Navegar para Cima

Notícias

Tupã-Ci recebe cartas do Papa Francisco e Rainha Elizabeth pelos 80 anos

08/11/2021
RECONHECIMENTO
Grupo Escoteiro, fundado em 4 de novembro de 1941, celebra o Jubileu de Carvalho

​​​​​​​​​​​​​​​​​​*​foto registrada antes do início da pandemia da Covid-19

Atualizado em 8/11​​​

Fundado em 4 de novembro de 1941, com o apoio do Colégio Marista Rosário, na época sob a direção do Irmão Ambrósio (Irmão Ambroise Michel – Henri Florimond Gavéele), o Grupo Escoteiro Tupã-Ci completa seu octogésimo aniversário em 2021 e precisará ressignificar as suas habituais comemorações. A integração ocorrerá em formato híbrido, a partir do dia 30/10, em razão das restrições impostas pela pandemia do Covid-19.

Entre as atividades previstas para o dia 30 estão integração online, às 17h, com os jovens do grupo e Fogo de Conselho online com os membros, antigos-escoteiros, familiares e amigos. No dia 2/11, haverá rodada de rádio comemorativa ao aniversário do Grupo, por meio do aplicativo intitulado "EchoLink" e também transmissão pelo YouTube, das 20 às 21h. Já no dia 6/11, às 15h30, haverá momento de homenagens e inauguração dos novos espaços da Sede Olavo Resmini na Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista Rosário (Apamecor).

Para comemorar a data, os participantes também estão utilizando um lenço comemorativo, seguindo uma prática adotada nas comemorações dos 60 e 70 anos. O objeto relembra o modelo original do Tupã-Ci com o logo na parte de traz do lenço, elaborado pela escoteira Antônia Zambon Perini. A corda unida pelo nó direito, entrelaçando o número 80, simboliza a união do Grupo Escoteiro; o amarelo simboliza a alegria de pertencer ao Movimento Escoteiro; e a cor marrom representa o Jubileu de Carvalho, referente aos 80 anos do grupo. ​​

​Homenagens​

Em homenagem ao ano jubilar, os integrantes do Grupo Escoteiro Tupã-Ci receberam cartas com cumprimentos do Papa Francisco e da Rainha Elizabeth II. Na mensagem datada em 18 de outubro de 2021, o líder da Igreja Católica cita o Colégio Marista Rosário e convida os integrantes a não desanimarem com o egoísmo do mundo, compartilhando a alegria do Evangelho. Além disso, o Santo Padre concedeu uma Bênção Apostólica pela data jubilar. 

Confira a carta do Papa Francisco

Já a carta vinda do Castelo Balmoral, datada de 22 de Setembro de 2021, agradece o relato feito pelo presidente do Grupo, Lourival Santos Junior, e parabeniza pelo importante trabalho realizado durante muitas gerações de jovens.  ​​

Leia a carta da Rainha Elizabeth

O grupo também recebeu uma condecoração da União dos Escoteiros do Brasil pelos relevantes serviços prestados. A medalha de Gratidão Bronze foi solicitada pela coordenadora do 5° Distrito Escoteiro do Rio Grande do Sul, Rossana Carvalho, que fez a entrega presencialmente no sábado, dia 6/11, aos integrantes.

​80 curiosidades

Com muitas histórias para contar ao longo desses anos, o nome do grupo carrega um significado muito importante para a comunidade rosariense: “Mãe de Deus", em guaranítico, em homenagem a Maria Santíssima, padroeira do Colégio. Desde sua fundação, o grupo tem como objetivo fazer com que crianças e jovens, dos 7 aos 21 anos, assumam seu próprio desenvolvimento por meio do trabalho em equipe, serviço ao próximo e vida ao ar livre. Também desenvolve atividades em apoio à comunidade, proporcionando aos jovens escoteiros experiências reais em relação aos problemas existentes na sociedade.

Pensando nisso, convidamos o presidente, chefe​ Lourival Santos, para contar fatos e curiosidades que marcaram a trajetória do grupo durante este período. Confira:

  1. O então professor do curso pré-universitário (atual Ensino Médio) do Colégio Marista Rosário, Malomar Lund Edelweiss, foi o idealizador da criação, fundador e o primeiro chefe do Grupo Escoteiro do Tupã-Ci.

