BRINCAR NOS COMPLETA
Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socialização, a cooperação e a solidariedade.
Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.
DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados e se expressa.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.
Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.
DIFERENCIAIS
Acolhida e
Adaptação
No início do ano, as turmas participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e rico em estímulos, facilitando a formação de vínculos entre estudantes e professores, bem como o reconhecimento dos espaços físicos da escola.
Educação Tecnológica
A linguagem tecnológica gera novas formas de
conhecer, de se relacionar com o mundo, com as pessoas, provocando a
criatividade tanto coletiva como individual. Ao fazer uso das possibilidades virtuais
interativas, as crianças encontram novas formas de se socializar.
Atendimento e
Oficinas Nutricionais
Supervisionados por uma nutricionista, as turmas da Educação Infantil realizam oficinas de culinária periódicas em Refeitório próprio, aprendendo na prática a importância de uma alimentação saudável.
Iniciação
Científica
Na Educação Infantil, acontecem encontros mensais de iniciação científica com a proposta de levar ao conhecimento das crianças o que
é Ciências, como fazer uma pesquisa, como descobrir sobre determinados fatos ou
assuntos. As atividades são definidas de acordo com o interesse e faixa etária
de cada nível e têm como objetivo despertar para perguntas e respostas,
elaborando hipóteses, gerando um olhar investigativo para possíveis
descobertas.

Formação do
Leitor
O Colégio cultiva várias formas de aproximar o estudante do universo literário, como a leitura em sala de aula, hora do conto, visitas à Biblioteca e o projeto Ciranda da Leitura. As crianças também levam para casa livros e propostas a serem realizadas em família, envolvendo os pais no hábito da leitura.
Formação de Valores
O enfoque da educação marista é a formação integral,
desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Iniciativas
despertam para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.
Novo Espaço de
Experimentação
Um ambiente pensado a partir da necessidade de um espaço
pedagógico com plantas e espaços verdes, evidenciando os contextos ecológico e
de experimentação científica no processo de aprendizagem dos estudantes. O Novo
Espaço Infantil amplia o contato com a natureza e conta com materiais planejados para que os estudantes tenham autonomia e sejam provocados a uma atitude de investigação e criação nos percursos de estudo.

PARA 2021