Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

Aprender por inteiro no Ensino Médio é manter o futuro em movimento.

​​​​​​​​​​​MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO NOS COMPLETA

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​​​

DIFERENCIAIS

Estudos Domiciliares 

As atividades pedagógicas propostas neste período de afastamento compreendem materiais de revisão e a introdução e o desenvolvimento de novos conteúdos disponibilizados no Marista Virtual 3.0. Todas as propostas e orientações tem como base o planejamento trimestral, com a utilização do material didático Sistema Marista de Educação (SME) e outros materiais pertinentes para contribuir com a aprendizagem dos estudantes. Semanalmente os estudantes recebem o cronograma com as aulas síncronas e o roteiro de estudos com orientações para a semana. As aulas síncronas são momentos de interação simultâneos entre professores e estudantes pelo aplicativo Teams. Além disso, diferentes atividades são postadas no Marista Virtual 3.0 para contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes. As atividades são propostas de acordo com o planejamento de cada professor e especificidades do componente curricular.

Terceirão

O Marista Rosário foi pioneiro em oferecer períodos extras de revisão dos 1º e 2º anos EM na estrutura curricular do 3º ano EM.​

Marista Mais+

O cenário da educação está em evolução constante e tem crescido de forma ainda mais acelerada nesse período atípico. O papel da tecnologia nesse contexto se fortaleceu, expandindo o conceito de sala de aula. Cientes das oportunidades, a Rede Marista criou o Marista Mais+, um projeto complementar ao ensino presencial que visa construir ações para aprimorar e intensificar os estudos para as avaliações externas, contribuindo com o conhecimento, identidade e projeto de vida de nossos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. A programação conta com episódios em áudio com conteúdos por área do Conhecimento + Redação e lives e webinares temáticos.​

Adaptação Curricular

O projeto visa o acompanhamento e adaptação de novos estudantes no ambiente escolar, oferecendo aulas extras de apoio durante o primeiro mês de aula. Com isso, é possível retomar conteúdos considerados pré-requisitos do ano e identificar possíveis lacunas de aprendizagem a serem trabalhadas.

Foco no Enem e Vestibular

Com o objetivo de preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, contamos com uma carga horária diferenciada de 35​ períodos semanais no 1º e 2º anos do Ensino Médio e 40 no 3º ano. Também realizamos simulados com questões nos moldes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de auxiliarmos o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem por meio do projeto Hábitos de Estudo e plantões permanente​s de Produção Textual.

High School

Criado em 2016, é promovido pela escola Way American School e permite que estudantes do 9º ano EF ao 2º ano EM cursem, no ambiente do Colégio e de forma simultânea, os currículos brasileiro e estadunidense. Com um ambiente de aprendizado informatizado e aulas ministradas inteiramente em Inglês, tem como um dos seus diferenciais o convívio entre alunos e educadores nativos dos EUA. As aulas ocorrem na sala 708 (7º andar do Prédio B), à tarde. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3398.5032 / 0800 006 2888 ou pelo e-mail [email protected]​. 


Pensando no Futuro

​Por meio de testes vocacionais, palestras com profissionais e eventos, o projeto de orientação profissional estimula o jovem a ​refletir sobre sua escolha profissional e formação de carreira. São realizadas também atividades voltadas ao projeto de vida, empreendedorismo e iniciação científica. Os estudantes também têm a oportunidade de acesso à plataforma de Orientação de Carreira “Minha Escolha”. Uma plataforma intuitiva que oferece teste para auxiliar na futura escolha profissional e para indicar as possibilidades de cursos compatíveis com o perfil de cada estudante.


Formação de Lideranças

O exercício da liderança se dá no cotidiano escolar, desde as atividades de apoio estudantil na sala de aula até a representação das turmas. Os líderes de turma participam de momentos formativos, acompanhados pela Orientação Educacional. ​Possuímos também projetos específicos, como Grêmio Estudantil Rosariense (GER), Voluntariado e Pastoral Juvenil Marista (PJM), nos quais os jovens desenvolvem habilidades de liderança em uma perspectiva solidária e crítica.

EM.JPG

​Produção textual

A fluência, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e em​ sala de aula. Desde o 6º ano do Ensino Fundamental, a produção textual é o componente curricular que foca essencialmente na produção de diferentes tipos de textos, mas no Ensino Médio ela ganha destaque, com carga horária intensificada.

Intercâmbio

O projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes​ proporciona aos estudantes viagens para outros países para ampliar seus conhecimentos. Os destinos são: Canadá, Inglaterra e Austrália e Nova Zelândia.

Formação de valores

O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Momentos de formação despertam para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.​

Estudos de Recuperação

Os Estudos de Recuperação são oportunidades para retomada de pontos importantes dos conteúdos com vistas à consolidação da aprendizagem. Essa recuperação ocorre por intermédio de estudos adicionais ou tarefas complementares e pela oferta de aulas no contraturno, quando o estudante não tiver aulas no turno inverso regular. Nos componentes curriculares com maior carga horária e de acordo com a necessidade indicada pelo professor, são ofertados Estudos de Recuperação Ampliado semanal. Além disso, há a oferta do Estudo de Recuperação Trimestral, que oportuniza aos estudantes a retomada de conteúdos após a primeira avaliação do trimestre com duração até o período de avaliações de provas trimestrais. 

botao.png
PARA 2021