Níveis de Ensino

Aprender por inteiro na Educação Infantil é valorizar cada novo significado.

​BRINCAR NOS COMPLETA

​Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socia​lização,​ a cooperação e a solidariedade.​​

​Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.​​

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL​

​Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​​

Acolhida e Adaptação

No início do ano, as turmas participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente escolar acolhedor, familiar e rico em estímulos, facilitando a formação de vínculos entre estudantes e professores, bem como o reconhecimento dos espaços físicos da escola.

​Educação Tecnológica

A linguagem tecnológica gera novas formas de conhecer, de se relacionar com o mundo, com as pessoas, provocando a criatividade tanto coletiva como individual. Ao fazer uso das possibilidades virtuais interativas, as crianças encontram novas formas de se socializar.

Atendimento e Oficinas Nutricionais

​Supervisionados por uma nutricionista, as turmas da Educação Infantil realizam oficinas de culinária periódicas ​​em Refeitório próprio, aprendendo na prática a importância de uma alimentação saudável.

Iniciação Científica

Na Educação Infantil, acontecem encontros mensais de iniciação científica com a proposta de levar ao conhecimento das crianças o que é Ciências, como fazer uma pesquisa, como descobrir sobre determinados fatos ou assuntos. As atividades são definidas de acordo com o interesse e faixa etária de cada nível e têm como objetivo despertar para perguntas e respostas, elaborando hipóteses, gerando um olhar investigativo para possíveis descobertas.

EI.JPG

Formação do Leitor

​O Colégio cultiva várias formas de aproximar o estudante do universo literário, como a leitura em sala de aula, hora do conto, visitas à Biblioteca e o projeto Ciranda da Leitura. As crianças também levam para casa livros e propostas a serem realizadas em família, envolvendo os pais no hábito da leitura.

​Formação de Valores

O enfoque da educação marista é a formação integral, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Iniciativas despertam para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

​Novo Espaço de Experimentação

Um ambiente pensado a partir da necessidade de um espaço pedagógico com plantas e espaços verdes, evidenciando os contextos ecológico e de experimentação científica no processo de aprendizagem dos estudantes. O Novo Espaço Infantil amplia o contato com a natureza e conta com materiais planejados para que os estudantes tenham autonomia e sejam provocados a uma atitude de investigação e criação nos percursos de estudo.

mosaico-fotos-ei-02.png