  2. O nome Tupã-Ci tem o significado guaranítico de “Mãe de Deus", em homenagem a Maria Santíssima, padroeira do Colégio Marista Rosário.

  3. O Tupã-Ci foi fundado em 4 de novembro de 1941, com o apoio do Colégio Marista Rosário, cujo Diretor era o Irmão Ambrósio (Irmão Ambroise Michel – Henri Florimond Gavéele). O ato de fundação foi especialmente paraninfado pelo Irmão Weibert (Augusto Marx), um dos religiosos fundadores da missão marista no Sul do Brasil.

  4. Os escoteiros fundadores do Tupã-Ci foram os seguintes: Adamastor Aguinaldo Uriartt, Ademar Carapeços, Breno Vignoli, Fernando Araújo Santos, Fernando Ferreira, Francisco Fernandes Júnior, Gil Mohr, Gilberto de Moura, Gilberto Venturella, Lauro Silva, Luiz Carlos Serrano, Luiz Szabo Adasz, Moysés Lerrer, Ney Haushahn, Olmiro Ennes, Paulo Flores (Investido em sua própria residência por concessão especial da FRGE, pois estava enfermo), Rubem Schmitz, Sérgio Mundel e Werner Geraldo Feyerherd.

  5. Os primeiros escoteiros foram divididos em três Patrulhas: Águia, Pantera e Tigre.

  6. É tradição que os Grupos Escoteiros tenham um “grito de guerra", o do Tupã-Ci é:

    Tupã-Ci Tubichá Beté

    Rembi Recó

    Anrê! Anrê! Anrê!

    Tupã-Ci

     

    cuja tradução do Tupi-Guarani é:

     

    Mãe de Deus, Grande Chefe

    Teremos porque sempre

    Gritar! Gritar! Gritar! (ou, Saudar! Saudar! Saudar!)

    Mãe de Deus

    ​​​

  7. O primeiro lenço do Grupo era branco com uma listra azul marinho, representando as cores Maristas.

  8. O Numeral fornecido pela Federação Rio-Grandense de Escoteiros para identificação do Tupã-Ci foi o 4, trata-se do número do registro junto à Região do Rio Grande do Sul da União dos Escoteiros do Brasil.

  9. A primeira sede construída para o Grupo no Colégio era localizada na parte do terreno que atualmente é acessado pela Av. Osvaldo Aranha. Foi mandada construir para os Escoteiros pela Direção do Colégio, sendo Diretor o Irmão Ambrósio, e inaugurada no dia 26 de julho de 1942.

  10. Desde o ano de sua fundação, o Tupã-Ci desenvolve atividades em apoio à comunidade, proporcionando aos jovens escoteiros experiências reais em relação aos problemas existentes na sociedade, com as quais devem se preocupar sendo atores capazes de buscar soluções. Nos dias 24 e 25 de dezembro de 1941, os escoteiros prestaram auxílio à distribuição de presentes aos detentos da Colônia Penal Agrícola Daltro Filho, com os Escoteiros do Círculo Operário.

  11. As participações em momentos cívicos também sempre fizeram parte no cotidiano do Grupo. Em 7 de setembro de 1942, o Tupã-Ci realizou seu primeiro desfile de Semana da Pátria, que na época ocorria na Avenida Borges de Medeiros, no Centro da Capital.

  12. Já sob a chefia de Reinaldo Coser, de 1º a 7 de setembro de 1944, o Grupo participa do Ajuri Estadual da Federação Rio-Grandense de Escoteiros, realizado no Parque Farroupilha em Porto Alegre. Foi a primeira grande atividade escoteira da qual o Tupã-Ci participou e que reuniu 39 grupos escoteiros do estado.

  13. Em 28 de agosto de 1945, foi criada a bandeira da Associação Escoteira Tupã-Ci, na cor branca com listras azuis (cores Maristas) dispostas horizontalmente a partir das bordas.

