Níveis de Ensino

Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano)

Aprender por inteiro nos Anos Finais do Ensino Fundamental é ser cidadão e enfrentar desafios.

​​​​​​​​​​​​​​DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E FORMAÇÃO INTEGRAL​

Os desafios se acentuam neste período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante, aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo, visando à sua formação integral.

Nossa ação pedagógica é fundamentada no Projeto Educativo Brasil Marista, nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais temas de estudos são desenvolvidos de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

DIFERENCIAIS

Organização Curricular

Por meio da metodologia Sequência Didática, contemplamos um currículo interdisciplinar, que desenvolve as competências e habilidades dos estudantes, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática). Também promovemos projetos, clubes, saídas de estudos e viagens que ampliam o repertório cultural e o protagonismo estudantil. ​

Hábitos de Estudo

Incentivamos o estudante a conciliar os compromissos escolares com as atividades extraclasse e os momentos de lazer. Orientadores educacionais e professores conselheiros realizam propostas que ajudam a mapear e a organizar a rotina de aprendizagem, administrar o tempo, escolher recursos informativos e adotar estratégias de estudo. ​

Produção Textual

A produção textual, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e nas salas de aula. O componente curricular de Produção Textual está presente desde o 6º ano e garante acompanhamento individualizado com o Setor de Redação, que disponibiliza exclusivamente professores, para o aperfeiçoamento da produção textual dos estudantes, através de plantões de acompanhamento à escrita.​​

Viagens Culturais

É oportunizado aos estudantes, por adesão das famílias, a realização de Viagens Culturais para outros estados do Brasil. Essas viagens buscam, pedagogicamente, ampliar o conhecimento e o repertório cultural e relacionar a aprendizagem de sala de aula ao cotidiano, visando ao exercício da autonomia e da investigação. Os estudantes são acompanhados por educadores e colegas.

Iniciação Científica

Nas atividades voltadas para a produção do conhecimento científico, os estudantes realizam pesquisas com professores orientadores de diferentes áreas do conhecimento, as quais ampliam e sistematizam o saber. Ao final do processo de pesquisa, as produções são apresentadas na Mostra do Saber, proposta que visa compartilhar aprendizagens entre estudantes e comunidade escolar, desenvolvendo competências e habilidades para uma atuação mais cidadã, protagonista e transformadora. Os estudantes de 6º e 7º anos têm a possibilidade de participar do Clube de Ciências, uma parceria com a PUCRS.

Formação de Valores

O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Diversas atividades visam despertar para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. ​​

Confira os horários de entrada e saída

Conheça nossos espaços