Níveis de Ensino

Ensino Médio - Colégio Marista Rosário

Aprender por inteiro no Ensino Médio é manter o futuro em movimento.

​​​​​​​MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO NOS COMPLETA

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​​​

Terceirão

O Marista Rosário foi pioneiro em oferecer períodos extras de revisão dos 1º e 2º anos EM na estrutura curricular do 3º ano EM.

Adaptação Curricular

O projeto visa ao acompanhamento e à adaptação de novos estudantes no ambiente escolar, oferecendo aulas extras de apoio durante o primeiro mês de aula. Com isso, é possível retomar conteúdos considerados pré-requisitos do ano e identificar possíveis lacunas de aprendizagem a serem trabalhadas.

Foco no Enem e Vestibular

Com o objetivo de preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, contamos com uma carga horária diferenciada de 35​ períodos semanais no 1º e 2º anos do Ensino Médio e 40 no 3º ano. Também realizamos simulados com questões nos moldes da UFRGS e do Enem, além de auxiliarmos o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem por meio do projeto Hábitos de Estudo e plantões permanente​s de Produção Textual.

High School

Criado em 2016, é promovido pela escola Way American School e permite que estudantes do 9º ano EF e do EM cursem, no ambiente do Colégio e de forma simultânea, os currículos brasileiro e estadunidense. Com um ambiente de aprendizado informatizado e aulas ministradas inteiramente em Inglês, tem como um dos seus diferenciais o convívio entre alunos e educadores nativos dos EUA. As aulas ocorrem na sala 708 (7º andar do Prédio B) à tarde.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3284.1290 / 4061.9149 ou no e-mail [email protected]

Atendimentos presenciais na escola ocorrem nas terças, quintas e sextas-feiras, das 9h às 18h.

Pensando no Futuro

​Por meio de testes vocacionais, palestras com profissionais e eventos, o projeto de orientação profissional estimula o jovem a ​refletir sobre sua escolha profissional e formação de carreira. São realizadas também atividades voltadas ao projeto de vida, empreendedorismo e iniciação científica.

Formação de Lideranças

O exercício da liderança se dá no cotidiano escolar, desde as atividades de apoio estudantil na sala de aula até a representação das turmas. Os líderes de turma participam de momentos formativos, acompanhados pela Orientação Educacional. ​Possuímos também projetos específicos, como Grêmio Estudantil Rosariense (GER), Voluntariado e Pastoral Juvenil Marista (PJM), nos quais os jovens desenvolvem habilidades de liderança em uma perspectiva solidária e crítica.

EM.JPG

​Produção textual

A fluência, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e em​ sala de aula. Desde o 6º ano do Ensino Fundamental, a produção textual é o componente curricular que foca essencialmente na produção de diferentes tipos de textos, mas no Ensino Médio ela ganha destaque, com carga horária intensificada.

Intercâmbio

O projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes​ proporciona aos estudantes viagens para outros países para ampliar seus conhecimentos. Os estudantes do 9º ano EF viajam para o Canadá, o 1​º ano EM para a Inglaterra e o 2​º ano EM para a Austrália e Nova Zelândia.

Formação de valores

O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Momentos de formação despertam para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.​

Estudos de Recuperação

Ocorrem de forma contínua, sendo dirigidos aos estudantes com dificuldades durante o processo de ensino e ​aprendizagem. São oferecidos em aula, com revisões e atividades adicionais, além da oferta de aulas extras, em horários diferentes. Nos componentes curriculares com maior carga horária e de acordo com a necessidade indicada pelo professor, são ofertados Estudos de Recuperação Permanente semanal, após a primeira avaliações do trimestre até a avaliação trimestral.

botao_site.png
PARA 2020