Navegar para Cima

Notícias

Chá de Memórias: a importância das recordações para as crianças

24/03/2021
Projetos
Projeto desenvolvido no 3º ano EF resgata a história de Porto Alegre para que as turmas percebam as rupturas e permanências de cada época

​​​​​Importante: a foto que ilustra a matéria foi registrada no Chá de Memórias de 2019, antes da pandemia

As memórias são como gavetas que tem a importante função de guardar a nossa trajetória e a de nossos antepassados. Por isso, são importantes aliadas no processo de aprendizagem das crianças, que percebem, por meio das recordações das pessoas mais velhas, as rupturas e permanências de cada época. 

Para apresentar a história de Porto Alegre aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, o Colégio Marista Rosário tradicionalmente promove o Chá de Memórias, um encontro de gerações, em que os avós e bisavós compartilham com as turmas relatos de como era a cidade em seus tempos de juventude. Em função do distanciamento social imposto pela pandemia, a atividade foi ressignificada e os relatos feitos por meio de vídeos e áudios de familiares.

A atividade permite que os estudantes tracem uma linha do tempo e percebam que muitas cidades, pontos turísticos, objetos, palavras, entre outros, já existiam antes mesmo deles nascerem e que outros foram sendo modificados com o tempo ou não existem mais. “Com essa idade, eles ainda têm dificuldade em ter noção de tempo, então ver pessoas que significam muito na vida deles, que vivem com eles, contando o que conheceram, ajuda muito a compreender tudo isso”, enfatiza a professora Suyan Ferreira. ​

Memórias de Porto Alegre

Entre as memórias que sempre despertam a curiosidade das crianças, estão as vestimentas de época e as mudanças na paisagem dos principais pontos turísticos de Porto Alegre, impressas em fotos dos avós e bisavós.

Por meio das conversas, os estudantes também descobrem fatos históricos como o da enchente de 1941, que foi a maior já registrada na cidade. Durante 22 dias, entre os meses de abril e maio, as águas do Lago Guaíba alcançaram 4,76 metro, deixando o centro da cidade debaixo d’água e os barcos se tornaram o principal meio de transporte.

Outro assunto que chama atenção é a mudança do transporte público que passou do bonde para os ônibus. “Neste sentido, são importantes as problematizações de porquê as coisas se modificam para beneficiar a sociedade”, considera Suyan.​

249 anos da capital gaúcha

O Chá de Memórias será realizado simbolicamente no dia 26/3, dia do aniversário de 249 anos de Porto Alegre, pela plataforma Teams, momento em que as turmas irão visualizar e escutar os vídeos e áudios feitos pelos avós e bisavós.

Fundada em 1772 por casais de portugueses açorianos que foram enviados pelo rei de Portugal para povoar a região sul do Brasil, a capital dos gaúchos foi fundada como Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, nome que foi alterado um ano depois para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre.

Seu lema é "Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre" e sua padroeira é Nossa Senhora Mãe de Deus.