Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

 



​​A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio até o ano de 2022. Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em 2022, o novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.

Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social.

O processo de escolha terá duas possibilidades: para os estudantes ingressos em 2022, será disponibilizado um link para a escolha do Itinerário no momento da matrícula, já para quem está há mais tempo no Colégio, será via Portal e App Marista Virtual, junto da rematrícula. 


Conheça os Percursos Investigativos:

cabecalho_saude.png

Ciências da Saúde e da Vida

Abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Nesse itinerário, o estudante aprofundará e ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico, no desenvolvimento da vida e da saúde.​


cabecalho_mov_sec21.png


Contexto​s e movimentos do século XXI

É um itinerário cujos conceitos e processos abordados estarão relacionados à cultura, à política, à economia e à sociedade na atualidade. Por meio de projetos de mediação e intervenção sociocultural e investigação científica, diferentes cenários serão problematizados para identificação de soluções e de reflexões do cotidiano Social.​​


cabecalho_cult_digital.png


Cultura Digital

Aborda a relação entre a humanidade e as tecnologias digitais, discutindo e problematizando a construção de uma nova cultura (cibercultura) por meio de diferentes linguagens, múltiplas interações e uma experiência de imersão. Neste itinerário,conceitoscomo comunicação, identidade, dados, informação, privacidade, design, culturas e espaços serão desenvolvidos na elaboração de projetos e prototipações criativas e inovadoras.​​


cabecalho_educ_financeira.png


Educação Financeira

A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, o itinerário de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.​​


cabecalho_processos_criativos.png


Processos criativos em múltiplas linguagens

Neste itinerário, os estudantes desenvolverão projetos por meio de diferentes dimensões, aprofundando conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias, na elaboração de processos, produtos criativos e inovadores, buscando análise e soluções para problemas identificados em diferentes contextos da sociedade, e/ou em que estão inseridos.​​


cabecalho_tecnologias.png


Tecnologias e Sociedade: sistemas e processos

Este itinerário visa articular conceitos relacionados à projeção, ao desenvolvimento, à construção e à análise de soluções que auxiliem, facilitem e transformem a vida das pessoas e da sociedade por meio do estudo das Tecnologias, Engenharias e Matemática. Nesse sentido, os diferentes métodos científicos e/ou empíricos, possibilitarão a busca de soluções e a tomada de decisão frente às questões socioculturais, ambientais, de saúde pública e econômicas.​

28239_Ascomk_Campanha 2020 - Materiais Site_botao.png