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Níveis de Ensino

Educação Infantil

Nessa fase, buscamos a formação integral da criança, contribuindo com a ação educativa da família e da comunidade.

​​​​​​​​​​​APRENDER POR INTEIRO É VALORIZAR CADA NOVO SIGNIFICADO

Nos primeiros anos da vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socia​lização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade.​ Por isso, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento integral da criança. 

​​A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a observação dos professores sobre o modo como os estudantes se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elesTrata-se da pedagogia da escuta, na qual são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas próprias crianças. 

Os planejamentos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, organizamos ações de leitura, desenho, música, jogos e construções matemáticas, além de experiências, contemplando a contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​ 

Em 2023, continuaremos atuando de forma a potencializar ainda mais essas aprendizagens, por meio de projetos já consolidados no cotidiano escolar. ​

TEMPO DE SER CRIANÇA

As crianças são os sujeitos que vivem e habitam as infâncias, e aprendem por meio de brincadeiras e de interações com o outro, com os espaços e com os objetos. Respeitando as singularidades de cada criança em expressar, conhecer, participar, conviver, brincar e explorar, defendemos e valorizamos as infâncias.​


PEDAGOGIA DA ESCUTA

A Pedagogia da Escuta é um processo contínuo no cotidiano educativo e proporciona que as crianças expressem ideais, curiosidades, dúvidas e interesses. Escutar exige uma relação entre a cognição, o relacionamento e a afetividade. Nossa prática considera como elemento propulsor a colaboração de todos os envolvidos no processo educativo: crianças, educadores e famílias.​


ESPAÇOTEMPOS MARISTAS

Os espaçotempos são compreendidos como fonte de aprendizagens, nos quais acontecem as relações de afetividade, as experiências, as descobertas e as interações. Dispomos de ambientes educativos que favorecem o acesso e o contato das crianças com a natureza, com contextos investigativos e provocativos às múltiplas linguagens.​


PEDAGOGIA DE PROJETOS

A Pedagogia de Projetos valoriza a problematização, a investigação, a pesquisa científica, a invenção e a criação como elementos fundamentais para a construção do conhecimento das crianças em relação às próprias singularidades e à coletividade. Por meio de uma escuta sensível e compartilhada em assembleias, as crianças indagam, questionam e produzem as narrativas a serem pesquisadas, sendo protagonistas do processo investigativo.​


DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL​

​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​​​​