Níveis de Ensino

Aprender por inteiro na Educação Infantil é valorizar cada novo significado.

​​​​​A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socialização, a cooperação e a solidariedade.

Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras fo​​​​rmas de expressão da criança e de sua relação com o mundo e com o outro. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a interação, a descoberta, a autonomia e o protagonismo. ​​

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL​

Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório familiar e cultural. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos com as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e como ela se apropria de significados e se expressa.

A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam entre si e com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, os projetos emergem das curiosidades trazidas, sendo oferecidas experiências e exploração de diversos materiais a fim de oportunizar a construção e a qualificação de seus saberes.

Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores e cumprem os objetivos de aprendizagem apontados nos Campos de Experiências presentes na Matriz Curricular da Educação Infantil Marista.  Isto é, desenvolvem experiências de grafismo, corporeidade, música, literatura e pesquisa, além de experiências envolvendo o contato com a natureza, construções matemáticas, jogos de consciência fonológica e linguagem tecnológica.

DIFERENCIAIS

Acolhida e Adaptação

No início do ano, as turmas participam de atividades planejadas intencionalmente, visando à integração e adaptação dos estudantes ao ambiente escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente em que o acolhimento, o olhar e as experiências sejam ricos em estímulos e significados, facilitando a formação de vínculos entre estudantes e professores, bem como o reconhecimento dos espaços físicos da escola.

A parceria entre a família e a escola é de fundamental importância, pois, no período de adaptação, constitui-se a comunidade educativa, formada pelas crianças, suas famílias e os educadores. A plenitude dessa parceria, através da transparência, da escuta sensível e da confiança, alicerçará o percurso de cada estudante na Educação Infantil, respeitando o espaçotempo de cada um para se desenvolver.​

Educação Tecnológica

A linguagem tecnológica gera novas formas de conhecer, de se relacionar com o mundo e com as pessoas, provocando a criatividade tanto coletiva como individual. Ao fazer uso das possibilidades virtuais interativas, as crianças encontram novas formas de se socializar e construir seus conhecimentos.

Atendimento e Oficinas Nutricionais

Supervisionados por uma nutricionista, as turmas da Educação Infantil realizam oficinas de culinária periódicas em refeitório próprio, aprendendo na prática a importância de uma alimentação saudável.​​

Formação do Leitor

O Colégio cultiva várias formas de aproximar o estudante do universo literário, como a leitura em sala de aula, hora do conto, visitas à Biblioteca e através dos projetos de leitura de cada Nível da Educação Infantil. As crianças também levam para casa livros e propostas a serem realizadas em família, envolvendo os pais no hábito da leitura.

Formação de Valores

O enfoque da educação marista é a formação integral, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Iniciativas despertam para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Ateliê e Espaço Verde

O Ateliê é um espaço pensado e organizado com possibilidades de experimentação a partir de materialidades diversas, provocando a exploração, a investigação e a imaginação, onde os estudantes podem inventar, levantar hipóteses, comprová-las ou não. O Ateliê está localizado no Espaço Verde, ambiente que proporciona o contato com a natureza, com a presença de plantas e árvores frutíferas, espaço para o cultivo de pequenas hortaliças, areia, brinquedos e materiais planejados para que os estudantes desenvolvam a autonomia e sejam provocados à investigação e à criação nos seus percursos de aprendizagem. ​​

Clique abaixo e saiba mais sobre as atividades da Educação Infantil.

Campanha_botão matrículas-01- site.png

Saiba mais sobre o processo de matrícula aqui​

​Confira os horários de entrada e saída

Conheça nossos espaços​