Navegar para Cima

Nossos Diferenciais

Enem e Vestibulares

Trabalhamos de forma interdisciplinar, por meio do Sistema Marista de Educação (material didático exclusivo) e de ações preparatórias, como simulados, palestras e orientação vocacional.

​​​​​​​​​​​​​​​Quando a questão é a preparação para o futuro, nossos estudantes dispõem de apoio de professores, materiais e iniciativas dos Colégios Maristas a fim de garantir um bom desempenho no período de Enem e Vestibulares. ​Principalmente durante todo o Ensino Médio, os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, por meio do Sistema Marista de Educação (material didático exclusivo) e de ações preparatórias, como simulados, palestras, aulas de reforço e orientação vocacional. Também há uma parceria com a PUCRS para ingresso no Ensino Superior. Confira a seguir.

Preparação para exames externos

Ao longo do ano, são realizados simulados, aulões interdisciplinares com educadores de diferentes componentes curriculares, resolução de situações-problema, avaliações por área de conhecimento, entre outras atividades, que contribuem para o sucesso dos estudantes nos exames externos e processos seletivos em instituições de Ensino Superior, públicas e privadas. ​Uma das principais iniciativas é o Projeto Marista Mais+​​, que aborda conteúdos preparatórios para o Exame Educacional do Ensino Médio (Enem) e incentiva a autonomia dos estudantes. A iniciativa é voltada para o 3º ano EM e reúne conteúdos complementares disponibilizados on-line e em formato inspirado nas séries de streaming, com episódios divididos em temporadas.


​Sistema Marista de Educação​ (SME)

O Sistema Marista de Educação é uma proposta educacional voltada ao Ensino Médio, com conteúdos alinhados às diretrizes das Matrizes Curriculares Maristas. Uma solução inovadora, realizada em parceria com a FTD Educação, uma das maiores editoras do mundo e que também faz parte do institu​to marista. Com o sistema, os estudantes tem acesso a um conteúdo educacional exclusivo que favorece a excelência acadêmica no aprendizado e prepara o jovem para alcançar melhores desempenhos nos vestibulares e no Enem.

A partir do uso do SME, o processo de aprendizagem assume diferentes perspectivas não lineares, mas complementares e com inter-relações, dentre pode-se destacar: a aprendizagem consciente, cooperativa, continuada, interdisciplinar, contextualizada, significativa e como síntese pessoal.​

Vantagens da parceria com a PUCRS​

Os Colégios Maristas mantêm uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o que permite aos estudantes manterem contato com o ambiente universitário desde cedo. Os estudantes, anualmente, podem desfrutar dos espaços do campus da universidade em eventos de Rede como o Maristão (com uso de Parque Esportivo), Festival Marista de Robótica, Mostra Marista de Arte e Mostra Marista de Iniciação Científica (Prédios 40 e 41), bem como realizar passeios e atividades na TecnoPuc, Espaço Idear e Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Além disso, estudantes maristas também têm direito a isenções e desconto no processo de ingresso na universidade:

  • ​Isenção na inscrição: todos os estudantes do terceiro ano que tenham realizado o Ensino Médio completo em colégios Maristas têm isenção na inscrição para realizar o vestibular.

  • Crédito educativo: estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em Colégios da Rede Marista contam com um crédito educativo exclusivo para estudar na PUCRS. O Crédito Educativo Marista possibilita que o estudante faça a graduação pagando 40% da mensalidade e o restante parcelado em até uma vez e meia do tempo de utilização. Ou seja, em um curso de 4 anos, o estudante pagará 40% ao longo da graduação e os 60% poderão ser pagos em até 6 anos após a formatura, em parcelas fixas, reajustadas conforme o valor atualizado das mensalidades da graduação.​