Níveis de Ensino

Anos Finais

Aprender por inteiro nos Anos Finais EF é ser cidadão e enfrentar desafios.

​​​​​ENFRENTAR DESAFIOS NOS COMPLETA

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Organização Curricular

Contemplando um currículo interdisciplinar, os estudantes desenvolvem trabalhos relacionando saberes das quatro áreas do
conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática). Também promovemos projetos, saídas de campo e viagens que ampliam a bagagem cultural.

High School

Promovido pela escola Way American School, o programa, lançado em 2016, permite que estudantes do 9º ano EF e do EM cursem, no ambiente do Colégio e de forma simultânea, os currículos brasileiro e estadunidense. Com um ambiente de aprendizado informatizado e aulas ministradas inteiramente em Inglês, tem como um dos seus diferenciais o convívio entre alunos e educadores nativos dos EUA. As aulas ocorrem na sala 708 (7º andar do Prédio B) à tarde. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3284.1290 / 4061.9149 ou no e-mail [email protected]

Hábitos de Estudo

Incentivamos o estudante a conciliar os compromissos escolares com as atividades extraclasse e os momentos de lazer. Orientadores educacionais realizam trabalhos que ajudam a mapear e organizar a rotina de aprendizagem, administrar o tempo, escolher recursos informativos e adotar estratégias de estudo.

Produção textual

A produção textual, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e nas salas de aula. O componente curricular de Produção Textual está presente desde o 6º ano e garante acompanhamento individual com o Setor de Redação, que disponibiliza exclusivamente professores para o aperfeiçoamento da produção textual dos estudantes através de plantões de acompanhamento à escrita e reescrita.

AF.JPG

Viagens Culturais

Os estudantes têm a oportunidade de realizar viagens culturais para outros estados. Os jovens se familiarizam com outras culturas, pontos turísticos e históricos de cidades brasileiras fora do estado do Rio Grande do Sul, acompanhados por colegas, professores e coordenadores.

Iniciação Científica

Os estudantes desenvolvem a capacidade analítica por meio de projetos práticos, atividades em nossos Laboratórios e questionamentos em torno da ciência. Todas as pesquisas são orientadas por professores de diferentes áreas do conhecimento, e os destaques participam de feiras internas (Mostra do Saber) e externas.

Formação de Valores

O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Diversas atividades visam despertar para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.​

af.png