seu funcionamento na sociedade atual, cada vez mais baseada na informação e no conhecimento. Habilita os alunos para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve sua imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis".

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:

• ​Manhã: 7h30 às 11h45
  • ​Tarde: 13h às 17h30

Responsável pelo setor: Thaís Mallmann Hehn

Contato: [email protected]

Usuários: podem utilizar a biblioteca estudantes matriculados, pais (ou responsáveis educacional/ financeiro) e educadores.

Orientações:

• Os livros podem ser retirados somente no nome de quem fizer a solicitação;
  • Podem ser retirados até quatro livros por vez. Usuários da categoria infantil (turmas de Educação Infantil ao 5º EF) somente um livro por vez.
  • Os títulos emprestados podem ser renovados por no máximo três vezes, se não houver reserva do título.
  • Os computares são exclusivos para pesquisas e digitação de trabalhos.
  • O prazo de devolução é de sete dias; durante este período o usuário é responsável pela conservação do acervo. A partir do 6º ano EF, ultrapassando a data prevista para devolução, será cobrada multa por dia e por obra. Usuários da Educação Infantil até o 5º do EF são isentos da multa.
  • ​Em caso de extravio ou dano, o responsável pelo material deverá entrar em contato com a responsável pelo setor.

Clique no link e ​​​​​Confira o nosso acervo ​

Projetos

A Biblioteca Ir. Antonio de David possui projetos de incentivo à leitura, à cultura e aos cuidados com o bem comum:

Hospital dos Livros

Intervenção educativa que visa sensibilizar os estudantes para os cuidados necessários ao utilizar o acervo da escola. Livros danificados são expostos na biblioteca infantil e, durante os momentos de Hora do Conto e entrega e retirada de obras, as crianças são convidadas a observar os "machucados" dos livros. Uma atividade lúdica que os leva a refletir sobre os sentimentos dos livros e o que seria necessário para deixá-los com boa saúde novament​e.

Literatura em Pílulas

Projeto de dicas literárias oferecidas aos educadores, estudantes e famílias, por meio de pequenos trechos de obras que compõem o acervo da biblioteca. As pílulas são dispostas em locais estratégicos do colégio e atualizadas mensalmente.

Mini Biblioteca Ir. Antonio de David

Projeto social que visa tornar parte do acervo da biblioteca acessível à comunidade canelense. Entre tantas carências que existem no Hospital de Caridade de Canela, uma delas é o grande tempo de ócio dos internos e acompanhantes. A ideia inicial é disponibilizar na ala pediátrica e maternidade um pequeno armário onde serão colocados livros à disposição dos novos leitores, além de marca páginas com ​mensagens positivas, confeccionados pelos próprios estudantes.