Provas do Sistema Marista de Avaliação (Sima) | 2019

Descrição

​​​​Entre os dias 2 e 6 de setembro, os estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio realizam as provas do Sistema Marista de Avaliação (Sima). Os testes de quatro áreas do conhecimento, em consonância com cada nível de ensino, são desenvolvidos pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (Inade) e se configuram como um importante instrumento de diagnóstico que oferece aos estudantes, às suas famílias e à escola, informações que auxiliam a identificar melhorias constantes no processo de aprendizagem.

Além disso, as famílias e os estudantes preenchem um questionário sobre o seu perfil sociocultural e sua percepção sobre indicadores que impactam na aquisição do conhecimento, com vistas a obter indicadores de qualidade da sala de aula, da gestão escolar e do ambiente educativo de casa.​
Saiba mais

• O que estudar para a prova? Dedicar-se à rotina diária de estudos, contemplando leitura, compreensão e revisão dos conteúdos trabalhados ao longo do ano em todas as áreas do conhecimento. O Sima avalia o processo de aprendizagem como um todo.

• Quando sai o resultado do Sima? No final de novembro.

• Quem vê o resultado do Sima? A Direção do Colégio, os setores pedagógicos e os professores têm acesso a dados estatísticos que servem para análise e tomada de decisão em relação aos processos educativos. Já os pais e cada estudante têm acesso aos dados relativos apenas ao seu desempenho individual.

• O que ocorre no caso de falta? Como o Sima tem um único calendário para todos os Colégios Maristas, não poderemos aplicá-lo em outro dia e horário. O estudante que faltar ficará sem o seu diagnóstico do componente curricular aplicado naquele dia.

• Quando será aplicado? Confira o cronograma abaixo.

​Área do conhecimento
​Data