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Níveis de Ensino

Ensino Médio

Aprender por inteiro no Ensino Médio é manter o futuro em movimento.

​​​​​​​​​​​​MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO NOS COMPLETA

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor. ​

DIFERENCIAIS

Ensino bimodal​

As atividades pedagógicas propostas neste período de afastamento compreendem materiais de revisão e a introdução e o desenvolvimento de novos conteúdos disponibilizados no Marista Virtual 3.0. Todas as propostas e orientações têm como base o planejamento trimestral, com a utilização do material didático Sistema Marista de Educação (SME) e outros materiais pertinentes para contribuir com a aprendizagem dos estudantes. Semanalmente os estudantes recebem o cronograma com as aulas síncronas e o roteiro de estudos com orientações para a semana. As aulas síncronas são momentos de interação simultâneos entre professores e estudantes pelo aplicativo Teams. Além disso, diferentes atividades são postadas no Marista Virtual 3.0 para contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes. As atividades são propostas de acordo com o planejamento de cada professor e especificidades do componente curricular.

Terceirão

O Marista Rosário foi pioneiro em oferecer períodos extras de revisão dos 1º e 2º anos EM na estrutura curricular do 3º ano EM. Os componentes oferecidos no Terceirão seguem o desenvolvimento de habilidades e competências da estrutura curricular do ano em questão com um professor específico.  Os conteúdos de revisão são trabalhados com um professor diferente, o qual preconiza a revisão dos conteúdos trabalhados nos anos anteriores. O trabalho colaborativo entre os professores contribui tanto para a consolidação das diferentes aprendizagens quanto à preparação das diversas atividades que compõem o projeto de vida dos nossos estudantes.​

Marista Mais+

O cenário da educação está em evolução constante e tem crescido de forma ainda mais acelerada neste período atípico. O papel da tecnologia nesse contexto se fortaleceu, expandindo o conceito de sala de aula. Cientes das oportunidades, a Rede Marista criou o Marista Mais+, um projeto complementar ao ensino presencial que visa construir ações para aprimorar e intensificar os estudos para as avaliações externas, contribuindo com o conhecimento, identidade e projeto de vida de nossos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A programação conta com episódios em áudio de conteúdos por área do Conhecimento + Redação, lives e webinars temáticos.

Adaptação Curricular

O projeto busca o acompanhamento e a adaptação de novos estudantes no ambiente escolar, oferecendo aulas extras de apoio durante o primeiro mês de aula. Com isso, é possível retomar conteúdos considerados pré-requisitos do ano e identificar possíveis lacunas de aprendizagem a serem trabalhadas.​

Foco no Enem e Vestibular

Com o objetivo de preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, contamos com uma carga horária diferenciada de 35 períodos semanais no 1º e 2º anos do Ensino Médio e 40 no 3º ano. Também realizamos simulados com questões nos moldes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de auxiliarmos o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem por meio do projeto Hábitos de Estudo e de plantões permanente s de Produção Textual.

High School

Criado em 2016, é promovido pela escola Way American School e permite que estudantes do 9º ano EF ao 2º ano EM cursem, no ambiente do Colégio e de forma simultânea, os currículos brasileiro e estadunidense. Com um ambiente de aprendizado informatizado e aulas ministradas inteiramente em inglês, tem como um dos seus diferenciais o convívio entre alunos e educadores nativos dos EUA. As aulas ocorrem na sala 708 (7º andar do Prédio B), à tarde. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3398.5032 / 0800 006 2888 ou pelo e-mail [email protected]

Pensando no Futuro

​Por meio de atividades vivenciais, bate-papo com ex-alunos, profissionais e eventos, o projeto de orientação profissional estimula o jovem a refletir sobre sua escolha profissional e formação de carreira. São realizadas também atividades voltadas ao empreendedorismo e à iniciação científica, bem como aquelas relacionadas ao projeto de vida, que estimulam o estudante a diversificar seus percursos de aprendizagem, realizando diferentes experiências para além do currículo regular. Os estudantes também têm a oportunidade de acesso à plataforma de Orientação de Carreira “Minha Escolha". Uma plataforma intuitiva que oferece teste para auxiliar na futura escolha profissional e para indicar as possibilidades de cursos compatíveis com o perfil de cada estudante.


Formação de Lideranças

O exercício da liderança se dá no cotidiano escolar, desde as atividades de apoio estudantil na sala de aula até a representação das turmas. Os líderes de turma participam de momentos formativos, acompanhados pela Orientação Educacional. Possuímos também projetos específicos, como Grêmio Estudantil Rosariense (GER), Voluntariado e Pastoral Juvenil Marista (PJM), nos quais os jovens desenvolvem habilidades de liderança em uma perspectiva solidária e crítica.

