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A importância da amizade em tempos de distanciamento

31/08/2020
Educação
Manter os vínculos afetivos criados na escola auxilia as crianças a desenvolverem o processo cognitivo

​​​​​​A escola costuma ser o cenário do início de muitas amizades. Quem não lembra ou mantém contato com um amigo que conheceu pelos corredores e salas de aula, mesmo depois de adulto? Em tempos de distanciamento social, manter os vínculos afetivos criados na escola, especialmente na infância, é importante para continuar desenvolvendo o processo cognitivo e de pertencimento ao coletivo das crianças.

No contexto da pandemia ou em qualquer outro, os pais devem incentivar as relações de amizade dos filhos, conversando sobre a importância dos amigos, estimulando a interação com os colegas da escola nos momentos das aulas online e também em chamadas de vídeo que possam fazer fora do momento de aprendizado.

“Essas interações favorecem o contato, a permanência dos vínculos e traz para a crianças a fuga do isolamento social a que foram impostas. Todo tipo de amizade possibilita o processo cognitivo e afetivo”, explica a orientadora educacional da Educação Infantil, Sílvia Crestani.​

Qual o papel da escola?

O Colégio amplia o repertório emocional da criança, proporcionando um espaço pensado nelas e para elas, projetado para que possam vivenciar inúmeras e diferentes experiências e estabelecer relações de trocas e parcerias. “Quando estou com meu amigo, estou dividindo os marcos fundamentais da infância, divido meu tempo, as possibilidades e as experiências vivenciadas, interajo para descobrir o mundo por meio de outros olhos além dos meus. Estabeleço parcerias e significados para a troca, a partilha, aprendendo e significando o coletivo”, explica Sílvia. ​

Mesmo distantes, Gabriel e Cassiano, seguem brincando juntos

As famílias dos estudantes Gabriel G. e Cassiano M., do N3D, relataram a importância da amizade de seus filhos e como estão mantendo o vínculo entre as crianças. Confira os depoimentos:

“A amizade do Gabriel com o Cassiano parece ser daquelas que vão durar por toda a vida. Durante essa parada das aulas, poder falar antes e depois do momento online com seu amigo Cassi é um dos principais momentos do dia do Gabi. Claro que ele preferia estar jogando bola no pátio do Colégio, mas essas chamadas já o satisfazem! 

E nessa conversa eles falam do que andam fazendo em casa, combinam de jogar videogame e dão muitas risadas. 

Torcemos muito para que, em breve, eles consigam matar a saudade pessoalmente!”

Roberto G. pai do Gabriel G., do N3D


“- Como é bom ter um amigão na escola, né filho? Eu disse ao Cassiano. 

Ele me respondeu: - O Gabi é o meu melhor amigo! 

E assim, vimos nascer essa amizade no N2D! Para essa dupla não tinha tempo ruim. Cada dia um levava a bola e faziam a festa pelos corredores e na quadra. 

Chegou o N3D e a ansiedade pelas tardes de brincadeira com o amigo. Logo veio a pandemia e os dois seguiram nutrindo sua amizade com encontros diários, antes e depois das aulas online.

Nestes momentos, conversam sobre o que tem feito, dão risadas, jogam videogame. Cada um joga um jogo diferente, mas o monitor ou o celular das mamães permanecem com a chamada de vídeo para que se vejam e possam conversar. 

A cada dia a saudade aumenta e temos certeza que o carinho e amizade vão transbordar no reencontro.”

Michelle A., mãe do Cassiano do N3D​

Projeto Amigos, estou aqui

Desde que o período de distanciamento iniciou, as professoras do Nível 3 perceberam o quanto os estudantes sinalizavam e verbalizavam a saudade que sentiam da escola e dos amigos. 

"Fomos organizando nossos encontros pensando em estratégias e propostas para que os estudantes pudessem enxergar e conversar com os amigos de forma que se sentissem perto, mesmo estando longe. E assim surgiu o projeto Amigos, estou aqui", explica a professora Anelise Saraiva. 

Falar sobre seus sentimentos, verbalizar a saudade dos amigos e das brincadeiras, mostrar as suas casas, escutar as músicas prediletas são momentos que tem fortalecido o vínculo entre eles.  

"Estamos resgatando com os estudantes experiências vividas na escola, compartilhando com as famílias as vivências das aulas online por meio dos documentos enviados semanalmente e também proporcionando espaço para que  os estudantes falem com os amigos sobre a vida,  seus sentimentos e esse momento atípico", enfatiza.

Entre as atividades vivenciadas no projeto estão :

• Aula com a presença de alguém importante 

• Caça ao tesouro dos sentimentos 

• Encontro dos amigos de pijama (cabaninha, lanterna e brincadeiras) 

• Pote dos sentimentos 

• História Duas dúzias de coisinhas à toa que fazem a gente feliz - professor Marcus fez uma música com as coisinhas que deixam os estudantes felizes

• Expressar os sentimentos por meio da música 

• Jogo de memória com imagens da escola 

• Atividade com fotografia de um momento especial para eles 

• Animais de estimação 

• Trabalho com pregaduras (escultura para um amigo)

• Apresentação das coleções para os colegas 

• Os 5 sentidos e as emoções 

• Pizza de frigideira com pai ou mãe 


Confira 5 benefícios da amizade na infância:

Por Sílvia Crestani

•             Ampliação do círculo social para além da família; 

•             Sensação de pertencimento; 

•             Desenvolvimento de habilidades socioemocionais;  

•             Partilha e desenvolvimento do senso do coletivo; 

•             Conviver com diferentes formas de pensar e agir.  ​