Níveis de Ensino

Anos Iniciais - Colégio Marista Rosário

Aprender por inteiro nos Anos Iniciais EF é ser cidadão e enfrentar desafios.

​​​CONSTRUIR VALORES NOS COMPLETA

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.

​DIFERENCIAIS ​

Acolhida e Adaptação

Quem chega ao Marista Rosário recebe atendimento personalizado nas ações do programa de Acolhida e Adaptação: horário
diferenciado de acompanhamento às famílias e apadrinhamento.

Incentivo à Leitura

Para incentivar a formação do leitor desde cedo, contamos com horários semanais de visita à Biblioteca, hora do conto, leituras em sala de aula e os projetos Ciranda da Leitura e Clube do Livro. Assim, trabalhamos a compreensão, ampliação do repertório e o debate de obras literárias

Aprendizagem na Prática

Os estudantes participam de momentos de aprendizado no Laboratório de Ciências, no Museu da escola, além das tarefas ao ar livre por meio de descobertas e experimentação. Todo trabalho apresenta conexão com o que é vivenciado em sala de aula, com professores e monitores atuando em conjunto.

AI.JPG

Aulas Especializadas

Nos Anos Iniciais, nosso currículo também contempla aulas de Educação Física, Expressão Corporal, Língua Inglesa e Música. O objetivo é promover a autoestima, o autoconhecimento e a motricidade das crianças. As atividades também incrementam o repertório dos estudantes e constituem um meio de integração social.

Tecnologias Educacionais

Os estudantes participam de momentos de aprendizado no Laboratório de Tecnologias Educacionais, tendo contato com softwares e aplicativos. Todas as atividades se conectam às vivências em sala de aula, promovendo novas conexões e desenvolvendo habilidades e competências.

Formação de Valores

O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Iniciativas levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Espaços Diferenciados

As salas de aula do 1º ano são planejadas com uma estrutura diferenciada. Os Anos Iniciais ainda contam com Biblioteca Infantil, Sala de Música, Sala de Expressão, Pátios externos, Laboratório de Informática, Museu de Ciências e Centro Esportivo.

Uma série de iniciativas garante o bem-estar da comunidade educativa: enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação e estacionamento.

botao_site.png
PARA 2020