  14. Também no dia 28 de agosto de 1945, o Grupo Escoteiro realizou uma cerimônia aberta à comunidade, na qual foram entregues à Santa Casa de Porto Alegre 35 mil frascos para armazenamento de remédios e que foram arrecadados pelos escoteiros, seus familiares, chefes e pela grande família Tupã-Ci e Rosariense.

  15. Ainda na cerimônia de 28 de agosto de 1945, o Irmão José Otão (José Stefani) foi empossado como Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Tupã-Ci.

  16. Em 1945, o Irmão Gelásio Maria (Oscar Mombach) resolveu convidar alguns congregados para fundar um Clã de Pioneiros (jovens a partir de 17 anos e excepcionalmente 16 anos de idade) no Colégio Marista Rosário, todos alunos internos da Divisão de Maiores, da qual era Regente (Prefeito) o Irmão Januário (Pedro Sartori Zanella).

  17. O Clã de Pioneiros recebeu o nome de Tupãtaíraci, cuja tradução do Tupi-Guarani significa Mãe de Jesus (de Tupãtaíra: Filho de Deus, Jesus Cristo; e ci: mãe).

  18. O Irmão Gelásio Maria (Oscar Mombach) foi o primeiro Irmão Marista a ser chefe escoteiro no nosso Grupo, em 1945. Também o primeiro Irmão Marista a ser chefe escoteiro no Rio Grande do Sul, que se tenha registro. Adotou o pseudônimo de “Mestre Jabuti".

  19. A participação dos Irmãos Maristas como chefes escoteiros no Tupã-Ci, que iniciou com o Irmão Gelásio, se deu até o final do ano de 1977 com o Irmão Jair Fischer Almeida. Nesse período, além dos já citados, atuaram como chefes no Grupo os Irmãos Quirino Davi (Giosué José Piccoli), Emílio Pascal (Paschoal Pasa), José Hermeto (Ignácio Gregory), Delfino Marcos (Selvino Tolotti), Tarcisio Maximo (Luiz Santini), Terenciano (Domingos Gabriel Michelon), Cândido Tarcísio (Guilherme Caumo), Pedro Fridolino (Erno José Christ), Gualberto (Idanyr Frainer), Silos Antônio Crema e Romano Antônio (Antônio Camilotto).

  20. Na época em que os Irmãos começaram a atuar como chefes escoteiros, não era permitido a eles o uso de outra vestimenta que não fosse a batina. O uso do uniforme escoteiro pelos Irmãos Maristas só foi autorizado a partir de 1960.

  21. O Irmão Delfino Marcos (Selvino Tolotti) foi o fundador e primeiro chefe da Alcateia de Lobinhos do Tupã-Ci, em 1956, que recebeu o nome de Marcelino Champagnat, em homenagem ao fundador da Congregação dos Irmãos Maristas.

  22. Também em 1956, foi criada a Tropa de Escoteiros Seniores no Tupã-Ci. O Ramo Sênior foi iniciado experimentalmente no Brasil em 1944 e implantado de fato através do Regulamento Técnico da UEB de 1952. Com isso, os Escoteiros foram divididos em duas faixas etárias: Ramo Escoteiro (Júnior: 11 a 14 anos) e Ramo Sênior (15 a 17 anos), possibilitando uma prática mais adequada do Escotismo de acordo com a idade dos jovens.

  23. Em 1958, o Tupã-Ci passou a utilizar o lenço verde, com duas listras: uma vermelha e outra amarela, dispostas respectivamente a partir da borda, tendo ainda na parte de trás uma Flor de Lis amarela, acompanhando as novas cores adotadas pelo Colégio Marista Rosário em sua bandeira e que também simbolizam as cores do Estado do Rio Grande do Sul.

  24. De 14 a 22 de fevereiro de 1959, o Tupã-Ci participa da primeira grande atividade sob a chefia de um Irmão Marista, no caso o Irmão Guilherme Caumo. Foi o 5º AJURI da Região do Rio Grande do Sul, atividade que reuniu escoteiros pernambucanos, catarinenses, paulistas, cariocas, uruguaios e gaúchos no Parque Saint' Hilaire em Porto Alegre.