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​Produção textual

A fluência, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e em sala de aula. Desde o 6º ano do Ensino Fundamental, a produção textual é o componente curricular que foca essencialmente na produção de diferentes tipos de textos, mas, no Ensino Médio, ela ganha destaque devido à carga horária intensificada.

Buscando facilitar, qualificar e ampliar a produção escrita, o Colégio desenvolve um projeto de produção textual com os estudantes. Trata-se da parceria com a plataforma Redação Nota 1000, a qual tem um suporte de tecnologia favorável e inovador para a avaliação textual e desenvolvimento da escrita. No atual contexto, sua utilização contribui com o desenvolvimento e acompanhamento das atividades online. O site possibilita a postagem e o acompanhamento das tarefas de redação de cada estudante, acompanhamento de interações dos alunos com as suas atividades, acesso a mais de 400 temas de diversos gêneros textuais e diversos recursos: envio de redações manuscritas, colocação de comentários nos textos, reescrita, relatório de desempenho detalhado dos estudantes e da turma. ​

Intercâmbio

O projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes​ proporciona aos estudantes viagens para outros países para ampliar seus conhecimentos. Os destinos são: Canadá, Inglaterra e Austrália e Nova Zelândia.

Formação de valores

O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Momentos de formação despertam para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. ​

Estudos de Recuperação

Os Estudos de Recuperação são oportunidades para retomada de pontos importantes dos conteúdos com vistas à consolidação da aprendizagem. Essa recuperação ocorre por intermédio de estudos adicionais ou tarefas complementares e pela oferta de aulas no contraturno, quando o estudante não tiver aulas no turno inverso regular. Nos componentes curriculares com maior carga horária e de acordo com a necessidade indicada pelo professor, são ofertados Estudos de Recuperação Ampliados semanal. Além disso, há a oferta do Estudo de Recuperação Trimestral, que oportuniza aos estudantes a retomada de conteúdos após a primeira avaliação do trimestre, com duração até o período de avaliações de provas trimestrais.

Iniciação Científica

Desenvolver metodologias, nas quais a curiosidade e a pergunta sejam o pressuposto do aprendizado, garantem a emancipação dos sujeitos-jovens e seu entendimento da realidade, tornando o ensino mais atraente, prazeroso e de qualidade. Nesse contexto de aprendizagem, com os princípios da iniciação científica, o professor é um instigador/problematizador do conhecimento por meio da pesquisa, e os estudantes, autores de suas aprendizagens e de seus desejos de conhecer o mundo.

A intencionalidade de desenvolver a pesquisa na Educação Básica está relacionada à utilização da investigação científica como instrumento de aprendizagem; com a percepção de que os conhecimentos discutidos em sala de aula relacionam-se com diversas questões cotidianas; ao desenvolvimento e incentivo pelo gosto de todas as ciências; e à aproximação das demandas científicas do Ensino Médio com as exigências do Ensino Superior.

Novo Ensino Médio

A implementação do Novo Ensino Médio representa a oportunidade de revitalizá-lo. Iniciaremos essa implementação em 2022 com o 1° ano EM. Essa renovação acontece amparada nos pressupostos conceituais que concebem a construção de um currículo inovador com as marcas de nossa tradição; o diálogo com as juventudes acerca dos desafios emergentes no século XXI; a busca pela qualidade e garantia de aprendizagens significativas; e o ensino para ação democrática.

Nossa arquitetura curricular buscará evidenciar traços de inovação a partir dos indicativos normativos da educação brasileira e das especificidades pedagógicas da educação marista. Disso, deriva-se nosso compromisso com a formação integral das juventudes e, complementarmente, com os pressupostos derivados da BNCC. Assim sendo, nossa arquitetura organiza-se a partir de duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos (IF).

Os Itinerários Formativos, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, serão articulados por meio de eixos estruturantes, sejam eles:

Investigação Científica, para o aprofundamento de conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos a serem utilizados em procedimentos de investigação voltados ao enfrentamento de situações cotidianas e demandas locais e coletivas. Também para a proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Processos Criativos, para o aprofundamento e a aplicação do conhecimento científico, a construção e criação de experimentos, modelos, protótipos para a criação de processos ou produtos que atendam a demandas pela resolução de problemas identificados na sociedade.

Mediação e Intervenção Sociocultural, para a mobilização de conhecimentos de uma ou mais áreas para mediar conflitos, promover entendimento e implementar soluções para questões e problemas identificados na comunidade.

Empreendedorismo, para a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas para a formação de organizações com variadas missões voltadas ao desenvolvimento de produtos ou à prestação de serviços inovadores com o uso de tecnologias.

Além da implementação do Novo Ensino Médio que despenderá estratégias diversificadas em 2022 com os estudantes do 1° ano EM, seguimos com nossas proposições com os 2°e 3° anos EM, acompanhando esses jovens no desenvolvimento de suas habilidades enquanto trilham, conosco, seu projeto de vida.​