Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Aprender por inteiro nos Anos Iniciais EF é ser cidadão e enfrentar desafios.

​​​​​​CONSTRUIR VALORES​

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão e desenvolvendo habilidades e competências basilares para outras posteriores, mais complexas. São promovidas experiências e interações com o propósito de propiciar o protagonismo dos estudantes na construção de suas aprendizagens. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos e a interação em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos e potentes que promovem a imaginação, criação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes dialoguem, transformem e aprendam.

​DIFERENCIAIS ​

Acolhida e Adaptação

Quem chega ao Marista Rosário recebe atendimento personalizado nas ações do programa de Acolhida e Adaptação – horário diferenciado de acompanhamento às famílias e apadrinhamento.

Incentivo à Leitura

Para incentivar a formação do leitor desde cedo, contamos com horários semanais de visita à Biblioteca, hora do conto, modalidades diárias e diversificadas de leitura (socializada, mediada, individualizada), adoções trimestrais, encontros com ilustradores e escritores, projetos como Ciranda da Leitura e Clube do Livro e a plataforma de livros Elefante Letrado (1º ao 3º ano). Assim, trabalhamos a compreensão leitora, ampliação do repertório e o debate de obras literárias.

Aprendizagem na Prática

Os estudantes participam e são envolvidos em trajetórias de descoberta e experimentação que tornam as aprendizagens significativas. Essas situações são desencadeadas pelas propostas que ocorrem em ambientes diversificados:  sala de aula, pátio, Laboratório de Ciências, Espaço de Arte, Espaço Verde, LabCriar, além das saídas de estudos a museus, Casa da Juventude Marista e sede da Associação de Pais e Mestres. Dessa forma, todos os ambientes se tornam propulsores potentes de aprendizagens, pois mobilizam diferentes habilidades e interações.

​Aulas Especializadas

Durante o turno regular, ocorrem também aulas com professores especialistas nos componentes de Educação Física, Expressão Corporal, Língua Inglesa e Música. As atividades ocorrem de forma colaborativa e integrada com os demais professores da turma, ampliando as experiências e o repertório dos estudantes.

Tecnologias Educacionais

São utilizados diversos recursos tecnológicos, como dispositivos móveis, softwares, plataformas educacionais e aplicativos. As atividades complementam e subsidiam as propostas desencadeadas em sala de aula, proporcionando a construção de um espaço de aprendizagem colaborativo, dinâmico e de produção de conhecimento, protagonizadas pelo próprio estudante.

Formação de Valores

O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Iniciativas levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Espaços Diferenciados

As salas de aula do 1º ano são planejadas com uma estrutura diferenciada. Os Anos Iniciais ainda contam com Biblioteca Infantil, Sala de Música, Sala de Expressão Corporal, pátios externos, LabCriar, Laboratório de Ciências e Centro Esportivo.

Uma série de iniciativas garante o bem-estar da comunidade educativa: tempo distinto para recreio e lanche, acompanhamento de assistentes nos corredores e pátios, enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação e estacionamento.​​

Confira os horários de entrada e saída

Conheça nossos espaços