Navegar para Cima

Notícias

2º ano EM utiliza trigonometria para resolver problemas cotidianos

Entre as atividades, eles construíram um teodolito e estimaram a altura do Prédio A do Colégio
13/06/2019
Nosso jeito de educar
Entre as atividades, eles construíram um teodolito e estimaram a altura do Prédio A do Colégio

​​Dentro da Sequência Didática da Área de Matemática e suas Tecnologias, as turmas do 2º ano EM estudaram o tema trigonometria como estratégia na resolução de problemas básicos do cotidiano.

Durante o trimestre, os estudantes pesquisaram os aspectos históricos do desenvolvimento da trigonometria e construíram um teodolito, instrumento de precisão óptico que mensura ângulos verticais e horizontais. Após, com o equipamento e uma trena, estimaram a altura do Prédio A do Colégio (que é de aproximadamente 23m). Para encerrar, elaboraram um vídeo para descrever todas as diferentes atividades realizadas durante a Sequência Didática. 

IMG-20190508-WA0031.jpg Segundo o professor de Matemática Luciano Stopper, o objetivo das atividades era aplicar, na prática, conceitos trigonométricos trabalhados em sala de aula. “Por meio desta experiência, os estudantes foram desafiados a calcular áreas de polígonos, determinar medidas de ângulos e segmentos de retas, trabalhar com representações e escalas e utilizar ferramentas simples para construir um teodolito, além de desenvolver uma pesquisa histórica sobre a origem da trigonometria”, acrescenta o educador.