Navegar para Cima

Notícias

Artigo: 2020, um ano para desenvolver habilidades

30/12/2020
Institucional
Vice-diretor administrativo do Colégio, Maurício Erthal, expressa em texto suas reflexões sobre o ano

​​Todos nós nascemos com alguma habilidade. Você pode até negar, ou quando questionado, ficar na dúvida e se delongar na resposta, mas ela está dentro de si.

No esporte ou na música, temos alguns exemplos genuínos do desenvolvimento de habilidades. Para alcançar uma performance qualificada naquilo que se faz, é necessário tempo, horas de ensaio ou treino. É inevitável. Para fazer o percurso de uma maratona no menor tempo possível, ou atingir a melhor afinação, é preciso foco, determinação e entrega. A habilidade sempre está ali, basta identificá-la e aprimorá-la.

O ano de 2020 deixou transparente infinitas habilidades de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Os limites causados pelo isolamento social nos deram a oportunidade de reconhecermos nossos acertos e corrigirmos possíveis erros. É preciso destacar a resiliência de profissionais, de mães e pais, de jovens e crianças em todas as conexões proporcionadas e experienciadas, desde o isolamento até a volta paulatina de suas atividades tidas como normais.

Também podemos ressaltar os avanços da Ciência, que desenvolveu em tempo recorde a vacina para um vírus desconhecido em uma união de esforços entre pesquisadores do mundo inteiro, que uniram habilidades por um objetivo em comum. Habilidades que denotam responsabilidade social e cuidado de verdadeiros agentes de mudança que olham para um futuro que ainda deve se desvelar.

Para desenvolver habilidades, é preciso dar sentido ao que fazemos. Assim define a autora e pesquisadora da coragem, vulnerabilidade e empatia Brené Brown: “Procuramos o sentido das coisas e temos um profundo desejo de criar e contribuir". Damos sentido quando o compromisso de nossa entrega, de nosso foco, está baseado em propósitos claros. Testemunhamos gente criativa e com o desejo de transformar a sociedade ao longo dessa jornada.

Devemos escutar, por um longo tempo, depoimentos dentro de nossas casas e nos espaços profissionais sobre pessoas que desenvolveram múltiplas habilidades neste ano desafiador e incerto. Referem- se ao tempo que vivemos como a um ano de aprendizados. 

As habilidades despertadas e desenvolvidas até aqui serão apresentadas com doses de boa vontade e esperança para o ano que se avizinha. ​

Confira o artigo do vice-diretor administrativo do Colégio Marista Rosário, Maurício Coloniezzi Erthal, publicado na edição do Jornal do Comércio desta quarta-feira, 30/12​.​