  25. O Hino do Grupo provavelmente foi criado na segunda metade dos anos 1950; não sabe-se ao certo quem o compôs, acredita-se que tenha sido o Irmão Terenciano ou o Irmão Cândido Tarcísio. Sabe-se que esse hino ficou esquecido durante alguns anos e resgatado em 1964 pelo então Chefe de Grupo Irmão Antônio Camilotto. Na Assembleia de Grupo de 7 de agosto de 1999, foi aprovada a alteração de dois versos da sua letra. Em 22 de setembro de 2020, o Professor de Música do Colégio Marista Rosário, Estêvão Grezeli de Barros Neves, realizou o registro do Hino em partitura, com arranjo adaptado pela melodia cantada. Confira aqui​.

  26. Em março de 1960, a Apamecor, tendo como Presidente o Sr. Arno Veit, concedeu para o Grupo Escoteiro uma área destinada para a prática de Escotismo.

  27. Em 1961 foi criado o Departamento de Escotismo na Apamecor. Em julho do mesmo ano, foi eleita a nova diretoria da instituição, sendo Presidente o Sr. Walkir Zeno Bohrer e primeiro Diretor de Escotismo o Sr. Olavo Resmini.

  28. Dez integrantes do Grupo, sob a chefia do Irmão Erno Christ, participaram do I Jamboree Pan-Americano, grande evento internacional realizado na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ, de 17 a 25 de julho de 1965.

  29. Em 1966, ano em que o Grupo comemorou o seu Jubileu de Prata, o sênior Hélio Antônio Nardi Filho criou um mascote, que a partir de então tornar-se-ia o símbolo da Tropa Sênior, o “Marreta".

  30. Em 1968, o Grupo Escoteiro, sob a chefia do Irmão Antônio Camilotto, participa do I Maristaba – Confraternização da Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) de escoteiros de Colégios Maristas, realizado de 4 a 10 de janeiro, na Fazenda Guajuviras, Canoas/RS.

  31. O Tupã-Ci é o único Grupo Escoteiro que participou de todas as edições do Maristaba: II Maristaba – Parque Santa Maria, Almirante Tamandaré/PR, de 20 a 22/7/2007; III Maristaba – Instituto Marista Graças, Viamão/RS, de 24 a 26/7/2009; IV Maristaba – Colégio Marista Arquidiocesano, São Paulo/SP, de 22 a 24/7/2011; V Maristaba – Colégio Marista São José, Rio de Janeiro/RJ, de 15 a 17/11/2013; VI Maristaba – Colégio Marista Ipanema – Porto Alegre/RS, de 23 e 24/7/2015; VII Maristaba – Recanto Marista, Almirante Tamandaré/PR, de 28 a 30/7/2017.

  32. A sede do Tupã-Ci na Apamecor foi concluída em março de 1968, inaugurada no dia 9 de junho e recebeu o nome de Pavilhão Olavo Resmini. Essa sede é utilizada pelo Grupo até os dias de hoje, sendo motivo de muito orgulho.

  33. No dia 9 de novembro de 1968, foi inaugurada a nova bandeira do Tupã-Ci (nas cores verde, vermelha e amarela) na ocasião das comemorações do aniversário do Grupo, sendo padrinhos o Sr. Breno Vignoli e esposa, que gentilmente custearam sua confecção.

  34. Primeiras chefes. Em reunião da Comissão Executiva no dia 3 de março de 1969, o então Presidente Sr. Francisco Niederauer sugeriu a possibilidade do recrutamento de moças para trabalharem na Alcateia. Então foi organizada uma comissão formada pelo Irmão Antônio Camilotto, Irmão Jair Almeida, Chefe Roberto Riche, Chefe José Ricardo Bergmann e Chefe Rodolpho Siegmann. Em 1970, foram inscritas no Grupo as primeiras assistentes do sexo feminino da Alcateia. Inicialmente ingressou Maria Eunice Maciel e logo em seguida, no mesmo ano, ingressaram duas amigas suas, Ricarda Tempel e sua irmã Mônica Tempel.

