Nossos espaços - Colégio Marista Rosário

​​​​​​​​​Diariamente, os estudantes constroem conhecimentos que vão além da sala de aula. Dessa forma, o colégio compreende todos os locais como espaços pedagógicos que podem se constituir em um lugar de ensinar-aprender segundo a intencionalidade do projeto pedagógico.

Os ambientes para os Colégios da Rede Marista:

Entendemos os ambientes educativos como de extrema relevância para o sucesso da aprendizage​m. Consideramos os espaços arquitetônicos produtos e produtores das relações entre os sujeitos, pois eles agem na educação como um terceiro educador.

O ambiente físico escolar é o local de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. É nesse ambiente que formamos o nosso ser social, através da sociabilização, da construção de conhecimento e de relações, das interações, pelas mudanças sociais e pelas adaptações que sofremos. É na convivência com o outro que o ser humano vai construindo sua aprendizagem, transformando a si e ao meio onde está inserido.

O Projeto Educativo do Brasil Marista destaca que todos os espaços educam e se constituem em lugares de aprender e ensinar de acordo com as intencionalidades da escola e dos sujeitos que nela atuam. As linguagens e as tecnologias constituem-se também em importantes instrumentos de mediação e objetos de pesquisa, investigação e conhecimento. Possibilitando a elaboração/organização do pensamento, a sistematização do conhecimento produzido e a constituição de espaços da pesquisa, da ludicidade, do sorriso e do inusitado.

O ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens, e os que aprendem respondem à elas. As crianças e os jovens são verdadeiros protagonistas da sua aprendizagem, na vivência ativa com outras pessoas e com objetos que possibilitam descobertas pessoais num espaço onde será realizado um trabalho individual ou em grupos.

Fator humano

Por muito tempo, a pedagogia focou o processo de ensino no professor, supondo que, como decorrência, estaria valorizando o conhecimento, contudo, atualmente, sabemos que esse contexto mudou e ganhou novas perspectivas.

Quando se leva em conta que o espaço é um ambiente educador, não é apenas o professor que assume o papel central no ensino. Todos que trabalham no ambiente escolar passam a exercer a função de educador.​

Conheça um pouco dos nossos ambientes:

Educação Infantil

Além de serem planejadas para atender às crianças, as salas de aula estão situadas em uma área específica do Colégio (Prédio B), com recepção própria para este nível.

Espaços da Educação Infantil: Biblioteca Infantil, Espaço Arte, Sala de Expressão, Sala de Música, Refeitório, Auditório, Pátios externo e interno exclusivos para a Educação Infantil, Laboratório de Informática adaptado e Espaço Verde (compartilhado com turmas do 1º ano EF).

Inauguracao_espaco_infantil (54).JPG
Espaço Verde

Anos Iniciais EF

Espaços dos Anos Iniciais: Biblioteca Infantil, Sala de Música, Sala de Expressão e Pátios. As salas de aula do 1º ano são adaptadas com espaço para brincadeiras e banheiro.

Área infantil da Biblioteca

Recepção da Biblioteca

Turno Integral

Ambientes para estudantes da Educação Infantil até o 5º ano EF.

Espaços do Turno Integral: Salas de aula exclusivas, sala de descanso, sala de expressão, refeitório.

Anos Finais EF

Espaços dos Anos Finais: Biblioteca, Sala de Artes, Laboratório de Ciências e Setor de Redação (Prédio B).

​Ensino Médio

Espaços do Ensino Médio: Setor de Redação, Sala de Estudos, lounge para descanso, salas de aula temáticas de países com a presença marista no mundo, climatizadas e equipadas com lousa digital, Laboratórios de Física, Química e Biologia.

8.jpg   9.JPG​​​​
Espaços exclusivos do EM

Para todos os níveis

Biblioteca, Auditórios, Pátios externos, Museu de Ciências, Laboratórios de Informática, Capela e Centro Esportivo.

Cantinas (3º andar do prédio B, térreo e 1º andar do prédio A e Centro Esportivo), Restaurante Sabor Família (4º andar do prédio B), Área de Convivência, Livraria (3º andar do prédio B) e Loj​a de uniformes (2º andar do prédio B)

​Sede Campestre da Apamecor: localizado no alto do morro São Caetano, em Porto Alegre.

Parceria com a PUCRS: mais do que iniciativas na formação de educadores, algumas atividades são desenvolvidas em laboratórios, Centros de Eventos, Museu de Ciências e Tecnologias e Parque Esportivo - onde ocorre o Maristão.

​Centros de Eventos: como a Casa Marista da Juventude - CAJU, localizado na Zona Sul de Porto Alegre, e o Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis RS.​

Iniciativas que garantem o bem-estar e a segurança da comunidade educativa: Enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação e estacionamento.​