Níveis de Ensino

Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano)

Aprender por inteiro nos Anos Finais do Ensino Fundamental é ser cidadão e enfrentar desafios.

​​​​​​​​​​​​ENFRENTAR DESAFIOS NOS COMPLETA

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso​ possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Estudos domiciliares

​​As atividades domiciliares para este nível de ensino estão disponíveis no Marista Virtual 3.0, ambiente pedagógico on-line desenvolvido sob a plataforma Moodlerooms, mais conhecido como Moodle. Os professores organizam um roteiro de planejamento semanal, por Componente Curricular, de acordo com a carga horária do seu componente e postam na plataforma. Este roteiro contempla videoaulas, fóruns, podcats, exercícios, indicação de leituras, filmes e vídeos e a utilização dos livros didáticos. As turmas também participam diariamente de aulas síncronas pelo aplicativo Teams, de acordo com o roteiro postado pelo professor no ambiente virtual.​

Organização Curricular

Contemplando um currículo interdisciplinar, os estudantes desenvolvem trabalhos relacionando saberes das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática). Também promovemos projetos, saídas de estudos e viagens que ampliam a bagagem cultural.

High School

Promovido pela escola Way American School, o programa, lançado em 2016, permite que estudantes do 9º ano EF e do EM cursem, no ambiente do Colégio e de forma simultânea, os currículos brasileiro e estadunidense. Com um ambiente de aprendizado informatizado e aulas ministradas inteiramente em Inglês, tem como um dos seus diferenciais o convívio entre alunos e educadores nativos dos EUA. As aulas ocorrem na sala 708 (7º andar do Prédio B) à tarde. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones pelos telefones (51) 3398.5032 / 0800 006 2888 ou pelo e-mail [email protected]​.

Hábitos de Estudo

Incentivamos o estudante a conciliar os compromissos escolares com as atividades extraclasse e os momentos de lazer. Orientadores educacionais realizam trabalhos que ajudam a mapear e organizar a rotina de aprendizagem, administrar o tempo, escolher recursos informativos e adotar estratégias de estudo.

Produção textual

A produção textual, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e nas salas de aula. O componente curricular de Produção Textual está presente desde o 6º ano e garante acompanhamento individual com o Setor de Redação, que disponibiliza exclusivamente professores para o aperfeiçoamento da produção textual dos estudantes através de plantões de acompanhamento à escrita e reescrita.

AF.JPG

Viagens Culturais

Os estudantes têm a oportunidade de realizar viagens culturais para outros estados. Os jovens se familiarizam com outras culturas, pontos turísticos e históricos de cidades brasileiras fora do estado do Rio Grande do Sul, acompanhados por colegas, professores e coordenadores.

Iniciação Científica

Os estudantes desenvolvem a capacidade analítica por meio de projetos práticos, atividades em nossos Laboratórios e questionamentos em torno da ciência. Todas as pesquisas são orientadas por professores de diferentes áreas do conhecimento, e os destaques participam de feiras internas (Mostra do Saber) e externas.

Formação de Valores

O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Diversas atividades visam despertar para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.​

botao.png
PARA 2021