Nossos Diferenciais

Robótica Educacional

Os Colégios da Rede Marista contam com uma série de iniciativas que inserem a tecnologia no cotidiano escolar, desenvolvendo protagonismo, autonomia e raciocínio lógico, entre outras habilidades.

​A Robótica Educacional integra uma série de iniciativas inovadoras que inserem a tecnologia no cotidiano escolar, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. Juntos, estudantes e educadores constroem maquetes e robôs para solucionar situações-problema, de forma a desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe, capacidade de pesquisa​, planejamento e organização, entre outras habilidades.

Além da sala de aula, é possível participar das turmas de Robótica através de modalidades extraclasse oferecidas pelos Colégios da Rede Marista, sempre por meio de atividades lúdicas que unem teoria e prática.​ Os projetos do ano letivo são culminados no Festival Marista de Robóticaevento que ocorre em Porto Alegre (RS) e reúne, anualmente, equipes de instituições de ensino de diversos estados brasileiros e diferentes países da América Latina.

​Sobre as tecnologias educacionais

No jeito marista de educar, a tecnologia é um importante aporte pedagógico. Com os projetos e iniciativas propostos no dia a dia escolar, os estudantes experienciam princípios que são importantes ao longo de toda a vida, desenvolvendo autonomia e protagonismo. As possibilidades cada vez maiores oferecidas pelos dispositivos e gadgets são consideradas maneiras de ampliar​ as formas de criar, cocriar e aprender. ​

Por estarem em constante movimento e transformação, as tecnologias auxiliam a construir respostas para temas cada vez mais ​atuais. Atuar com o apoio desses aportes é algo intrínsico ao projeto educacional dos Colégios da Rede Marista, pois é uma prática que inspira novos pensares e fazeres, disparando questionamentos, alimentando o circuito das reflexões criativas e dos posicionamentos críticos frente às questões do mundo. Além da Robótica Educacional, os estudantes se desenvolvem a partir de conceitos como gameficação, pensamento computacional e  realidade aumentada. A própria reflexão sobre a importância de dosar o uso das tecnologias digitais faz parte do processo educativo. De forma concomitante às atividades em sala de aula, é trabalhado o exercício da cidadania no contexto da sociedade hiperconectada na qual vivemos hoje.