  35. No mês de agosto de 1969, a Tropa Sênior Tupã-Ci realizou uma competição interna chamada I JIS, ou Jogos Internos Sênior, competição esta que tornou-se tradicional no Grupo, tendo ainda mais três edições, II JIS em abril de 1970, III JIS em maio de 1971 e IV JIS em maio de 1973. Essa competição tinha por objetivo preparar a Tropa para a Senioríade.

  36. Senioríade era uma competição intergrupos de Tropas de Seniores de Porto Alegre. O Tupã-Ci conquistou o primeiro lugar duas vezes nessa competição, sendo campeão em 1967 e bi-campeão em 1969.

  37. Sob a Chefia do Irmão Jair Fisher Almeida, o Grupo participa do II Jamboree Pan-Americano, em Assunção, no Paraguai, de 25/1 a 3/2 de 1970. Porém, antes e depois da realização do Jamboree, alguns dos membros do Tupã-Ci realizaram a Operação Guarani, deslocando-se de trem e ônibus de Porto Alegre até Assunção e conhecendo diversas cidades no percurso.

  38. No dia 9 de fevereiro de 1973, um curto-circuito provocou um incêndio que destruiu totalmente a sede do Grupo Escoteiro na Avenida Osvaldo Aranha, número 318.

  39. No início de 1974, a Direção do Colégio Marista Rosário cedeu para as atividades escoteiras o andar térreo e o pátio do sobrado localizado na Avenida Independência, 383, o qual pertencia ao Colégio Rosário e cujo segundo piso era ocupado pelos Irmãos Maristas da Escola. A utilização da casa foi possível até o final do ano de 1977, quando teve que ser desocupada, pois seria demolida para dar lugar aos novos prédios que naquele local seriam construídos.

  40. Em 1978 e 1979, o Grupo realizou suas atividades na sede da Apamecor. No início do ano de 1980, a Direção do Colégio Marista Rosário emprestou para uso da Alcateia a sala de ginástica localizada junto ao campão de areia. Essa sala era utilizada durante a semana pelos alunos do Colégio nas aulas de Educação Física e nos sábados os Lobinhos podiam utilizá-la para realizar suas atividades. As Tropas Escoteira e Sênior permaneceram realizando suas atividades na sede da Apamecor.

  41. O Grupo participa do IV Jamboree Pan-Americano, no Parque Saint' Hilaire, Porto Alegre/RS, de 22 a 27/1/1981.

  42. O Tupã-Ci faz sua primeira representação em um Jamboree Mundial, foi no XV Jamboree Mundial, em Alberta – Canadá, de 5 a 15/7/1983.

  43. O Grupo participa do Jamboree Farroupilha, no Parque Osório, Tramandaí/RS, de 17 a 23/1/1986.

  44. Em 1986, a Direção do Rosário, que tinha como Diretor o Irmão Francisco Antônio Chrestani, cedeu para uso exclusivo do Grupo uma sala em frente à sala de ginástica, localizada no túnel que liga o pátio ao campão. Essa sede foi utilizada pelo Grupo Escoteiro até o final do ano de 2005, quando precisou ser desocupada e demolida para a construção do Prédio B do Colégio.

  45. Após um ano de trabalho, foi inaugurada na sede do Grupo, no Colégio Marista Rosário, em 15 de agosto de 1987, a Gruta da Alcateia Marcelino Champagnat. A Gruta, idealizada pelo escotista Luciano Bergmann Hentschke, foi construída em papel pardo, imitando rocha, e as divisórias da sala da Chefia e do almoxarifado foram feitas de sisal.

  46. Em 31 de outubro de 1992, foi reaberto o Clã Pioneiro do Grupo (o Clã funcionou anteriormente nos anos de 1945 a 1947, 1969, 1970, 1972 e 1973). Por desconhecer a história da fundação do primeiro Clã Pioneiro do Grupo – Tupãtaíraci e devido ao fato de na época existir um Clã Pioneiro de nome Tupanci em outro Grupo Escoteiro do estado, acabou por receber o nome de "Uther Pendragon", numa referência às histórias dos Cavaleiros da Távola Redonda, que baseiam as cerimônias e místicas deste Ramo.

