Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

Aprender por inteiro no Ensino Médio é manter o futuro em movimento.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO NOS COMPLETA

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor. ​

DIFERENCIAIS

Foco no Enem e Vestibular + Terceirão

Com o objetivo de preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, contamos com uma carga horária diferenciada de 35 períodos semanais no 1º e 2º anos do Ensino Médio e 40 no 3º ano. Também realizamos simulados com questões nos moldes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de auxiliarmos o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem por meio do projeto Hábitos de Estudo e plantões permanente s de Produção Textual. O Marista Rosário foi pioneiro em oferecer períodos extras de revisão dos 1º e 2º anos EM na estrutura curricular do 3º ano EM.

High School

Criado em 2016, é promovido pela escola Way American School e permite que estudantes do 9º ano EF ao 2º ano EM cursem, no ambiente do Colégio e de forma simultânea, os currículos brasileiro e estadunidense. Com um ambiente de aprendizado informatizado e aulas ministradas inteiramente em Inglês, tem como um dos seus diferenciais o convívio entre alunos e educadores nativos dos EUA. As aulas ocorrem na sala 708 (7º andar do Prédio B), à tarde. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3398.5032 / 0800 006 2888 ou pelo e-mail [email protected] .

Pensando no Futuro

Por meio de testes vocacionais, palestras com profissionais e eventos, o projeto de orientação profissional estimula o jovem a refletir sobre sua escolha profissional e formação de carreira. São realizadas também atividades voltadas ao projeto de vida, empreendedorismo e iniciação científica. Os estudantes também têm a oportunidade de acesso à plataforma de Orientação de Carreira “Minha Escolha". Uma plataforma intuitiva que oferece teste para auxiliar na futura escolha profissional e para indicar as possibilidades de cursos compatíveis com o perfil de cada estudante.

Intercâmbio

O projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, novos saberes proporciona aos estudantes viagens para outros países para ampliar seus conhecimentos. Os destinos são: Canadá, Inglaterra e Austrália e Nova Zelândia.

Estudos de Recuperação

Os Estudos de Recuperação são oportunidades para retomada de pontos importantes dos conteúdos com vistas à consolidação da aprendizagem. Essa recuperação ocorre por intermédio de estudos adicionais ou tarefas complementares e pela oferta de aulas no contraturno, quando o estudante não tiver aulas no turno inverso regular. Nos componentes curriculares com maior carga horária e de acordo com a necessidade indicada pelo professor, são ofertados Estudos de Recuperação Ampliado semanal, ao longo do ano.

Plataformas de avaliações externas

Utilização da Plataforma Redação Nota Mil como possibilidade de avaliação externa para regulação do processo de desenvolvimento de habilidade e competências dos nossos estudantes na produção textual, ao longo de todo o Ensino Médio. Plataforma Evolucional para o terceirão com a aplicação de dois simulados externos, baseados na matriz do ENEM e, com base nos resultados, cada estudante conta com um plano de estudos personalizado, que enfoca potencialidades e pontos de maior atenção para a organização dos estudos. Os professores também analisam os resultados e ajustam o planejamento para que contemple as necessidades identificadas, dentro da matriz curricular do Marista Rosário. ​

NOVO ENSINO MÉDIO

 


Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em janeiro de 2022, o novo currículo foi implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista é composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos. ​

A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos. 

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante. ​

cabecalho_saude.png

Conheça os Percursos Investigativos Optativos | 1º e 2º ano EM

Nos Percursos Investigativos Optativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. 

Parceria com a PUCRS | 2º ano EM 

Acreditamos na inovação como elemento de transformação dos conhecimentos e das experiências escolares, com essa parceria nossos estudantes terão a oportunidade de escolher, conforme suas preferências, duas unidades optativas online entre sete opções disponíveis, visando a ampliação dos seus conhecimentos e possibilitando novas experiências no seu percurso como estudante do Ensino Médio. Para essa etapa, foram determinados sete Unidades Curriculares Optativas: Influenciadores e Marketing Digital, Relações Étnico-raciais, Negócios Digitais, Trabalho Integrado em Saúde, Artes & Linguagens Visuais, Introdução ao Mercado Financeiro e Sustentabilidade. ​