Navegar para Cima

Nossos Diferenciais

Formação Docente

A busca constante pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Diante de uma educação que se transforma e dos desafios diários que influenciam o jeito de educar, o Marista Ipanema tem como uma de suas prioridades investir em formação integral e em formas de alcançar a excelência acadêmica.

qualificação dos educadores é essencial nesse processo. Por isso, são realizadas atividades como jornadas pedagógicas, cursos, seminários e demais eventos na área da educação com foco na participação de colaboradores. 

Tecnologia e inovação em pauta

Entre os dias 14 e 17/5, o diretor do Colégio, Alexandre Dias Lopes, e o vice-diretor educacional, Fernando Degrandis, participam da Bett Educar, em São Paulo. Esse é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina e reúne cerca de 22 mil participantes, para discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de educadores e estudantes. O tema será Construindo a Educação de que o Brasil Precisa, e serão debatidos assuntos como gestão escolar nos novos tempos, aprendizagem e neurociência, o desafio de atrair e formar jovens para as ciências da natureza, pensamento computacional, e tecnologia e cultura digital nos currículos da Educação Básica. 

Educação Infantil: campos de experiências

No mês de maio, educadores do Marista Ipanema participam do Fórum Virtual de Educação Infantil da União Marista do Brasil (Umbrasil).
O tema do fórum serão os campos de experiência, por meio dos seguintes painéis:

  • Campos de Experiências, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, com Maria Carmem Barbosa e Zilma Oliveira e medicação de Ricardo Mariz.

  • Os campos de experiências: sentidos, saberes e ações pedagógicas na Educação Infantil, com Gandhy Piorski e Maria das Graças Horn e mediação de Maria Carmem Barbosa.

  • O carisma marista nos campos de experiências da Educação Infantil, com Irmão Paulo Henrique Oliveira Soares e mediação de Irmão Renato Augusto, da Umbrasil.​​

Encontro de Gestores Pedagógicos 

No dia 8 de maio, as coordenadoras pedagógicas Karin Flores (Educação Infantil e Anos Iniciais) e Cristina Nunes (Anos Finais e Ensino Médio) participaram do 9º Encontro de Gestores Pedagógicos​​, do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS). O encontro teve como objetivo refletir sobre a aplicabilidade da BNCC e do RCG na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, além de abordar temas como a figura do professor no trabalho com as habilidades para o século XXI.

Protagonismo infantil

Em março, nossa equipe pedagógica participou do Encontro Formativo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. O evento, que aconteceu na PUCRS e reuniu educadores de toda Rede Marista, abordou o protagonismo infantil e a necessidade de interação das crianças com outras pessoas e ambientes para o desenvolvimento desse processo de aprendizagem.

A formação contou com a participação do Professor Doutor Manuel Sarmento, da Universidade do Minho, de Portugal, que ministrou a palestra Perspectivas atuais nos Estudos da Criança: Implicações Educacionais. Além disso, os educadores puderam partilhar suas práticas pedagógicas e ouvir as experiências dos demais colegas.​

Partilhas de boas práticas

A comprensão da importância de qualificação de professores motivou o Colégio a criar o projeto Capacitar. A proposta consiste em um momento que incentiva a partilha de experiências entre os diferentes segmentos de ensino, no qual os educadores apresentam, a cada semestre, as boas práticas trabalhadas.​

Texto auxiliar da imagem

Na jornada pedagógica do início do ano letivo de 2019, educadores ​compartilharam boas práticas 

​Resgate de saberes: Jornada Pedagógica

Para receber os estudantes, na volta às aulas, com qualidade e alinhamento no fazer pedagógico, os educadores do Marist​a Ipanema iniciaram o ano com a Jornada Pedagógica 2019. O evento compreende momentos de formação continuada, dedicados ao planejamento, reuniões de segmento, organização da rotina e dos espaços. 

​​Texto auxiliar da imagem

​Educadores se reúnem para momento de fo​rmação

Partindo​ do questionamento O que diferencia o nosso jeito de fazer educação?, foram trabalhados os documentos norteadores das práticas pedagógicas da Rede Marista e a Base Nacional Comum Curricular, além de assuntos como pesquisa e iniciação científica, estratégias de avaliação, planejamento, práticas pedagógicas e processos de aprendizagem. O Marista Ipanema acredita que momentos formativos, como a Jornada Pedagógica, são de fundamental importância para os educadores, pois resgatam os saberes, ampliando conhecimentos, aprimorando habilidades e o desenvolvimento pessoal e profissional.​

Pensamento Computacional

Educadores de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental trabalham metodologias para usar o Pensamento Computacional em sala de aula. Os saberes do Pensamento Computacional nos espaços educativos promovem qualificação, gestão de sala de aula e situações de ensino e aprendizagem. 

Texto auxiliar da imagem

Educadores experimentam uma das ferramentas do Pensamento Computacional​

Com uma dinâmica interdisciplinar, o projeto reúne diferentes componentes curriculares, abordando um contexto mais coletivo. Dessa forma, auxilia o desenvolvimento de competências dos estudantes para capacitá-los para a aplicação de estratégias para problemas e situações complexas, articulando saberes da vida escolar com os saberes do dia a dia em diferentes contextos.​

Tecnologia como aliada em sala de aula

Com o objetivo estratégico de garantir a excelência na educação com o Projeto Educativo Marista, o projeto Conexões foi inserido no planejamento estratégico do Colégio. Através da utilização do equipamento Apple TV, o qual possibilita o espelhamento de iPad e a utilização de recursos como aplicativos para dispositivos móveis, ampliamos as possibilidades de mobilização do professor em sala de aula; redimensionamos a estrutura tecnológica oferecida; desafiamos os educadores e buscamos mais atratividade através da interatividade.

Hoje, todas as salas de 2º ano EF ao Ensino Médio estão equipadas com a tecnologia e 100% dos professores destes níveis de ensino estão capacitados para trabalhar com a tecnologia proposta. O objetivo é que, cada vez mais, se possibilite o desenvolvimento de processos pedagógicos inovadores aliados à tecnologia. ​

Em dezembro de 2018, o projeto Conexões foi reconhecido com o certificado de Honra ao Mérit​o para Inovação em Educação, na categoria Gestão Pedagógica dos Prêmios Sinepe/RS. A certificação é entregue àqueles projetos que obtiveram nota acima de 90 na primeira fase da avaliação.​