Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Educação Infantil

A proposta marista valoriza o cuidado e o desenvolvimento pedagógico do estudante. Em especial, nessa fase, buscamos a formação integral da criança, contribuindo com a ação educativa da família e da comunidade. As atividades visam à socialização, à...

​BRINCAR NOS COMPLETA

Nos primeiros anos da vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socia​lização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade.​ Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança. 

​​A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elesTrata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças. 

Os planejamentos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​ 

Em 2019, continuaremos atuando de forma a potencializar ainda mais essas aprendizagens, por meio de projetos já consolidados no cotidiano escolar. ​

Currículo Integrado

Nosso currículo atende à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento de referência para a educação brasileira. As atividades e brincadeiras são estruturadas a partir da conexão entre variadas experiências de autonomia, autocuidado, expressão corporal, múltiplas linguagens, entre outras. ​

​Práticas e Descobertas

A investigação ocorre por meio de metodologias que favorecem a interação entre a criança e os objetos pesquisados. As práticas acontecem em diversos ambientes, tais como: horta, bosque, pátios e Chácara Pequi. Assim, promovemos a criatividade, a liberdade de expressão e a convivência.

Formação do Leitor

No contato com a leitura, a criança tem a oportunidade de vivenciar a fantasia, o encantamento e a emoção. Com esse propósito, desenvolvemos projetos e atividades que ampliam os repertórios simbólicos e estimulam a criatividade, a imaginação, a representação e o protagonismo infantil.

Pedagogia de Projetos

Essa metodologia estimula o protagonismo e desafia, desde cedo, o estudante a pensar em temas relevantes, a refletir e a indagar a realidade, aprendendo com o contexto em que está inserido. As crianças também são incentivadas a propor soluções e hipóteses para situações problema. Tudo isso ocorre de forma lúdica e integrada.

mosaico-fotos-ei-02.png