Navegar para Cima

Nossos Diferenciais

Formação Docente

A busca constante pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Diante de uma educação que se transforma e dos desafios diários que influenciam o jeito de educar, o Marista Ipanema tem como uma de suas prioridades investir em formação integral e em formas de alcançar a excelência acadêmica.

qualificação dos educadores é essencial nesse processo. Por isso, é incentivada a participação de colaboradores​ em atividades como jornadas pedagógicas, cursos, seminários e demais eventos na área da educação.

Partilhas de boas práticas

A compreensão da importância de qualificação de professores motivou o Colégio a criar o projeto Capacitar. A proposta consiste em um momento que incentiva a partilha de experiências entre os diferentes segmentos de ensino, no qual os educadores apresentam, a cada semestre, as boas práticas trabalhadas.​

capacitar2019 (38).JPG
 

Professor enquanto agente de conexão

Entre os dias 24 e 26 de julho,  o Sinepe/RS promoveu o XV Congresso do Ensino Privado Gaúcho com o tema Professor: agente de conexão. A programação contou com 13 palestras e uma feira de produtos e serviços voltados à educação. Nesta edição, o Congresso abordou o cenário de incertezas e desafios vividos pela e​ducação e as conexões possíveis e necessárias do professor frente a essa nova realidade. Novas tecnologias e a inteligência artificial, habilidades socioemocionais e a BNCC, novo mundo do trabalho, novas metodologias, liderança e o "ser professor" foram alguns dos cenários discutidos na programação. ​Seis educadores do Marista Ipanema participaram do Congresso.

Congresso_sinepe2.jpg 

Formação em atendimento

Educadores de diversos setores do colégio, responsáveis por atendimento direto aos públicos, participaram de uma formação no mês de maio. A proposta teve como objeto o alinhamento de informações referentes às demandas dos setores, visando a garantir serviços de excelência à comunidade escolar. Também estiveram em pauta itens como segurança e logística de acessos ao colégio.

formacao3.JPG
 


​Tecnologia e inovação em pauta

Entre os dias 14 e 17/5, a equipe diretiva do Colégio participou da Bett Educar, em São Paulo. Esse é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina e reuniu cerca de 22 mil participantes, para discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de educadores e estudantes. A partir do tema Construindo a Educação de que o Brasil Precisa, foram debatidos assuntos como gestão escolar nos novos tempos, aprendizagem e neurociência, o desafio de atrair e formar jovens para as ciências da natureza, pensamento computacional, e tecnologia e cultura digital nos currículos da Educação Básica. 

Educação Infantil: campos de experiências

No mês de maio, educadores do Marista Ipanema participaram do Fórum Virtual de Educação Infantil da União Marista do Brasil (Umbrasil).
Os temas do fórum foram os campos de experiência, por meio dos seguintes painéis:

  • Campos de Experiências, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, com Maria Carmem Barbosa e Zilma Oliveira e medicação de Ricardo Mariz.

  • Os campos de experiências: sentidos, saberes e ações pedagógicas na Educação Infantil, com Gandhy Piorski e Maria das Graças Horn e mediação de Maria Carmem Barbosa.

  • O carisma marista nos campos de experiências da Educação Infantil, com Irmão Paulo Henrique Oliveira Soares e mediação de Irmão Renato Augusto, da Umbrasil.​​

Encontro de Gestores Pedagógicos 

Em maio, as coordenadoras pedagógicas Karin Flores (Educação Infantil e Anos Iniciais) e Cristina Nunes (Anos Finais e Ensino Médio) participaram do 9º Encontro de Gestores Pedagógicos​​, do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS). O encontro teve como objetivo refletir sobre a aplicabilidade da BNCC e do RCG na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, além de abordar temas como a figura do professor no trabalho com as habilidades para o século XXI.

Protagonismo infantil

Em março, nossa equipe pedagógica participou do Encontro Formativo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. O evento, que aconteceu na PUCRS e reuniu educadores de toda Rede Marista, abordou o protagonismo infantil e a necessidade de interação das crianças com outras pessoas e ambientes para o desenvolvimento desse processo de aprendizagem.

A formação contou com a participação do Professor Doutor Manuel Sarmento, da Universidade do Minho, de Portugal, que ministrou a palestra Perspectivas atuais nos Estudos da Criança: Implicações Educacionais. Além disso, os educadores puderam partilhar suas práticas pedagógicas e ouvir as experiências dos demais colegas.​

Resgate de saberes: Jornada Pedagógica

Para receber os estudantes, na volta às aulas, com qualidade e alinhamento no fazer pedagógico, os educadores do Marist​a Ipanema iniciaram o ano com a Jornada Pedagógica 2019. O evento compreende momentos de formação continuada, dedicados ao planejamento, reuniões de segmento, organização da rotina e dos espaços. 

​​Texto auxiliar da imagem

​Educadores se reúnem para momento de fo​rmação

Partindo​ do questionamento O que diferencia o nosso jeito de fazer educação?, foram trabalhados os documentos norteadores das práticas pedagógicas da Rede Marista e a Base Nacional Comum Curricular, além de assuntos como pesquisa e iniciação científica, estratégias de avaliação, planejamento, práticas pedagógicas e processos de aprendizagem. O Marista Ipanema acredita que momentos formativos, como a Jornada Pedagógica, são de fundamental importância para os educadores, pois resgatam os saberes, ampliando conhecimentos, aprimorando habilidades e o desenvolvimento pessoal e profissional.​

Pensamento Computacional

Educadores de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental trabalham metodologias para usar o Pensamento Computacional em sala de aula. Os saberes do Pensamento Computacional nos espaços educativos promovem qualificação, gestão de sala de aula e situações de ensino e aprendizagem. 

Texto auxiliar da imagem

Educadores experimentam uma das ferramentas do Pensamento Computacional​

Com uma dinâmica interdisciplinar, o projeto reúne diferentes componentes curriculares, abordando um contexto mais coletivo. Dessa forma, auxilia o desenvolvimento de competências dos estudantes para capacitá-los para a aplicação de estratégias para problemas e situações ​complexas, articulando saberes da vida escolar com os saberes do dia a dia em diferentes contextos.​

Tecnologia como aliada em sala de aula

Com o objetivo de garantir a excelência na educação com o Projeto Educativo Marista, o projeto Conexões foi inserido no planejamento estratégico do Colégio. Através da utilização do equipamento Apple TV, o qual possibilita o espelhamento de iPad e a utilização de recursos como aplicativos para dispositivos móveis, ampliamos as possibilidades de mobilização do professor em sala de aula; redimensionamos a estrutura tecnológica oferecida; desafiamos os educadores e buscamos mais atratividade através da interatividade.

Hoje, todas as salas do 2º ano EF ao Ensino Médio estão equipadas com a tecnologia e 100% dos professores destes níveis de ensino estão capacitados para trabalhar com a tecnologia proposta. O objetivo é que, cada vez mais, se possibilite o desenvolvimento de processos pedagógicos inovadores aliados à tecnologia. ​

Em dezembro de 2018, o projeto Conexões foi reconhecido com o certificado de Honra ao Mérit​o para Inovação em Educação, na categoria Gestão Pedagógica dos Prêmios Sinepe/RS. A certificação é entregue àqueles projetos que obtiveram nota acima de 90 na primeira fase da avaliação.​