  47. O Grupo participa do Jamboree Colombo, no Parque Osório, Tramandaí/RS, de 29/12/1992 a 5/1/1993.

  48. Em reunião em 11 de setembro de 1993, o Conselho de Grupo aprovou a coeducação no Grupo, ou seja, o Grupo passaria a admitir membros juvenis do sexo feminino menores de dezoito anos.

  49. No dia 3 de novembro de 1993, na sede na Apamecor, o Grupo teve a sua primeira Promessa de Lobinha realizada pela jovem Laura Fernandes Schenkel, sendo o Chefe da Alcateia o Escotista Roberto Luiz Martins Riche e tendo este como Assistente feminina a Escotista Maria Inês Silva de Carvalho e Silva.

  50. O Grupo participa do IX Jamboree Panamericano, em Cochabamba – Bolívia, de 29/12/1994 a 4/1/1995.

  51. Quase dois anos depois do ingresso das primeiras Lobinhas no Grupo, foi a vez da Tropa Escoteira implantar a coeducação, sendo a primeira Promessa a da escoteira Edna Cardozo Pereira, realizada no dia 8 de julho de 1995, na sede no Colégio Marista Rosário.

  52. A jovem Edna também foi a primeira a realizar sua Investidura como Guia no Grupo, em 2 de dezembro de 1995.

  53. Primeira participação do Tupã-Ci em um Moot Mundial (encontro mundial do ramo Pioneiro) foi no X World Moot, em Ransáter - Suécia, de 11 a 23/7/1996.

  54. O Grupo participa do XI Jamboree Panamericano, em Foz do Iguaçu/PR – Brasil, de 7 a 12/1/2001.

  55. No dia 11 de novembro, na sede da Apamecor, nas comemorações dos 60 anos do Tupã-Ci, é lançado o livro Escoteiros de Tupã-Ci, 60 Anos Cultivando Um Ideal, 1921-2001 que conta a trajetória do Grupo.

  56. No dia 19 de outubro de 2002, a Diretoria da Apamecor cedeu para uso exclusivo do Grupo Escoteiro a antiga casa do zelador localizada junto à entrada da sede campestre da Associação. O novo espaço, que passou a acolher a Alcateia e Diretoria do Tupã-Ci, foi batizado de Sede Homero Santos, em homenagem ao ex-Diretor de Escotismo da Apamecor e, também, antigo-escoteiro do Grupo na década de 1940. A cerimônia de inauguração ocorreu no dia 10 de novembro de 2002.

  57. Em 2007, foi realizada uma sonhada obra, a da construção de um mezanino na sede Olavo Resmini, localizada na sede campestre da Apamecor. A execução se deu graças à determinação, coragem e persistência do Dirigente José Marcelino Heck, que coordenou e acompanhou todas as etapas da construção. O novo espaço foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2007 e recebeu o nome de Mezanino Irmão Gelásio – Mestre Jabuti, em homenagem ao primeiro Irmão que atuou como chefe dos escoteiros (no caso Mestre Pioneiro) no Tupã-Ci. Na inauguração, esteve presente o Diretor do Colégio Marista Rosário, Irmão Firmino Caetano Biazus.

  58. O Grupo participa do IV Jamboree Nacional – Parque de Itaipu, Foz do Iguaçu/PR, de 12 a 17/1/2009.

  59. No dia 30 de junho de 2012, foi inaugurada, na sala 43 do Prédio A do Colégio Marista Rosário, a nova sede do Tupã-Ci, que recebeu o nome de Irmão Jair Fischer Almeida. A cerimônia foi um momento de confraternização e de resgate da trajetória do Grupo. A ocasião contou com a presença da Irmã Genoveva Guidolin, representando a Pastoral Escolar, do Irmão Roque Ari Salet, representando a Rede Marista, e do Padre Ronaldo Miguel da Silva (Pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição), que realizou a bênção da sala. Foi utilizada até o final do ano de 2015, quando teve que ser desocupada para a construção da nova biblioteca do Colégio, inaugurada em 2016.

