Ensino Médio: diferenciais da nossa proposta pedagógica

26/11/2018
Nosso jeito de educar
Proposta pedagógica oferece formação integral aos nossos estudantes.

​​Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Para tanto, em 2019, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.

Confira o que vem por aí em 2019:

American High School

high-school (6).JPG

Com o programa American High School, nossos estudantes, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, podem complementar sua formação cursando o Ensino Médio Americano, certificado pelo Governo dos Estados Unidos, sem precisar sair do Colégio. A escola Norte Americana certifica seus alunos com diploma aceito não só por Universidades dos EUA, como também em outros 73 países. O programa oferece proficiência em língua inglesa, em um ambiente de total imersão, sem necessidade de aulas adicionais.

As aulas são dinamizadas por meio da metodologia PBL (Project Based Learning), na qual as disciplinas são divididas em projetos, e parte deles pode ser realizada de casa, tornando o ensino mais dinâmico e atrativo, com ajuda de uma plataforma digital e a mediação de um professor oriundo de um país de língua inglesa. Assim, além de ter a dupla validação de Ensino Médio (Brasil e Estados Unidos), o High School aperfeiçoa o uso da língua inglesa, bem como a ampliação da perspectiva cultural.

Outra vantagem do programa High School é o respeito ao ritmo de cada estudante, dando autonomia aos jovens, visto que ao realizarem seus projetos e superarem os créditos necessários, os estudantes assumem a posição de protagonistas dos seus processos de aprendizagem. Por isso, mesmo com a estimativa de dois anos e meio para conclusão do curso, o estudante pode ditar o seu próprio progresso.

Disciplinas Optativas

_MG_3956.jpg

A grade curricular do nosso Ensino Médio contempla 33 horas semanais. Em 2019, a novidade extracurricular é a oferta de disciplinas optativas. Além de dialogarem com o currículo, essas atividades acrescentam outros saberes e inovações, em consonância com os interesses e a realidade dos jovens.

As disciplinas foram estruturadas a partir de uma pesquisa realizada com os estudantes, que poderão optar em estudar qualquer uma das 5 opções – sendo todas extras e opcionais, no contraturno – ou, até mesmo, todas elas, visto que serão no módulo intensivo e em momentos diferentes do ano. As disciplinas oferecidas em 2019 são: Autoconhecimento, Automaquiagem, Culinária, Educação Financeira e Games.

Iniciação Científica​

Nosso estudante é desafiado a investigar, realizar experimentos e compartilhar saberes através do debate e da pesquisa. Enquanto pesquisadores, os jovens se deparam com situações inovadoras e desafiadoras para que, com suporte dos professores e interagindo com seus colegas, possam propor alternativas e soluções criativas. Em nossa proposta, a Iniciação Científica é a base para que os estudantes pensem em soluções para as mais diversas situações-problema. Atividades práticas ocorrem nos Laboratórios e em outros ambientes, nas diferentes áreas do conhecimento. Isso contribui para o desenvolvimento da autonomia, capacidade analítica e argumentação.

Um grande projeto de Iniciação Científica que envolve estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio é a Multifeira, evento realizado anualmente, que visa incentivar a produção científica, relacionar os conteúdos e o desenvolvimento de trabalhos práticos e estimular o gosto pela ciência e o uso de novas tecnologias. Durante a Multifeira, os estudantes têm a oportunidade de apresentar, ao público em geral, trabalhos, projetos de pesquisa e experimentos.

Além disso, os jovens são estimulados a participar de mostras de pesquisa de instituições de Ensino Superior, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), já tendo diversos trabalhos premiados​. Nessas ocasiões, os estudantes dialogam com o meio acadêmico, colocam em prática a pesquisa de cunho científico-tecnológico-cultural e desenvolvem sua argumentação. ​