Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

O Ensino Médio marista, comprometido com a educação integral, desenvolve atividades que visam ao aprimoramento humano por meio da formação ética, espiritual, da autonomia intelectual e compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos.

​​Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o Ensino Médio Marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana. Dessa forma, incentivamos o estudante a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Em consonância com a nossa tradição, buscamos sempre inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual, como autoconhecimento, inteligência emocional, senso crítico, capacidade analítica e empreendedora, criatividade, liderança, entre outras.

Para tanto, em 2019, daremos continuidade à vivência dessas aprendizagens por meio de projetos que já estão consolidados e com novidades que visam potencializar ainda mais o nosso fazer diário. Trata-se de iniciativas que têm como foco a inovação e o protagonismo dos nossos estudantes, abrindo caminho para novos conhecimentos.

Excelência Acadêmica

Nossa proposta pedagógica alia a formação integral à excelência acadêmica. Oportunizamos espaços de aprendizagem com vivências de valores humano-cristãos integrados aos conteúdos, que, uma vez assimilados pelo estudante, contribuirão para que desenvolva um projeto de vida pautado na ética, na solidariedade, no respeito ao ambiente e na valorização da vida.

Preparação para Exames Externos

Simulados, aulões interdisciplinares com educadores de diferentes componentes curriculares, resolução de situações-problema, avaliações por área de conhecimento, entre outras atividades contribuem para o sucesso dos estudantes nos exames externos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS).

Núcleo de Aprofundamento

São oferecidos aos estudantes, em turno contrário, cursos livres, com atividades realizadas por intermédio de metodologias ativas: discussões mediadas, simulações, gameficação, entre outras. Tais experiências possibilitam que os jovens ampliem seu repertório e se posicionem frente às questões emergentes no mundo atual, marcado pelo dinamismo das relações sociais, pela circulação de informação e pela produção de saberes e subjetividades.

​Simulação Interna

A Simulação Interna do Marista João Paulo II (Simjopa), protagonizada pelos jovens, simula sessões de organismos nacionais e internacionais, nas quais são debatidos temas de relevância local, nacional e mundial. Nas simulações, os estudantes ampliam os horizontes de aprendizagem, utilizam o diálogo na solução de problemas e exercitam a cidadania.