  60. Participação no 23º Jamboree Mundial – Kirara-hama, Yamaguchi – Japão, de 28/7 a 8/8/2015.

  61. Em 2016, depois de muito trabalho e determinação da Diretoria e colaboradores, o Grupo Escoteiro passou a ter identidade como Pessoa Jurídica. Era um objetivo antigo para proporcionar maior transparência e regularidade administrativa. O primeiro passo foi a aprovação do Estatuto em Assembleia Extraordinária, no dia 2 de julho de 2016, culminando com a abertura do CNPJ em 12 de setembro de 2016.

  62. No dia 6 de novembro de 2016, durante a festa de comemoração de seu aniversário, o Grupo Escoteiro recebeu das mãos do Diretor Regional da UEB-RS, Ricardo Silva de Freitas, o Troféu Jacarandá, concedido pela União dos Escoteiros do Brasil ao Tupã-Ci pelos seus 75 anos de atividade.

  63. Participação no 15º Jamboree Interamericano e 2º Camporee Interamericano – Parque Los Samanes, Guayaquil – Equador, de 27/12/2016 a 2/1/2017.

  64. Participação no 16º Jamboree Interamericano e 3º Camporee Interamericano (JamCam) – Foz do Iguaçu, de 4 a 10/1/2020.

  65. Em 2020, com o enfrentamento à Covid-19 e pelas consequentes condições adversas para realizar acampamentos, excursões, jornadas e explorações em meio à natureza, as atividades foram adaptadas para ocorrer em casa, na modalidade online. Com impressionante criatividade, participou-se, inclusive, de muitas atividades Distritais, Regionais e Nacionais. A última atividade presencial, no início da pandemia, foi em 14/3/2020, na sede da Apamecor.

  66. Nas ações comunitárias mensais realizadas pelos Pioneiros e Adultos Voluntários do Tupã-Ci em 2020, foram arrecadados mais de 4400 kg de alimentos, 550 peças de roupas, 35 kits de produtos de limpeza, 100 máscaras, 99 pares de chinelos, 181 caixas de bombons. Foram beneficiados com as doações o Centro Social Marista Aparecida das Águas Ilha Grande dos Marinheiros e o Centro Social Marista Santa Isabel (CEMASI) na Vila Safira. O Grupo também realizou a entrega, aos comerciantes locais, de 50 Face Shield confeccionados pelo Colégio Marista Rosário.

  67. Durante o ano de 2021, o Grupo Escoteiro Tupã-Ci está utilizando um lenço comemorativo, seguindo uma prática adotada nas comemorações dos 60 e 70 anos do Grupo. O lenço comemorativo dos 80 anos relembra o lenço original do Tupã-Ci, na cor branca com uma listra azul, porém com uma segunda listra na cor marrom, referenciando o Jubileu de Carvalho. O logo na parte de traz do lenço foi elaborado pela escoteira Antônia Zambon Perini, em 2021. A corda unida pelo nó direito, entrelaçando o número 80, simboliza a união do Grupo Escoteiro; o amarelo simboliza a alegria de pertencer ao Movimento Escoteiro; e a cor marrom representa o Jubileu de Carvalho, referente aos 80 anos do Tupã-Ci. A arte final foi realizada pela equipe de Comunicação do Colégio Marista Rosário.

  68. Emissão, por parte da ANATEL, em 22/6/2021, de duas licenças (uma móvel e outra fixa) para o funcionamento de estação de radioamador para o Grupo Escoteiro. O indicativo da estação é: PY3PLM, em homenagem ao Patrono do Radioamadorismo, Padre Landell de Moura, gaúcho de Porto Alegre.

  69. O mais antigo membro em atividade no Grupo e a pessoa que há mais tempo permanece no Tupã-Ci, desde sua fundação, é o escotista Roberto Luiz Martins Riche, ou simplesmente Riche. No dia 2 de outubro de 2021, completou 61 anos de atividade escoteira, dos quais 58 são no Tupã-Ci. Ex-aluno rosariense e pai de dois ex-alunos rosarienses, é uma referência do Grupo e grande exemplo de coragem, persistência e dedicação ao Movimento.

  70. Outro destaque dos últimos 25 anos do Tupã-Ci é o casal Bernadette Sehnem Heck e José Marcelino Heck. Ela é funcionária da Tesouraria do Colégio Marista Rosário desde 1980. Como pais de dois alunos do Colégio, inscreveram seu filho mais velho, Leandro, como lobinho do Tupã-Ci em 1994, começando aí sua parceria com o Grupo. Já em novembro desse mesmo ano, José Marcelino Heck e Bernadette são eleitos respectivamente como Diretor Presidente e Diretora do Tupã-Ci. Em 1996, seu filho mais novo, Fernando, ingressou como lobinho no Grupo. Nesse mesmo ano, em 27 de setembro, Bernadette realizou sua Promessa, em cuja cerimônia compareceu o Irmão Firmino Caetano Biazus, Diretor do Colégio Marista Rosário. Marcelino realizou sua Promessa no ano seguinte, em 19 de outubro de 1997. São um grande exemplo de comprometimento e dedicação de corpo e alma ao Grupo Escoteiro.

  71. As atividades presenciais do Grupo Escoteiro foram retomadas no dia 9/10/2021, na sede da Apamecor, após um grande período de preparação que envolveu os adultos voluntários e as famílias dos jovens do Grupo.

  72. Atualmente, o Grupo conta com todas as seções: Lobinhos, Escoteiros, Seniores/Guias e Pioneiros orientados por uma chefia e diretoria muito dedicada e em sintonia com a filosofia e ações do Colégio Marista Rosário e da Apamecor.

  73. O funcionamento do Grupo Escoteiro somente é possível graças à dedicação de uma equipe de adultos voluntários, a seguir a relação dos escotistas e dirigentes do Tupã-Ci: Chefia Lobinhos: Ricardo Sartori, Marcos Teodorowitch, Luciana Cechin, Nádia Tiecher e Hélio Karger. Chefia Escoteiros: Paulo Barcellos, Tânia Kerkhoven, Alexandre Pinho. Chefia Seniores/Guias: André Peixoto e Paola Damasio. Chefia Pioneiros: Roberto Riche e Ana Machado. Diretoria: Lourival dos Santos Junior, Bernadette Heck, José Marcelino Heck, Beatriz Wolff, Tânia Kerkhoven e Júlio Schneiders Neto. Comissão Fiscal: Ricardo Sartori, Cezar Riche, Gustavo Spolidoro, Fábio Sartori, Alice dos Santos e Ricardo Pires.

  74. Ao longo da sua história, o Grupo teve diversos membros que conquistaram Distintivos Especiais, que se destinam a valorizar o esforço individual de cada criança, adolescente ou jovem em realizar as atividades e demais requisitos dentro de seu ramo. Abaixo segue a relação do primeiro membro do Tupã-Ci (menino e menina) a receberem esses Distintivos:

  75. Primeiro Cruzeiro do Sul (Ramo Lobinho) do Tupã-Ci:
    Lobinho: Olavo Resmini Filho, em 30/8/1958.
    Lobinhas: Luísa Bento Bisotto e Amanda Klein Pereira, em 22/6/2008.

  76. Primeiro Lis de Ouro (Ramo Escoteiro) do Tupã-Ci:
    Cezar Vinícius Würdig Riche, em 13/3/1999.

  77. Primeiro Escoteiro da Pátria (Ramo Sênior) do Tupã-Ci:
    Seniores: Hélio Barnewitz Loro Orlandi e João Pedro Ibañez Leal, em 1968.
    Guia: Sabrina Lima Alves, em 8/11/1998.

  78. Primeiro Insígnia de BP (Ramo Pioneiro) do Tupã-Ci:
    Pioneiro: Lourival Francisco dos Santos Junior, em 28/8/1994.

  79. Desde 1995, o Grupo teve a atuação de diversos dos seus adultos voluntários (escotistas e dirigentes) reconhecida pela União dos Escoteiros do Brasil através de Condecorações Escoteiras.

  80. O primeiro Escotista a concluir a Insígnia de Madeira no Grupo foi o Escotista Roberto Luiz Martins Riche, o qual completou as três partes do Curso Avançado para Escotistas do Ramo Lobinho, recebendo a sua Insígnia no dia 12 de julho de 1984.​​​​